Saturday, June 22, 2024

Ainda o Jaime S

As primeira imagens do novo navio da GS Lines, o Jaime S (ex-Orion), que tem dominado a atualidade deste blogue nos últimos dias. O navio veio até ao estaleiro em Lisboa, efetuar a troca de nome e bandeira. Ainda não foi apresentado formalmente pela companhia, o que deverá acontecer nos próximos dias. Desconhece-se a linha em que ficará e a opção de compra de um navio sem gruas, o que limita a sua operação em alguns portos. Poderá este navio destinar-se a uma nova linha desta companhia, tipo Roterdão-Lisboa, ou Algeciras-Lisboa? 
O castelo de proa, que permita uma melhor protecção da carga, melhor ataque das ondas e aerodinânica.



É sempre bom saber que existe mais um navio na frota da marinha mercante nacional, seja lá de qual for o operador. O que interessa é o regresso de Portugal ao mar, o que nos últimos anos até tem acontecido de uma forma mais ou menos interessante com a introdução de alguns navios novos nas frotas nacionais, exemplo dos ferrys locais e da introdução com sucesso de navios de cruzeiros num mercado bastante competitivo e onde parecia não haver grandes hipóteses já para Portugal. Note-se que continua a construção de 2 novos navios de cruzeiros para a companhia WindStar Cruises nos estaleiros de Viana do Castelo, o que de certa forma orgulha todos aqueles que gostam dos navios e do mar.

6 comments:

  1. Boa noite senhora barconauta obrigado para estes fotografia muitos lindas. Pois tens razao, a minha foi só uma elucubração a paragem em Cadiz pode não ser devido a reparação do estrailero mas a adicionar carga no terminal de container. E também verdade que o nosso Portugal não consegue ter um terminal tao eficiente como aquele de Algeciras porque Sines foi completamente subjugado ao interesse de um único operador o seja a Mac que pode fazer o que quer ali. Este foi um erro imenso pelo nosso portugal

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  2. Um dado muito interessante proporcionado por este conjunto de imagens, é que o «JAIME S» está registado no Registo Convencional Português [designação 'Portugal' à pôpa, em vez do nome do porto de registo, como acontecia antes de 2018...] e não no Registo MAR ['Madeira'], como acontece com a esmagadora maioria dos navios da nossa Marinha Mercante. Por que será?

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  3. Boa noite senhor comentador. Nós mais comuns website de tracking o navio tem a bandeira de Madeira. Se calhar foi só uma escrita provisória porque no momento tive conhecimento graça a um contacto em Cadiz que o navio encontra-se no estradeiro de navalvia. Vamos ver se em este contexto vá ser escrito o nome da nossa ilha querida

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  4. Muito obrigado pela sua informação. Curiosamente, no Marine Traffic, que é o que costumo consultar, aparece bandeira portuguesa. Mas, entretanto, vamos ver como o «JAIME S» regressa dos estaleiros da Navantia.

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    1. Boa tarde senhor comentador. O problema é que o marinetraffic considera o registo de madeira como registo Portuguese. Um exemplo são os navios MSc Palak, MSc meline é o rebocador vb Antares, so para falar de navio agora em Sines que são todo de registro madeirense mas são considerado no marinetraffic como de registro continental

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  5. Muito obrigado pela sua atenção e explicação. Neste caso, o facto do mesmo país ter dois regimes de registos de navios a funcionar em paralelo – o convencional e o MAR -, pode dar aso a confusões, pois, por razões óbvias, utilizam a mesma bandeira.

    Parece-me importante e até muito saudável que o regime convencional volte a ganhar importância, criando-se condições para que possa ‘coabitar’ com o MAR. No entanto, para mim que sou leigo na matéria, com o que já não posso concordar é, em qualquer dos casos, com a eliminação da designação dos portos de registo, substituindo-os pela designação ‘Portugal’ ou ‘Madeira’. Parece-me, no mínimo, redutor, e contraria uma antiga tradição da Marinha Mercante, ainda prevalecente na maioria dos países onde estas questões são tratadas com o merecido cuidado.

    No caso do «JAIME S», é inquestionável que o navio se encontra matriculado no registo convencional, nem que seja temporariamente, tal como o comprova a designação ‘Portugal’ à popa. Agora, se haverá lugar a mudanças no futuro, é algo pelo qual teremos que aguardar e acompanhar com expetativa aqui no blogue. Mais uma vez obrigado e até breve!

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