Wednesday, June 30, 2021

Dona Tututa

O "novo" navio ferry de Cabo Verde, o Dona Tututa, alguns dias antes de partir de Lisboa com destino ao porto da Praia em Cabo Verde. O ex-Fiesta Mail, terminou assim com sucesso a sua docagem e reparação em Lisboa, onde esteve em dois estaleiros do grupo ETE, grupo ao qual pertence a CV Interilhas. É esperado hoje pelas 21h em Cabo Verde. 

Um contentor com o logótipo da CV Interilhas que provavelmente servirá para apoio a embarques e desembarques e vendas.
O registo de Port Vila, que não lhe fica nada bem...

Recorde-se que o Dona Tututa entrou em Lisboa no final de Março como Fiesta, e com um esquema de cores bem menos favorável do que o actual que ostenta.

Tuesday, June 29, 2021

Wilson Humber

Um dos inúmeros navios que visitam Lisboa, operando no terminal do Beato, para exportar produtos naturais tais como areia, rochas ou derivados das rochas como o cimento.

O Wilson Humber, é um navio com 22 anos, 89 m de comprimento e 15 de boca, que fazem das suas 3092 t GT, um navio cargueiro de pequeno porte.

Hellas Gladiator

O navio Hellas Gladiator, um navio tanque LPG, a abastecer combustível esta tarde no mar da Palha, em Lisboa.
O navio chegou pela manhã a Lisboa com este propósito e deverá deixar o porto finda  a operação. ao seu lado navio tanque Sacor II, fica ainda mais pequeno do que realmente já o é. O Hellas Gladiator é um navio de 2016, com 225 m de comprimento, 36 m de boca e 48022t GT.


A diferença entre as duas pontes de ambos os navios

Sunday, June 27, 2021

APL Bom Sucesso

A lancha de pilotos APL Bom Sucesso, uma das mais recentes e menos conhecidas aquisições da Administração do Porto de Lisboa, para serviços de pilotagem neste porto. Nas fotos encontra-se a navegar em direcção aos estaleiros navais da Damen na Turquia, em Antalya (próximo do Chipre), onde se encontra agora em reparação. Nesta lancha a principal alteração introduzida é a cabine de comando com um maior ângulo de visão para quem navega a lancha e algumas introduções de melhorias de segurança para os pilotos nomeadamente a introdução de linha de vida deslizante no convés para evitar quedas à água e perdas de vidas em condições de ondulação mais adversas.
Note-se que a aquisição desta lancha aconteceu após um acidente trágico ocorrido com meios dos pilotos de Lisboa. Contudo, Bom Sucesso por enquanto não passa apenas de um nome de bom agoiro.
O modelo da Damen, no qual se baseia esta lancha pode ser visto no site do fabricante onde se pode escolher e personalizar o interior da embarcação segundo as finalidades pretendidas pelo cliente do estaleiro.

MS Funchal

O navio Funchal, cujo proprietário continua incógnito, mas aparecendo o navio registado na ilha da Madeira, prepara-se para entrar em doca seca no próximo dia 5 de Julho, para uma docagem de cerca de 2 meses. 

Segundo a legislação Europeia, nenhum navio pode deixar os países da União, mesmo após transacções comerciais, sem que antes seja removido o amianto presente a bordo. Tal lei foi criada com o objectivo de impedir que estes navios saiam da União Europeia, mudando de bandeiras, para registos em países pobres ou com elevados índices de corrupção e sejam desmantelados em países pobres colocando em risco a saúde dos trabalhadores que nesses países desmantelam os navios sem quaisquer medidas de segurança ou protecção social ou saúde. 

Contribuindo desta forma a União Europeia, para o aumento da segurança e saúde nesses mesmos países porque o tempo dos escravos já acabou mas muitos magnatas dos países ditos ricos continuam sem entender que somos todos iguais...

Esta lei, obriga que tal produto nocivo para a saúde humana seja removido em segurança nos estaleiros dos países da União onde as condições de segurança são superiores aos países subdesenvolvidos e onde tal operação até gera actividade económica dentro desses mesmos países. Ainda existe a falsa ideia de que resíduos não geram dinheiro, infelizmente...

