Saturday, June 22, 2019

Canais de Amesterdão

Algum do tráfego diário pelos canais de Amesterdão, onde se incluem os barcos-casa, de cais fixo e com endereço postal atribuído. Os restantes fazem parte da rotina diária dos canais, entre embarcações particulares ou empresariais, de trabalho ou de lazer.






















Existe sempre aquele pateta que insiste em inventar e fazer porcaria...

Friday, June 21, 2019

Savoir Faire

Barge Savoir Faire, a navegar no rio IJ com rumo à doca Ooster. Este navio fluvial com 39,4 m de comprimentos e 5 m de largura, com cerca de 1,5 m de calado foi construído em Amesterdão, em 1932 para transportar mercadorias na Holanda e Bélgica. Em 1976 foi convertido em hotel e tem capacidade para 12 passageiros mais 6 tripulantes e a classificação de 4 estrelas. Actualmente navega pelos canais Holandeses, Franceses e Belgas. O Savoir Faire pode ser fretado com os valores a iniciarem-se nos 15000€ (12 pessoas). Tem a particularidade de aceitar uma bicicleta por passageiro, tal como é habitual nos navios fluviais de carácter mais intimista como as barges. O termo barge, pode-se traduzir como barca, barcaça, batelão, bote ou navio de fundo plano, contudo e devido à elevada popularidade que o termo barge adquiriu no meio náutico, barge pode-se considerar um estrangeirismo.

Sunday, June 16, 2019

PA4

Um dos rebocadores do Porto de Amesterdão, neste caso o número 4. Uma construção do estaleiro Damen. 

Friday, June 14, 2019

Nieuw Statendam e Viking Jupiter

Escalas dos navios em turnaround no porto de Amesterdão, o Viking Jupiter e o Nieuw Statendam. Ambos os navios realizam ali escalas regulares nos seus cruzeiros pelo Norte da Europa. O Nieuw Statendam ali realiza embarques e desembarques até Agosto, com passagem pelos fiordes Noruegueses e Islândia. Já o Viking Jupiter ali realizou também o embarque dos passageiros que irão terminar a sua viagem no próximo dia 16 em Bergen. 

Nieuw Statendam e os navios de cruzeiros fluviais, Scenic Pearl e Amaserena. Desde Amesterdão é possível fazer cruzeiros fluviais até ao Mar Negro.
Vista geral da localização do terminal de passageiros do porto de Amesterdão, no rio IJ.

Norwegian Pearl em Amsterdão

A Norwegian Cruise Line, através do Norwegian Pearl efectuou a sua primeira escala em Amesterdão a 8 de Junho último. O navio foi recebido pelas autoridades portuárias locais e celebrou-se a tradicional troca de placas de boas vindas. O Norwegian Pearl dali saiu para uma viagem de 14 dias com chegada prevista a este mesmo porto a 22 de Junho.
Neste mesmo dia estava prevista também neste porto a estreia do Vasco da Gama, mas o mau tempo que se fez sentir, desviou o navio para o porto Alemão de Bremerhaven. 

Thursday, June 13, 2019

Le Bougainville

Estreou-se hoje em Lisboa o Le Bougainville na sua viagem inaugural. O navio da companhia Le Ponant veio de Cádiz e seguiu para o mesmo destino, tendo permanecido em Lisboa desde as 5h até às 19:30h. O navio foi construído nos estaleiros VARD na Noruega. 
Tem 131 m de comprimento e capacidade para 184 passageiros e 110 tripulantes. É o terceiro navio de uma encomenda de seis navios iguais, denominados navios de exploração com um padrão de qualidade e oferta de serviços acima da média. Os seus irmãos Le Champlain e Le Lapérouse, também já se estrearam por Lisboa (13 de Setembro e 1 de Novembro de 2018), contudo à data não houve oportunidade de os registar. Ficam as imagens do Le Bougainville, na sua estreia em Lisboa, aquando atracado no cais de Santa Apolónia e na sua descida do rio Tejo.
Ao fundo o paredão do Cais de Cacilhas e o seu Farol (vermelho).
O Le Bougainville passando frente ao Elevador da Boca do Vento e às praias do Tejo.

A balsa do Maasdam

Quando os navios vão para a sucata, alguns dos seus componentes são vendidos e ganham novas vidas. Foi isso que aconteceu a esta balsa do antigo Maasdam IV (1952-1968), da Holland America Line, posteriormente Stefan Batory da Polish Ocean Liner (1968-1988). Após o navio ter saído de serviço o seu bote salva vidas ganhou novo destino. O navio foi demolido em 2000 na Turquia. Foi adaptado com um motor eléctrico e efectua viagens turísticas pelos canais de Amesterdão, proporcionando uma oferta turística diferente aos turistas que visitam a cidade e não gostam de navegar em navios fechados e cheios de turistas. A bordo existem vendas de forma a aumentar as receitas. Contudo o valor do bilhete e das bebidas a bordo não é exagerado face ao custo de vida do país.
A balsa do Maasdam foi transformada de forma a poder receber os turistas e tornar as viagens de curta duração confortáveis e descontraídas. Opera pela empresa Friendship Amsterdam a qual aconselhamos o passeio, uma vez que a empresa tem mais embarcações com valor histórico e tem uma política de liberdade que permite comprar os bilhetes sem datas e horas de viagem, além de que aceitam os passageiros a bordo com pagamento na hora, sem problemas.
 O bote Holland America Line, como agora é conhecido, tem capacidade máxima de 50 passageiros.

