Thursday, May 30, 2024

Ilha da Madeira, em estaleiro

O São Jorge na doca seca em conversão. Pela sua popa o Moss Wilson, ex-Montalvo e atrás desde o Ilha da Madeira.
O navio porta contentores, Ilha da Madeira, prepara-se para a primeira visita à doca seca depois de ter ingressado no frota da Transinsular. Assim com esta docagem é esperado que o navio mude de dores e passe a ostentar o azul no costado, tal como os restantes navios da frota da Transinsular. O navio irá entrar na doca 1 da NavalRocha, ao lado da doca 2 onde já se encontra o navio São Jorge em conversão depois de ter sido comprado pela Velatagus. O Ex-transtejo, irá assim ser convertido em navio de turismo, com cruzeiros no Tejo. Uma excelente escolha, face ao potencial que tem, nomeadamente por ser tratar de um dos navios que mais deck exterior possui.

World Voyager de passagem por Lisboa

O World Voyager do operador registado nos EUA, Atlas, de passagem por Santa Apolónia. Este é um dos navios de exploração construídos em Viana do Castelo. Navega com registo em Portugal. 
Sairá de Lisboa para Londres, numa viagem de 10 dias, que o levará ainda a atracar nos portos de Leixões, La Coruña, Bordeús, Saint Malo e Honfleur, antes de passar pela Tower Bridge em Londres, um momento sempre marcante para os passageiros e para quem está na zona a assistir a passagem do navio pela torre. Apenas os navios pequenos conseguem passar por esta ponte icónica para os Londrinos e a nível mundial.

Moss Wilson ex-Montalvo

O Rebocador de alto mar, Montalvo, prepara-se para deixar Portugal, depois de uma mudança de nome no estaleiro da NavalRocha em Lisboa. O rebocador deixará o estaleiro com o nome Moss Wilson. Antes de se chamar Montalvo, este navio com 469 t e que navega com o IMO 7508037, já ostentou os nomes Mammoth Tiger desde a sua construção em Singapura em 1976 até 1993 e Miclyn Moon até 1996.

A estrela de oito pontos que caracteriza a companhia do novo operador deste rebocador, ex-Rebonave.

Tuesday, May 21, 2024

Seven Seas Mariner e Sea Cloud Spirit

O Seven Seas Mariner que efetuou hoje escala em Lisboa tendo deixado a capital pelas 19h com destino ao Funchal.
O Sea Cloud Spirit atracou em Santa Apolónia montante e tem a sua saída agendada apenas para o dia de amanhã pelas 14h. Em Santa Apolónia a tripulação efetuou os treinos regulares a bordo.

Ao lado do Sea Cloud Spirit está o paquete Funchal que assiste serenamente ao embarque dos cerca de 160 novos autocarros para renovação de frotas no transporte público na ilha que lhe empresta o nome da sua maior cidade.

Um momento de muito movimento em que passava pelos navios atracados o graneleiro, Cape Doukato e o rebocador que o retirou do cais.
 

Sunday, May 19, 2024

Eborense em estaleiro

Depois de algum tempo fora de serviço, o ferry Eborense encontra-se no estaleiro do Seixal, a efectuar reparações. Fala-se que o navio será oferecido a países PALOP, informação não confirmada de forma oficial.
Além do Eborense, encontram-se neste mesmo estaleiro, várias unidades da Transtejo, entre eles o cacilheiro Sintrense e os catamarãs Algés e Fantasia.

Monday, May 13, 2024

Asuka II


Registo de mais uma passagem do Asuka II por Lisboa, numa escala de dois dias com pernoita. O navio chegou ontem a Lisboa pelas 13 horas proveniente de Santa Cruz de Tenerife e saiu hoje pelas 19h com destino a Honfleur em França. Nesta viagem o navio dobrou o cabo da Boa Esperança evitando dessa forma a passagem pelo Canal Do Suez. 
O Asuka II, navio dedicado ao mercado Japonês, é o ex-Crystal Harmony da Crystal Cruises, uma companhia subsidiária da Japonesa NYK Line.

Norwegian Dawn

Norwegian Dawn descendo o rio Tejo, num dia em que também marcaram presença no porto de Lisboa os navios Asuka II (ex-Crystal Harmony) e o Dumont d'Urville. No estaleiro da Rocha, o Seadream I prepara-se para largar no dia de amanhã.

