Thursday, December 31, 2020

Passagem de ano na Madeira

Se existe passagem de ano em Portugal, digna de festejar, essa é a passagem de ano Madeirense. Embora este ano condenemos os festejos que ali se vão realizar dentro de algumas horas. Este dia, está às décadas associado a uma parada de navios de passageiros, no porto do Funchal, que ao longo dos anos, tem vindo a ganhar reputação por entre os entusiastas de navios a nível mundial. Este ano, atípico em tudo, essa bonita tradição, quebrou-se.

Apesar de tudo, dois navios de cruzeiros, o Mein Schiff 1 e o Mein Schiff 3, irão marcar presença nas águas Madeirenses, sem efectuarem qualquer desembarque. Ficarão fundeados a cerca de 3 milhas do porto do Funchal (esta distância corresponde ao limite de jurisdição da autoridade portuária).  O Mein Schiff 1 o único navio com passageiros a bordo, cerca de 1083 passageiros e 790 tripulantes, chegará próximo da meia noite e depois de assistir ao espectáculo pirotécnico de recepção ao novo ano, deverá regressar novamente às ilhas Canárias onde tem estado a operar para o mercado Alemão, país da sua operadora, Tui Cruises. Já o Mein Schiff 3 que chegou à Madeira no passado dia 27 de Dezembro, tendo permanecido ao largo, na zona da Ponta do Sol e Madalena do Mar, deverá também aproximar-se do Funchal para ver os fogos, devendo permanecer na ilha mais alguns dias. No porto do Funchal encontram-se apenas o ferry Lobo Marinho, e no exterior do molhe do porto as dragas Baixio, Porto Novo e Anjos. de onde serão lançados os fogos de artifício contratados em Julho quando já eram conhecidos os efeitos da pandemia e previsível a sua duração.

Desejo um óptimo ano de 2021 a todos os leitores deste blogue e que em 2021, tenham sobretudo Saúde, o resto tudo se alcança com mais ou menos dificuldades. Bom Ano.

Monday, December 28, 2020

Vasco da Gama saiu com destino a Setúbal

O navio Vasco da Gama, deixou Lisboa, hoje pelas 7 h com destino ao estaleiro de Setúbal, o único estaleiro com capacidade para docar este navio, em Portugal. Entrou no estaleiro por volta das 13 h e desconhece-se quando dali sairá. Deixou no cais os seus dois irmãos mais novos, o World Explorer e o World Voyager.


Sunday, December 27, 2020

UAM's em fim de vida

Unidades Auxiliares de Marinha em processo de abate, UAM 631 Levante, UAM 636 Ventante, UAM 640 Ciclone, UAM 684 Patrão Joaquim Lobo e UAM 686 Patrão Cego do Maio. Estas unidades encontram-se parqueadas no Centro Náutico de Algés e avaliando pelo seu estado e pelas notícias veiculadas pela Marinha Portuguesa, encontram-se em processo de abate ao efectivo. A UAM 631 Levante, entrou ao serviço à 36 anos (21-09-1984) e operou maioritariamente na Direcção Geral da Autoridade Marítima na Capitania do Porto de Lisboa. A UAM 636 Ventante entrou ao serviço a 29 de Maio de 1987 (33 anos) e esteve na Capitania do Porto de Viana do Castelo. Já a UAM 640 Ciclone esteve na capitania do Porto da Figueira da Foz, tendo entrado ao serviço a 17 de Fevereiro de 1989 (31 anos). A UAM 684 Patrão Joaquim Lobo, entrou ao serviço em 3 de Setembro de 1987 (33 anos) e esteve ao serviço na capitania do porto de Tavira. A UAM 686 Patrão Cego do Maio entrou ao serviço em 3 de Setembro de 1987 (33 anos) e esteve ao serviço na capitania do porto da Nazaré. Todas estas unidades têm mais de 30 anos, encontrando-se portanto obsoletas. Espera-se pela reposição de unidades mais recentes, mais bem equipadas e que possam substituir estas mesmas unidades agora em fim de vida, nos diversos serviços nas quais estas operaram.
A UAM 684 Patrão Joaquim Lobo, unidade Salva Vidas que operou em Tavira, ao serviço do Instituto de Socorro a Náufragos.


A UAM 686 ao serviço do ISN e a UAM 636 com a identificação da Polícia Marítima.

