Thursday, September 17, 2020

Movimento de navios cargueiros

Alinda, Mastery D e ao fundo o Monte Brasil e o Laura S. 

Com a pandemia a alastrar-se e a crescer a olhos vistos, e com o afastamento progressivo dos navios de passageiros, restam os navios de cargueiros para fotografar em Lisboa. E como o porto de Lisboa é um dos principais portos nacionais, felizmente vai existindo alguma actividade portuária, digna de ir registando. Registe-se a presença do navio Alinda e do Mastery D, no Terminal de Contentores de Santa Apolónia. 

O Alinda chegou hoje pelas 13h de Roterdão e sairá ainda hoje para Leixões. É um navio que efectua o transporte de bens desde o Norte da Europa para Portugal, e no sentido inverso contribui para o enriquecimento do PIB nacional com as exportações Portuguesas. É um tipo de transporte denominado de short sea, ligação curta, entre diferentes países, com o objectivo de ser rápida e competir com o transporte rodoviário por exemplo. O Alinda é um navio com bandeira Holandesa, com 129,6 m de comprimento, por 20,7 m de boca e calado que pode atingir os 7,4 m.  Tem capacidade de transporte para 679 TEUS, distribuídos nas 7545 GT do navio. Navega com o IMO 9440605. O Alinda é um navio de 2008, e que recentemente se chamou Ice Runner. 

Pela sua proa encontrava-se também o Mastery D, exactamente com a mesma precedência e mesmo destino, apenas com um horário de escala mais alargado, que pode indicar que transportou mais carga ou que aqui a tripulação teve período de descanso. O Mastery D chegou ontem a Lisboa, pelas 15h e sairá amanhã pelas 7:30 h. É um navio com 14 anos (2006), que tem 154,5 m de comprimento, 21,8 m de boca e 7 m de calado. Navega com a bandeira da Libéria e tem 8971 toneladas brutas, o que faz dele um navio ligeiramente maior que o Alinda. 

O Max Stability cujo casario "esmaga" o Arklow Fame. Ao fundo ainda podemos ver o Funchal.
O Arklow Fame "desaparecido".

No cais do  poço do Bispo estava a descarregar/carregar o Max Stability e o Arklow Fame. O Max Stability chegou do porto do Caniçal por volta do meio dia e deixará Lisboa daqui a dois dias com destino a Leixões. Já o Arklow Fame estava a carregar cimento com destino ao porto Inglês de Sunderland.

Além destes navios estava a abastecer combustível no quadro central o Jasmine Knutsen, depois de uma passagem pelo estaleiro da Lisnave em Setúbal. Daqui parte sem destino revelado logo que termine o abastecimento.

O Bomar Sedna e a nova atração da margem Sul, cavalos a embelezar a paisagem natural.


A chegar à Banática (cais comercial concessionado à empresa Repsol) para descarregar combustíveis, estava o pequeno Bomar Sedna, um pequeno navio tanque. Com 101 m de comprimento e 19 m de boca, o Bomar Sedna navega com a bandeira de Malta, e daqui partirá com destino a Bilbao. É um navio de 2008 (12 anos).

A proa do Jasmine Knutsen, própria para carga/descarga em monobóias.

O pequeno Arklow Fame comparado com um camião cisterna que o abastecia.

O Jasmine Knutsen quando se encontrava na doca seca nº 22, da Lisnave.

No comments:

Post a Comment