Wednesday, June 12, 2019

O Adeus ao Oriana

Hoje o navio Oriana, efectuou a sua última escala em Lisboa, como navio da P&O Cruises. O navio que aqui realizou 125 escalas, chegou pelas 06h:30 de Arrecife de Lanzarote e partiu pelas 17 h com destino a Southampton. A maior parte destas 125 escalas foram viagens destinadas ao típico turista Britânico, reformado, que nos dias mais frios aproveitava as promoções da companhia e partia em cruzeiro até as Canárias e Madeira com passagem por Lisboa, enfrentando um temporal na baía da Biscaia, mas que até se divertia com tal.
O Oriana, é neste momento o navio da frota P&O Cruises à mais tempo em operação, 24 anos. Contudo como a Carnival não gosta de navios velhos, está a renovar a frota, até porque a União Europeia, começa também a apertar o cerco aos navios mais velhos e poluentes, e como tal as companhias estão a vendê-los. É sobretudo o mercado Chinês que os está a absorver, exemplo disso é a venda do Oriana, para esse mercado, enquanto ainda é tempo. O investimento para adaptar os navios às novas medidas anti-poluição da União Europeia não compensa, pelo que é mais barato vendê-los para sucata ou outros destinos fora da União Europeia. Companhias como a Saga estão a fazer o mesmo com a sua frota, pelo que nos próximos anos, é expectável que mais navios saiam do mercado devido às novas políticas ambientais (redução de emissões de gases poluentes e controlo mais apertado sobre emissão de partículas poluentes).
No dia da sua despedida o Oriana teve a companhia do Independence of the Seas, Insignia e Star Pride.
O Oriana é o segundo navio a ostentar este nome, além do nome de uma fada de contos infantis e nome próprio de mulher em Portugal, é também o nome do seu predecessor que esteve na mesma frota entre 1959 e 1986. 
Tem a particularidade de ser um navio livre de crianças, para poder albergar velhinhos reformados, sem que tropecem em crianças e morram dessa forma sem gastar a reforma inteira a bordo. É um navio muito bonito e ao qual o turismo de Portugal muito deve, pois só na Madeira conseguiu colocar mais de 280 mil passageiros nestes 24 anos de operação. Também de lá se despediu na passada sexta-feira dia 7 de Junho.

Friday, June 7, 2019

Shoreway

A draga Shoreway, que se encontra a realizar trabalhos de dragagem do porto de Lisboa até ao dia 16 de Junho. Os trabalhos decorrem entre Algés e o Poço do Bispo com o apoio da draga Amerstroom e da embarcação Pioneiro do Rio nas sondagens. Os trabalhos tiveram início em 27 de Maio. A draga Shoreway pertence à Boskalis, empresa Holandesa especializada em trabalhos marítimos.
Para mais informações e detalhes técnicos sobre este navio pode consultar a informação detalhada no site do seu operador aqui.

Monday, June 3, 2019

O outro Vasco da Gama

A fragata Corte Real, da Marinha de Guerra Portuguesa, fundeado no Tejo.
Navio de 1991 contruído na Alemanha, nos estaleiro Blohm And Voss. Tem mais duas irmãs, a Vasco da Gama e a fragata Álvares Cabral.

Vasco da Gama

Estreia "absoluta" em Lisboa do navio Vasco da Gama. Apesar do nome bem Português, o navio não o é, uma vez que ostenta a bandeira das Bahamas e é operado pela Cruise & Maritime Voyages (Reino Unido), cliente habitual dos portos Portugueses. O navio está a realizar a sua "viagem de entrega"; de Singapura para Londres, num cruzeiro de 45 noites, com várias escalas e passagem pelo Canal do Suez. Escolheu Lisboa também para esta viagem antes de chegar a Tilbury o seu homeport e da Cruise & Maritime Voyages. Esteve cá sensivelmente 9h. Partiu pelas 15 h com destino ao últmo porto desta viagem. O Vasco da Gama, é o ex-Statendam, que estava a operar na Australia como Pacific Eden. Anteriormente operou como Statendam pela Holland America Line, companhia para a qual foi construído. 
É sempre estranho quando uma chaminé deixa de ostentar um logótipo com o qual identificamos chaminé e navio e passa a ter outro. Mas com o tempo lá nos habituamos à mudança.
Como Pacific Eden, este navio não chegou a realizar nenhuma escala em Lisboa, uma vez que era uma operação destinada ao mercado Autraliano através da P&O Australia. Esteve lá desde Novembro de 2015, quando deixou a Holland America Line. Parece que foi ontem, mas o tempo voa.

Costa Pacifica

O irmão do Costa Concordia, com o seu "novo livery" que já ostenta desde Dezembro de 2017. O Costa Pacifica que no próximo dia 5 celebra 10 anos desde o dia do seu baptismo em 2009. Custou cerca de 500 milhões de Euros e teve a mão de obra de cerca de 3 mil pessoas.
 Esteve em Lisboa na passada sexta-feira a caminho da sua temporada no Báltico. Cá regressará a 18 de Setembro no regresso ao Mediterrâneo e findo este período de operação no Norte da Europa.