Sunday, November 29, 2020

Vasco da Gama, em Lisboa.

O Vasco da Gama, em Lisboa.

Chegou esta semana a Lisboa, o navio Vasco da Gama. A mais recente aquisição do armador Português, Mystic Cruises. Adquirido por cerca de 8M€ à CW Kellock & Co ltd, a empresa que tratou da insolvência da Cruise & Maritime Voyages. Entrou no Tejo pelas 10:40 h do passado dia 25 de Novembro, vindo do porto Inglês de Tilbury (Londres), após um compasso de espera para entrar em Lisboa durante o meio da manhã. Esteve parado no porto Inglês nos últimos meses desde o dia 1 de Maio, paragem que o fez ganhar alguns pontos de oxidação já visíveis no casco e normais em navios parados. Entretanto já foi anunciado nas redes sociais, como o novo navio da companhia Nicko Cruises. Mantém por enquanto as cores da Cruise & Maritime Voyages, companhia para quem estava a operar, depois do regresso da Austrália, onde tinha operado pela P&O Cruises Australia como Pacific Eden. 
Na foto acima vemos o Vasco da Gama, ex-Statendam (V) da Holland America Line (1993-2015), atracado em Santa Apolónia, de popa com o novo World Voyager e o World Explorer. Todos estes navios são propriedade do mesmo armador. O Vasco da Gama ainda mantém o registo na popa de Nassau, o que se acredita que possa ser mudado para Madeira, brevemente, mas sem certeza.

Neste momento este navio construído nos estaleiros Italianos de Fincantieri, que recebeu o IMO 8919245, é o maior navio de passageiros ao serviço de um armador Português. É um navio do ano de 1993, com 55819 t GT, 219 m de comprimento, 34 m de boca e 8 m de calado. Tem capacidade para efectuar viagens  de cruzeiros com 1258 passageiros e 557 tripulantes.

3 navios de passageiros, Portugueses, do mesmo operador, em Santa Apolónia. Um quadro raro que poderá prolongar-se até Março e depois voltar a tardar muito tempo até se repetir. Só desejávamos que esta moldura se pudesse repetir com todos os navios cheios de passageiros Portugueses, num tempo sem pandemias a dominar o Mundo e a parar as vidas normais de todos. Ao serviço deste armador desejamos boa sorte ao Vasco da Gama, e que possa navegar por mais uns bons anos e de preferência que possa proporcionar férias felizes a muitos Portugueses. 

No comments:

Post a Comment