SFL Dee

Navio graneleiro SFL Dee atracado no cais avançado de Alcântara com sinais de descarga de granéis sólidos. Este navio tem registo em Honk Kong, como tem vindo a tornar-se banal, nos navios graneleiros. É um navio com 7 anos, mas aparenta ter muitos mais, devido ao design antigo. Construído no estaleiro Wenchong, em 2013, ostentou o nome Western Copenhagen, até 2016. Tem 177 m de comprimento e 28 m de boca, com 19998 t GT. Pertence à SFL, uma companhia que se dedica ao aluguer de navios, e tem origens Norueguesas, mas cuja operação se encontra diluída um pouco por toda a parte, de forma a servir os seus interesses.

Monday, December 21, 2020

Porque apitam os navios em Lisboa?

Navio semi oculto pelo nevoeiro, no rio Tejo

É uma pergunta bem frequente, sobretudo por parte dos novos ricos que recentemente roubaram as casas que pertenciam aos idosos que foram corridos das zonas ribeirinhas de Lisboa, à força. A esse tipo de gente o apito dos navios incomoda. Àquelas que sempre viveram próximo do rio, o apito dos navios é melodia em noites e manhãs de nevoeiro, no rio. Sinais que reconhecem sem olharem o rio. Os navios também apitam à chegada e saída dos portos em todo o Mundo, mesmo quando não existe nevoeiro, tal como fazem os comboios quando entram ou saem das estações ferroviárias. Contudo só em Lisboa, os navios incomodam os novos ricos, os mesmos que não sentiram incómodo em roubar a casa com vista para o rio, a idosos carenciados, nem nas formas e meios de obter os meios para as poderem adquirir por quantias exorbitantes.

Nas fotos, vemos o navio de carga geral, Mario C, fundeado (parado) no Tejo, encoberto pelo nevoeiro. Tal como as fotos demonstram o navio está semi-oculto. A fotografia foi obtida quando o nevoeiro começou a dissipar-se, porque minutos antes o navio estava totalmente oculto, parado no rio.

O Mario C, visto da margem do rio, quando o nevoeiro começou a dissipar-se.

É por essa razão que segundo as leis marítimas internacionais (o equivalente ao código da estrada para os veículos automóveis), os navios que estejam fundeados são obrigados a sinalizar a sua presença, através de sinais sonoros. Isso impede que outros navios que estejam a circular próximo destes, os abalroem (batam), causando naufrágios ou desastres ambientais. Não nos podemos esquecer que como neste exemplo das fotografias, ali próximo passam navios com cargas altamente perigosas para o ambiente, com destino ao terminal químico do Barreiro, assim como navios ferrys com centenas de passageiros, que em caso de naufrágio morriam rapidamente por hipotermia, uma vez que o nevoeiro acontece em dias em que a temperatura da água não convida a banhos. Além do mais estamos a falar de um rio onde 99% dos Lisboetas nunca tomou um único banho, nas suas vidas. 

Mas perguntam, não existe tecnologia de navegação que possa sinalizar a existência dos navios parados? Existe, mas tal como o GPS nos veículos automóveis não é 100% fiável, essa mesma tecnologia existente nos navios também não o é, então recorre-se aos conhecimentos elementares e básicos e que estão provados que funcionam bem em situações idênticas.

O Mario C, é um navio com 130 m de comprimento e 22 m de largura, com 8500 t GT.

Sunday, December 20, 2020

Vasco da Gama, oficialmente Português

O Vasco da Gama e o World Voyager, sob um intenso nevoeiro

O nevoeiro a ocultar o navio cargueiro Mario C na popa do Vasco da Gama e o graneleiro Federal Churchill de 200 m na sua proa.

A chaminé com o logótipo da Cruise & Maritime Voyages, apagado e a oxidação do casco bem visível devido à paragem prolongada.

O registo Madeira que veio substituir o anterior porto de Nassau.

O navio Vasco da Gama, acostado em Lisboa desde o dia 25 de Novembro, último, ostenta finalmente o pavilhão Português, com registo na ilha da Madeira. A bandeira Portuguesa já se encontra na popa do navio, assim como a palavra Madeira, logo abaixo do nome. Os símbolos do anterior operador, Cruise & Maritime Voyages, encontram-se a ser removidos. Tal como mostram as fotos, já foram ocultos na chaminé e estibordo e encontra-se em desenvolvimento o que parece ser uma pintura parcial para ocultação da oxidação do casco. Oxidação que se tem tornado uma imagem viral um pouco por todo o mundo, nos vários navios de cruzeiros que se encontram parados e sem manutenção. Sinais de degradação que evidenciam a quantidade de trabalho e mão de obra necessários para manter estes navios sempre com aspecto imaculado, tal como estamos habituados a vê-los, entrar e sair dos nossos portos. Em breve o Vasco da Gama poderá ostentar logótipos da Nicko Cruises que já o anunciou como o seu novo navio, nas redes sociais. Este navio também já foi anunciado como espectável para operar com o mercado Português.
Os irmãos mais novos do Vasco da Gama, World Explorer e World Voyager
A cobertura retráctil de uma piscina

A bandeira Portuguesa, num navio Português.

