Sunday, November 1, 2020

Cargueiros no Tejo

O porta contentores Alinda chegando a Lisboa
Com a pandemia mundial que se vive, o número de navios de passageiros no Tejo tem sido bastante limitado nos últimos 7 meses, contudo o movimento de navios cargueiros tem continuado a existir, contribuindo para as exportações nacionais e importações, o que permite que continue a existir economia, embora com abrandamentos e resultante diminuição no número de navios que demandam o Tejo.


Ontem pela tarde, registei a presença do navio de transporte de gás, Gas Myth no Tejo, que daqui partiu pelas 22 h para o porto de Aveiro onde já se encontra hoje.
Navio tanque Gas Myth
Pela mesma hora entrava em Lisboa, para o cais de contentores de Alcântara o navio porta contentores Alinda, um navio habitual por Lisboa e que já havíamos fotografado em Santa Apolónia no passado dia 17 de Setembro e que pode relembrar Aqui

Curiosidade foi verificar que as medidas de segurança transformaram todos os sectores de actividade e os navios não são excepção com os pilotos de barra a subirem a bordo com máscaras de protecção, de forma a minimizarem os contágios entre pessoal de terra e do mar.

O navio de carga geral SDS Wind

Quase em simultâneo deixava Lisboa o navio de carga geral SDS Wind, com destino a Casablanca. Este navio tem 108,4 m de comprimento e 18,2 m de largura, navega com a bandeira Italiana, com registo em Nápoles. É um navio com 15 anos, do qual o piloto não teve qualquer dificuldade em desembarcar, tal era a carga que transportava que o convés estava bastante próximo do nível da água, como se pode ver nas fotos de desembarque do piloto.


O desembarque fácil do piloto do SDS Wind para a lancha Barra Norte.

Após a passagem do SDS Wind seguiu-se o Smaland, uma curiosidade naval, um navio Português, teoricamente, visto que se trata de um navio operado por interesses sediados na Alemanha.

O Smaland já teve cerca de 10 nomes, o que nos oferece uma boa perspectiva do tipo de navio que é aceite num registo de conveniência. É um navio de construção Ucraniana, com 16 anos. Mais detalhes sobre ele podem ser vistos na ficha técnica que é partilhada no site do seu operador comum aos seus navios gémeos. Småland, a terra que lhe empresta o nome é uma província situada no Sul da Suécia.

Apesar da idade, é um navio que apresenta linhas modernas.

O Smaland cruzando-se com o velhinho cacilheiro Campolide. 
 
No cais do Poço do Bispo encontrava-se o Promise que chegou a Lisboa desde o porto de Montrose, situado na Escócia. Após descarga deve deixar Lisboa com destino a Aveiro.



No comments:

Post a Comment