Apesar de tudo, dois navios de cruzeiros, o Mein Schiff 1 e o Mein Schiff 3, irão marcar presença nas águas Madeirenses, sem efectuarem qualquer desembarque. Ficarão fundeados a cerca de 3 milhas do porto do Funchal (esta distância corresponde ao limite de jurisdição da autoridade portuária). O Mein Schiff 1 o único navio com passageiros a bordo, cerca de 1083 passageiros e 790 tripulantes, chegará próximo da meia noite e depois de assistir ao espectáculo pirotécnico de recepção ao novo ano, deverá regressar novamente às ilhas Canárias onde tem estado a operar para o mercado Alemão, país da sua operadora, Tui Cruises. Já o Mein Schiff 3 que chegou à Madeira no passado dia 27 de Dezembro, tendo permanecido ao largo, na zona da Ponta do Sol e Madalena do Mar, deverá também aproximar-se do Funchal para ver os fogos, devendo permanecer na ilha mais alguns dias. No porto do Funchal encontram-se apenas o ferry Lobo Marinho, e no exterior do molhe do porto as dragas Baixio, Porto Novo e Anjos. de onde serão lançados os fogos de artifício contratados em Julho quando já eram conhecidos os efeitos da pandemia e previsível a sua duração.
Desejo um óptimo ano de 2021 a todos os leitores deste blogue e que em 2021, tenham sobretudo Saúde, o resto tudo se alcança com mais ou menos dificuldades. Bom Ano.Thursday, December 31, 2020
Passagem de ano na Madeira
Monday, December 28, 2020
Vasco da Gama saiu com destino a Setúbal
Sunday, December 27, 2020
UAM's em fim de vida
A UAM 684 Patrão Joaquim Lobo, unidade Salva Vidas que operou em Tavira, ao serviço do Instituto de Socorro a Náufragos. |
A UAM 686 ao serviço do ISN e a UAM 636 com a identificação da Polícia Marítima. |
SFL Dee
Monday, December 21, 2020
Porque apitam os navios em Lisboa?
Navio semi oculto pelo nevoeiro, no rio Tejo |
É uma pergunta bem frequente, sobretudo por parte dos novos ricos que recentemente roubaram as casas que pertenciam aos idosos que foram corridos das zonas ribeirinhas de Lisboa, à força. A esse tipo de gente o apito dos navios incomoda. Àquelas que sempre viveram próximo do rio, o apito dos navios é melodia em noites e manhãs de nevoeiro, no rio. Sinais que reconhecem sem olharem o rio. Os navios também apitam à chegada e saída dos portos em todo o Mundo, mesmo quando não existe nevoeiro, tal como fazem os comboios quando entram ou saem das estações ferroviárias. Contudo só em Lisboa, os navios incomodam os novos ricos, os mesmos que não sentiram incómodo em roubar a casa com vista para o rio, a idosos carenciados, nem nas formas e meios de obter os meios para as poderem adquirir por quantias exorbitantes.
Nas fotos, vemos o navio de carga geral, Mario C, fundeado (parado) no Tejo, encoberto pelo nevoeiro. Tal como as fotos demonstram o navio está semi-oculto. A fotografia foi obtida quando o nevoeiro começou a dissipar-se, porque minutos antes o navio estava totalmente oculto, parado no rio.
O Mario C, visto da margem do rio, quando o nevoeiro começou a dissipar-se. |
É por essa razão que segundo as leis marítimas internacionais (o equivalente ao código da estrada para os veículos automóveis), os navios que estejam fundeados são obrigados a sinalizar a sua presença, através de sinais sonoros. Isso impede que outros navios que estejam a circular próximo destes, os abalroem (batam), causando naufrágios ou desastres ambientais. Não nos podemos esquecer que como neste exemplo das fotografias, ali próximo passam navios com cargas altamente perigosas para o ambiente, com destino ao terminal químico do Barreiro, assim como navios ferrys com centenas de passageiros, que em caso de naufrágio morriam rapidamente por hipotermia, uma vez que o nevoeiro acontece em dias em que a temperatura da água não convida a banhos. Além do mais estamos a falar de um rio onde 99% dos Lisboetas nunca tomou um único banho, nas suas vidas.
Mas perguntam, não existe tecnologia de navegação que possa sinalizar a existência dos navios parados? Existe, mas tal como o GPS nos veículos automóveis não é 100% fiável, essa mesma tecnologia existente nos navios também não o é, então recorre-se aos conhecimentos elementares e básicos e que estão provados que funcionam bem em situações idênticas.
Sunday, December 20, 2020
Vasco da Gama, oficialmente Português
O Vasco da Gama e o World Voyager, sob um intenso nevoeiro |
O nevoeiro a ocultar o navio cargueiro Mario C na popa do Vasco da Gama e o graneleiro Federal Churchill de 200 m na sua proa. |
A chaminé com o logótipo da Cruise & Maritime Voyages, apagado e a oxidação do casco bem visível devido à paragem prolongada. |
O registo Madeira que veio substituir o anterior porto de Nassau. |
Os irmãos mais novos do Vasco da Gama, World Explorer e World Voyager |
A cobertura retráctil de uma piscina |
A bandeira Portuguesa, num navio Português. |
Sunday, December 13, 2020
CSSC Amsterdam
Saturday, December 5, 2020
Manisa Balu
A carga sendo acondicionada no porão da proa do navio. |
Furnas
O navio Furnas, prestes a largar do cais de Santa Apolónia, com uma carga completa de vários equipamentos para construção e contentores com destino aos Açores. O Furnas, ex-Hydra J, é um navio ao serviço da companhia Mutualista Açoreana, que garante o abastecimento do Arquipélago dos Açores com uma frota própria (Açoreana). Os dados técnicos do navios disponibilizados pela própria companhia podem ser vistos na folha abaixo.
Sunday, November 29, 2020
Vasco da Gama, em Lisboa.
O Vasco da Gama, em Lisboa. |
Saturday, November 28, 2020
World Voyager e World Explorer
Vídeo dos navios gémeos, World Voyager e World Explorer em Santa Apolónia, Lisboa.
Recomendo a visualização do vídeo em ecrã inteiro em alta definição (HD), bastando para isso carregar nos ícones do lado direito do vídeo como abaixo mostrado.
Wednesday, November 25, 2020
A chegada a Lisboa do Vasco da Gama
Ataque ao Agrari
Tuesday, November 24, 2020
A pandemia a montante do Tejo
O Funchal e o Santa Maria Manuela ao fundo. |
Nordica em mais uma escala em Santa Apolónia
Astor