Entretanto no paquete Funchal os trabalhos já se iniciaram e no cais da Matinha já é possível observar uma vez mais um navio em obras, com destaque para os resíduos acumulados nos decks exteriores onde se destacam as madeiras dos pavimentos exteriores que estão sendo arrancadas, móveis destruídos por arrancamento e demais mobiliário que foi retirado do interior do navio. Os revestimentos da piscina já foram arrancados também.

Do paquete Funchal agora aguardam-se os próximos capítulos, que se espera não seja a viagem de ida para Alang ou Aliaga, após conclusão de alguns trabalhos em estaleiro.

O paquete Funchal e a draga Odin que se encontra a efectuar dragagens nas proximidades do mesmo

Tuesday, June 22, 2021

Spirit of Chartwell

Uma imagem típica da frente ribeirinha da cidade do Porto, com os navios Spirit of Chartwell e Alto Douro atracados na Ribeira, compondo assim a imagem típica do Douro, visto a partir de Gaia.

O Spirit of Chatwell e o Alto Douro são apenas 2 navios de entre os inúmeros que já operam no rio Douro. O Spirit of Chatwell é uma barcaça de luxo que ficou conhecido por ser o navio onde decorreram festejos do jubileu da Rainha Isabel II. É uma barcaça de luxo trazida para o Douro, após o insucesso que teve em operar no rio Tamisa. Devido às comodidades oferecidas a bordo é conhecido por apenas operar com aqueles que estejam dispostos a pagar mais só porque querem sentir-se superiores e melhores do que os outros. O Alto Douro é um navio de cruzeiros fluviais normal, como os restantes que operam no Douro.


O registo Inglês da barcaça caiu e foi substituído pelo Douro.

Os Rabelos a servirem apenas de decoração para enganar turistas.

Lobo Marinho

Mais um registo de uma aproximação do navio Lobo Marinho ao porto do Funchal, num final de tarde Primaveril de Maio de 2021.
A mudança de rumo, com a viragem ao porto do Funchal após a passagem pelo exterior da Reserva Natural do Garajau, no Caniço.

As luzes de navegação ligadas com o sol a pôr-se.

E a passagem pela praia do Garajau e Cristo Rei Madeirense.

Wednesday, June 16, 2021

Pirata Azul no Douro

Com a pandemia a dar sinais de abrandamento em zonas onde as pessoas conseguem viver em sociedade e em respeito uns pelos outros, começam os navios a regressar às suas rotinas com os primeiros turistas. É o caso do rio Douro em que algumas companhias já retomaram os seus itinerários habituais e cruzeiros, ainda que a meio gás. 
O Pirata Azul, atracado no Cais da Régua.

A Barcadouro, a empresa que opera o navio Pirata Azul, já o fez e o Pirata Azul foi um dos seus primeiros navios a  sulcar novamente as águas do rio Douro. Hoje apresento alguns registos de um dos meus navios preferidos, navegando no rio Douro por entre vinhedos e socalcos em rochas de xisto. Assim como o registo de uma das suas descidas na barragem de Bagaúste (Barragem da Régua), sem passageiros, após ter efectuado o desembarque destes no Pinhão, numa viagem de subida do rio Douro, desde a Régua. O Pirata Azul é um navio que foi adquirido na ilha da Madeira, onde se encontrava semi-abandonado, após ter deixado de realizar as travessias entre a Madeira e a ilha do Porto Santo, por ter sido substituído nessa linha por navios mais recentes. Após a aquisição sofreu algumas alterações que lhe devolveram o esplendor e graça que tem e que fazem dele o navio mais bonito que navega no rio Douro. 
Navegando em direcção ao Pinhão na passagem pela Quinta do Tedo.

A saída da eclusa da barragem de Bagaúste (Régua).



A aproximação à eclusa com o mastro baixado, mesmo ao lado na N222.


Atracando no Pinhão para desembarcar turistas.


Na sua nova casa depois do mar da Travessa.





A barragem de Bagaúste, com o Pirata Azul no interior da eclusa