O navio cargueiro Orion atracado no cais de aprestamento do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. Nesta viagem o Orion veio de Gibraltar para o estaleiro em Lisboa e daqui deverá sair com destino a Cádiz já no próximo fim de semana. É um navio porta contentores construído em 2008, com 130 m de comprimento e 20 m de largura. Navega com a bandeira de Antigua e Barbuda, e com o IMO 9428217.
Na imagem acima vemo-lo atracado ao cais com uma defensa, e a estibordo o rebocador Fogueteiro, dentro da doca seca em reparações. Já ostentou os nomes Samskip Blafell, Sunrise X, e Ice Moon.
O Orion tem 16 anos de idade que começa a expressar-se na pintura do casco. Curiosamente é mais um navio sem gruas, ótimo para o short sea, e serviços feeder. Tem 7545 t GT e foi construído na China, no estaleiro Saint Yangzhou shipbuilding. Tem características muito idênticas e é em tudo muito semelhante ao anterior navio Ilha da Madeira atual Conmar Najade e ao atual que se encontra a alguns metros no interior da doca seca número 1 deste estaleiro.
Boa noite senhor barconauta, sabe para caso que tipologia de trabalho estão fazer em este feeder? Obrigado
ReplyDeleteOlá. Desconheço que tipo de intervenção seja. Contudo deve ser algo simples e rápido.
DeleteEste navio foi adquirido pela GS Lines e entretanto foi renomeado Jaime S.
ReplyDeleteObrigado pelo trabalho que faz no seu blogue. Infelizmente há cada vez menos pessoas dedicados aos temas da Marinha Mercante.
Votos de felicidades para o seu blogue.
Obrigado pela informação. Desconhecia, mas sendo assim irei tentar acompanhar a mudança de cores dele. É um navio em tudo igual aos outros que estao na linha da Madeira. Agradeço também as suas palavras. Faço isto por passatempo apenas é como forma de ir partilhando com as pessoas que gostam de navios, alguns assuntos e fotos do interesse de todos.
DeletePois hoje passei em frente e o nome Orion já não estava mais. Vamos ver se este vai ser um adição o uma substituição e se for esse o caso de que navio.
ReplyDeleteE ao fazê-lo presta um serviço notável, pelo qual os entusiastas dos navios só lhe podem ficar agradecidos. Da minha parte, reforço a minha gratidão por este trabalho!
ReplyDeletePassei hoje pela zona do Museu de Arte Antiga e ao espreitar o estaleiro apercebi-me que o nome «JAIME S» já está pintado a branco no costado azul claro do ex-«ORION», pelo que a mudança para a paleta de cores da SG Lines talvez ainda não esteja prevista na atual 'visita' à Naval Rocha. Isto suponho eu, sem qualquer informação que possa sustentar esta hipótese.
Quanto ao «ILHA DA MADEIRA», começam-se a vislumbrar algumas alterações ao semblante do navio: as gruas estão a ser pintadas de cinzento e, aparentemente, a letras em chapa com a inscrição «WESTERSINGEL» à proa estarão a ser removidas. Pelo menos foi o que me pareceu, assim visto de longe.
Ficaremos a aguardar pelas suas atualizações, certamente mais fidedignas e devidamente documentadas do que a minha rápida observação à distância. Até breve!