Wednesday, November 11, 2020

O Monteverdi

Atrás do Monteverdi podemos ver o Balto e o rebocador Nereu.
Registo da passagem pouco usual de um navio de navegação em águas interiores, pelo porto de Lisboa. Tratou-se do Monteverdi, um navio novo, ainda por terminar que por aqui passou a reboque do Eems Wrestler. O Monteverdi dirige-se para a Holanda onde irá ser terminado e navegará em águas interiores. Trata-se de um navio tanque químico, com 110 m de comprimento, 13,5 m de largura e 6,6 m de calado. 

A construção ainda inacabada
Foi construído em 6 meses na cidade de Khersen na Ucrânia, na foz do rio Dnieper, junto ao Mar Negro, com um custo de 2,7 M € e com 1200 toneladas de aço produzido na Ucrânia. Dali partiu com destino ao estaleiro Holandês de Werkendam do grupo Veka Shipbuilding, onde será terminada a sua construção e então finalizada, poderá então carregar cerca de 5320 toneladas de produtos químicos em águas interiores Europeias. 

Esta parceria entre o grupo Holandês Veka e o Ucraniano, Smart Maritime Group já se mantém há mais de 10 anos com mais de 12 navios construídos. A madrinha do Monteverdi é a directora de Marketing do estaleiro Ucraniano, Svetlana Shott, que assim homenageia o compositor Italiano, Claudio Gionanni Antonio Monteverdi.

O Monteverdi em construção na Ucrânia. Fonte:Metallurgprom.


O rebocador que está a efectuar o transporte desde a Ucrânia até à Holanda, do Monteverdi.

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