Sunday, December 13, 2020

CSSC Amsterdam

Registo do navio graneleiro CSSC Amsterdam, descarregando cereais no terminal da Trafaria, vindo de uma viagem de 16 dias e 7 h desde Santarém, Brasil. Este é mais um navio cargueiro que se estreia em Lisboa neste ano de pandemia. Este navio novo, acabado de construir este ano, Setembro, navega com a bandeira de Honk Kong (China). É um navio com 255 m de comprimento, 43 m de boca e um calado de 11,57 m, que se destaca por um bonito casario e uma proa inovadora, com um design de melhoria hidrodinâmica, tipo de proa que tem vindo a implementar-se rapidamente nos navios mais recentes. É um navio com 66786 t GT, com o IMO 9853890 e que pertence ao armador Fortune Wanchai Shipping. Tem a partida de Lisboa agendada para depois da operação de descarga que deverá prolongar-se por alguns dias, podendo eventualmente até fundear ainda no Tejo.

Saturday, December 5, 2020

Manisa Balu

Navio Italiano de carga geral, Manisa Balu, carregando cimento com destino a Bissau, no Cais do Beato, em Lisboa. O Manisa Balu é um dos navios da Manisa Bulk, que entre outros opera também o SDS Wind que recentemente vimos saindo o Tejo. O Manisa Balu navio de 2008, com 108 m de comprimento e 18 m de boca, com um calado de até 9 m. Opera com granéis sólidos, bandeira Maltesa com registo no porto de La Valleta. A tampa dos seus porões tem capacidade para receber cargas até 15t/m2. 


A carga sendo acondicionada no porão da proa do navio.

Furnas

O navio Furnas, prestes a largar do cais de Santa Apolónia, com uma carga completa de vários equipamentos para construção e contentores com destino aos Açores. O Furnas, ex-Hydra J, é um navio ao serviço da companhia Mutualista Açoreana, que garante o abastecimento do Arquipélago dos Açores com uma frota própria (Açoreana). Os dados técnicos do navios disponibilizados pela própria companhia podem ser vistos na folha abaixo.


Construído em 1997-98 na China, este navio começou por ostentar o nome Hydra J, depois chamou-se Mekong Star, tendo regressado à nomenclatura com que saiu do estaleiro Yichang, em 1999. É um navio de carga geral adaptado para o transporte de contentores, pelo que é usual vê-lo carregar cereais na margem Sul do Tejo com destino aos Açores, nos seus porões com capacidade para 7177 m³ de capacidade. Quando carregado com contentores de 20 pés, pode transportar até 505 contentores. Tem ainda capacidade para transportar 78 contentores refrigerados. Por curiosidade cada uma das suas âncoras pesa 3870 kg. Tem capacidade para 13 tripulantes, desconhecendo-se se opera com esse número habitualmente. Tem 598 m³ de capacidade de autonomia, combustível e o seu lastro é de 2138 m³. Navega com a bandeira Portuguesa. Furnas é também o nome de uma freguesia da Ilha de São Miguel, concelho da Povoação, um dos sítios onde se situam algumas das maiores atrações turísticas dos Açores e que emprestam o nome a este navio.

Sunday, November 29, 2020

Vasco da Gama, em Lisboa.

O Vasco da Gama, em Lisboa.