Dois dos passageiros do Norwegian Dawn que não pagam bilhete, mas viajam no exterior apenas...

Wednesday, May 8, 2024

Estreia do Queen Anne em Lisboa



Depois de nos termos cruzado com ele ainda em fase quase inicial de construção em Outubro de 2022 (veja aqui), hoje acabou por se estrear em Lisboa o Queen Anne, na sua viagem inaugural. O novo navio da Cunard é o quarto navio da classe Pinnacle na qual estão 3 navios da Holland America Line (Konigsdam (2016), Nieuw Statendam(2018) e Rotterdam(2021)) e  está a efectuar a sua viagem inaugural com passageiros. 
Uma viagem de 7 noites com saída e chegada a Southampton, com escala apenas em La Coruña na descida, e Lisboa. De Lisboa, saiu hoje por volta das 19h om destino a Southampton novamente.


O Queen Anne no cais de Santa Apolónia. Foto de Rui Agostinho.

A Cunard mantém a tradição nomeando este navio com nome de uma Rainha. Foto Rui Agostinho

É um navio de 2024, com 322,51 m de comprimento, 35,60 m de largura e 113.000t GT. Navega com registo em Hamilton e com o IMO 9839399. Foi entregue pelo estaleiro a 24 de Abril último. De Itália rumou a Southampton e no dia 3 de Maio iniciou a atual viagem, com passageiros. Tem uma capacidade máxima de 2996 passageiros e 1225 tripulantes.    

A popa onde é notório os traços que definem a Classe Pinnacle. Foto de Rui Agostinho.

Thursday, May 2, 2024

Fenno Swan


O Fenno Swan deixando Lisboa muito de mansinho, onde esteve fundeado depois de ter deixado o porto de Aveiro (Bondalti) com destino a Wilmington nos EUA. Este navio tanque da Dinamarquesa, Uni Tankers é um navio tanque do tipo tanque químico, ou seja transporta produtos que podem ser altamente nocivos para o meio marinho. Contudo milhares de navios deste tipo navegam diariamente sem qualquer tipo de incidente ou acidente grave, devido às elevadas medidas de segurança que possuem para evitar contaminação e derrames. Muito provavelmente este navio pode transportar ácido clorídrico ou outro ácido que pode ser utilizado nas indústrias mais pesadas como a metalúrgica como na indústria alimentar e farmacêutica. Como estes navios podem transportar muitos produtos químicos para as mais diversas áreas, são simplesmente conhecidos como navios tanque químicos. Operam normalmente e apenas nos terminais de armazenagem a granel de grandes empresas produtoras ou transformadoras químicas, sendo posteriormente as cargas fracionadas e transportadas via terrestre até aos destinos finais, embora muitas vezes o processo de transformação destas matérias primas ocorra próximo das zonas portuárias e dos terminais marítimos.

Sun Princess em Galataport


O novíssimo Sun Princess atualmente o navio almirante da Princess Cruises atracado no dia de hoje no terminal de Galataport (Istambul-Turquia). Este terminal é conhecido por ser o primeiro terminal a nível mundial com a gare de passageiros situada abaixo do nível do solo. Este porto localizado no centro da cidade tem a particularidade de ter uma vedação móvel, que é movida através de braços hidráulicos. É içada nos dias em que existem navios no cais e é colocada ao nível do pavimento quando não existem navios no cais, o que torna o espaço do cais acessível à população em geral, que dessa forma pode aproveitar a proximidade com as águas do Bósforo e observar a restante navegação de travessia de um dos estreitos mais famosos do Mundo.

Viking Neptune


Registo da saída do Viking Neptune no passado dia 1, do porto de Lisboa, menos de um ano depois de se ter estreado neste porto (veja aqui). O navio saiu com destino a Leixões, posteriormente seguiu viagem para a Coruña. Este navio tem apenas 2 anos. 
Navega com o registo de Bergen, um registo raro nos navios de cruzeiros e com o IMO 9845910. Tal como os seus 8 irmãos, o Viking Neptune tem 227 m de comprimento, 32 m de largura e 6,7 m de calado. Tem 465 camarotes que podem acolher até 930 passageiros, fazendo dele um navio de média dimensão. Por curiosidade tem como madrinha a astronauta norte americana, Nicole Stott.