Quem sou?

Neste blogue poderão encontrar artigos/posts sobre todo o tipo de coisas que flutuam e que tenham semelhanças a barcos, embarcações e navios. Assim como fotografias do interior de alguns deles. Maioritariamente são fotos obtidas no porto de Lisboa ou nos portos situados nos arredores deste.

O meu nome é Ricardo. Nasci na ilha da Madeira, pelo que costumo dizer que a minha paixão pelo mar é inata. Quem nasce numa ilha aprende a gostar de navios, pois uma ilha precisa sempre de navios, para de lá sair ou para lá chegar sem recorrer à via aérea.

No meu tempo livre, ainda criança, comecei a ler sobre navios, mais tarde a coleccionar postais de navios, colecção que ainda possuo, e posteriormente a fotografá-los e acompanhando os seus percursos, pelos diferentes portos por onde fazem escala, diferentes donos e operadores. Tenho uma preferência por navios de passageiros, mas interesso-me também por outro tipo de navios, como sejam os navios de transporte de veículos, animais, carga contentorizada ou a granel e navios de transportes especiais.

Para mim cada navio tem a sua história e mais que não seja porque muitos deles andam um pouco por todo o Mundo, efectuam grandes viagens e navegam por todos os mares e vão ou estiveram em lugares fabulosos antes de nos conhecermos. Muitos cruzam-se comigo no fim de vida, outros no início, mas cada um deles é resultado de algum processo de evolução marítima. Os navio têm uma esperança média de vida de cerca de 30 anos, pelo que depressa se tornam clássicos e apresentam características obsoletas ou de cariz peculiar que os identifica a um determinado período da construção naval. Em todos os tipos de navios estas características notam-se e em alguns conseguimos saber muito deles apenas pelo aspecto visual ou determinadas características construtivas.
As embarcações particulares não fazem parte do meu interesse, caso de pequenas ou médias embarcações de recreio e lazer, embora esporadicamente possa fotografar alguma.
Convido-vos pois a seguir o blogue e a ficar a conhecer um pouco melhor os diferentes tipos de navios com os quais me vou cruzando e que habitualmente ou pontualmente passam pelos portos nacionais.
Não tenho uma actividade profissional ligada ao mar ou aos navios, contudo devido a este meu interesse pelos navios, tenho amizades com pessoas que trabalham directa ou indirectamente com navios ou no mar.
Por essa mesma razão os posts do blogue são pontuais e não um exaustivo registo de todas as escalas e navios que passam por Lisboa ou nos portos Portugueses. As opiniões expressas são minhas, que se traduzem nos conhecimentos adquiridos pelos anos de interesse no meio, assim como contactos realizados e pesquisas efectuadas.
Peço que respeite este meu hobby e não utilize as minhas fotografias para fins comerciais e obtenção de lucro. Se o fizer, irei reaver parte do meu trabalho, através das vias legais.