Chegou esta semana a Lisboa, o navio Vasco da Gama. A mais recente aquisição do armador Português, Mystic Cruises. Adquirido por cerca de 8M€ à CW Kellock & Co ltd, a empresa que tratou da insolvência da Cruise & Maritime Voyages. Entrou no Tejo pelas 10:40 h do passado dia 25 de Novembro, vindo do porto Inglês de Tilbury (Londres), após um compasso de espera para entrar em Lisboa durante o meio da manhã. Esteve parado no porto Inglês nos últimos meses desde o dia 1 de Maio, paragem que o fez ganhar alguns pontos de oxidação já visíveis no casco e normais em navios parados. Entretanto já foi anunciado nas redes sociais, como o novo navio da companhia Nicko Cruises. Mantém por enquanto as cores da Cruise & Maritime Voyages, companhia para quem estava a operar, depois do regresso da Austrália, onde tinha operado pela P&O Cruises Australia como Pacific Eden. 
Na foto acima vemos o Vasco da Gama, ex-Statendam (V) da Holland America Line (1993-2015), atracado em Santa Apolónia, de popa com o novo World Voyager e o World Explorer. Todos estes navios são propriedade do mesmo armador. O Vasco da Gama ainda mantém o registo na popa de Nassau, o que se acredita que possa ser mudado para Madeira, brevemente, mas sem certeza.

Neste momento este navio construído nos estaleiros Italianos de Fincantieri, que recebeu o IMO 8919245, é o maior navio de passageiros ao serviço de um armador Português. É um navio do ano de 1993, com 55819 t GT, 219 m de comprimento, 34 m de boca e 8 m de calado. Tem capacidade para efectuar viagens  de cruzeiros com 1258 passageiros e 557 tripulantes.

3 navios de passageiros, Portugueses, do mesmo operador, em Santa Apolónia. Um quadro raro que poderá prolongar-se até Março e depois voltar a tardar muito tempo até se repetir. Só desejávamos que esta moldura se pudesse repetir com todos os navios cheios de passageiros Portugueses, num tempo sem pandemias a dominar o Mundo e a parar as vidas normais de todos. Ao serviço deste armador desejamos boa sorte ao Vasco da Gama, e que possa navegar por mais uns bons anos e de preferência que possa proporcionar férias felizes a muitos Portugueses. 

Saturday, November 28, 2020

World Voyager e World Explorer

Vídeo dos navios gémeos, World Voyager e World Explorer em Santa Apolónia, Lisboa.

Recomendo a visualização do vídeo em ecrã inteiro em alta definição (HD), bastando para isso carregar nos ícones do lado direito do vídeo como abaixo mostrado.

Wednesday, November 25, 2020

A chegada a Lisboa do Vasco da Gama

É neste momento o maior navio de cruzeiros Português, e o "verdadeiro" navio de cruzeiros Português. É uma recente aquisição da Mystic Cruises, que assim aproveitou os preços de saldo, da falência da Cruise & Maritime Voyages e adquiriu o ex-Statendam da Holland America Line, trazendo-o para Lisboa. Aqui irá permanecer até que exista a esperada retoma do mercado de cruzeiros. Bem vindo a Portugal Vasco da Gama. Só desejamos que operes verdadeiramente para o mercado Português, embora em nada acreditemos nessa hipótese.

Ataque ao Agrari


Há cerca de um mês fotografava este navio fundeado ao largo de Cascais. Hoje recebi um pedido da Associated Press para utilizarem a foto dele a ilustrar um artigo onde me informaram que o mesmo acabava de ser atacado ao largo do Yemen. Deixo aqui o link para um artigo da Aljazeera, onde relatam a situação. Ao que tudo indica os danos permitem salvaguardar o navio e não causaram poluição nem feridos entre os 25 tripulantes, visto que o navio estava sem carga.

Tuesday, November 24, 2020

A pandemia a montante do Tejo

A montante do Tejo, lá para os lados do Parque das Nações, continuam fora de serviços dois dos mais bonitos navios de sempre. O Veleiro Santa Maria Manuela, um dos antigos navios da frota branca da pesca do bacalhau, e o paquete Funchal que continua a resistir à pandemia, atracado no Cais da Matinha, onde já se enquadra na paisagem e onde merecia ficar para sempre como navio hotel.
O Funchal e o Santa Maria Manuela ao fundo.




Nordica em mais uma escala em Santa Apolónia

O navio porta contentores Nordica, operando no terminal de contentores de Santa Apolónia. Este é um navio recente, de 2011 (9 anos), tem 151 m de comprimento, 23 m de largura e 7,6 m de calado.
É um navio frequente em Lisboa. Pode ver outros registos dele em Lisboa, este ano, Aqui e Aqui.

Astor

 

Astor, mais um navio que deixou de navegar. Com o fim da Cruise & Maritime Voyages (CMV), este foi um dos navios que estava na sua frota e que não conseguiu despertar o interesse de novos investidores neste mercado.Viu assim a sua última viagem acontecer no dia de ontem, numa praia da Turquia. Na foto relembramos uma das suas passagens por Lisboa ao serviço da Transocean Tours subsidiária da CMV.