Saturday, June 22, 2024

Ainda o Jaime S

As primeira imagens do novo navio da GS Lines, o Jaime S (ex-Orion), que tem dominado a atualidade deste blogue nos últimos dias. O navio veio até ao estaleiro em Lisboa, efetuar a troca de nome e bandeira. Ainda não foi apresentado formalmente pela companhia, o que deverá acontecer nos próximos dias. Desconhece-se a linha em que ficará e a opção de compra de um navio sem gruas, o que limita a sua operação em alguns portos. Poderá este navio destinar-se a uma nova linha desta companhia, tipo Roterdão-Lisboa, ou Algeciras-Lisboa? 
O castelo de proa, que permita uma melhor protecção da carga, melhor ataque das ondas e aerodinânica.



É sempre bom saber que existe mais um navio na frota da marinha mercante nacional, seja lá de qual for o operador. O que interessa é o regresso de Portugal ao mar, o que nos últimos anos até tem acontecido de uma forma mais ou menos interessante com a introdução de alguns navios novos nas frotas nacionais, exemplo dos ferrys locais e da introdução com sucesso de navios de cruzeiros num mercado bastante competitivo e onde parecia não haver grandes hipóteses já para Portugal. Note-se que continua a construção de 2 novos navios de cruzeiros para a companhia WindStar Cruises nos estaleiros de Viana do Castelo, o que de certa forma orgulha todos aqueles que gostam dos navios e do mar.

Friday, June 21, 2024

Ilha da Madeira no estaleiro

Algumas imagens que mostram o Ilha da Madeira no interior da doca seca do estaleiro da NavalRocha, efectuando uma revisão mais profunda e melhorando o seu aspecto visual, para melhor se adequar à operação da Transinsular.



O Ilha da Madeira no interior da doca. No exterior o rebocador Moss Wilson (ex-Montalvo) aguarda a saída de Lisboa.

Pode ver-se que as tampas de porão foram removidas para manutenção, podendo ver-se os porões do navio vazios, com as guias de carga na vertical das paredes do navio.

VSC Poseidon

 

Mais um gigante Japonês de 225 m descarregando no terminal da Tagol, junto à ponte 25 de Abril. O navio graneleiro VSC Poseidon navega com o IMO 9673757 e com a bandeira da Libéria.
É um navio de 2013 com uma boca de 32 m e 40357 t GT. Saiu de Lisboa com destino ao porto de Itaqui, em São Luís no Brasil, onde deverá chegar no próximo dia 28 de Junho.

Thursday, June 20, 2024

Jaime S

Já se apresenta como Jaime S., nos sites de tracking de navios, dando assim a indicação de que é o novo navio da GS Lines, o ex-Orion. Este navio ficará a ostentar o nome do pai de Luís Miguel de Sousa, o atual dono da GS Lines e quebra assim a recente tradição de atribuir aos navios nomes femininos recebendo este o nome de um dos fundadores da Empresa de Navegação Madeirense.




Aguarda-se a formalização da apresentação por parte do grupo e a indicação de qual a rota a que ficará ligado este navio.

Wednesday, June 19, 2024

Corvetas Abandonadas e NRP Cacine


As Corvetas Baptista de Andrade (F486 junto ao Cais, desativada em 2007), e a Corveta João Coutinho (F485, desativada em 2014) parcialmente submersas, atracadas no antigo estaleiro da Lisnave na Margueira, junto à base militar no Alfeite. Pela popa de ambas o navio balizador Schultz Xavier (A521, desativado em 27 de Fevereiro de 2017).

Embora não estejam propriamente abandonadas, uma vez que mantém vigilância, estes navios estão à espera de um final definitivo. Na foto acima vemos o NRP Cacine também parcialmente submerso e aguardando o mesmo final. O NRP Cacine (P1140) desempenhou inúmeras missões nos mares da ilha da Madeira.



O Schultz Xavier, apresenta alguns sinais de vandalismo, com grafittis já um pouco por todo o costado.


As proas e as chaminés de ambas as corvetas. A variação das marés define a cota inundada a cada dia.



Ainda dentro da base militar do Alfeite, encontra-se o NRP Bérrio, o único navio abastecedor da Marinha Portuguesa que já foi desativado e que é mais um candidato a esta lista de navios "abandonados".




O NRP Cacine (P1140), um navio patrulha de 1969 que recebeu o nome de rios dos territórios então Ultramarinos.

Falou-se na possibilidade destes navios criarem recifes artificiais na Madeira e nos Açores, mas o avançado estado de degradação e naufrágio comprometem esse plano, o que de certa forma é uma pena, pois assim perde-se uma grande oportunidade de lhes dar uma segunda vida condigna e de enorme potencial turístico a nível nacional e internacional, pois seriam poucos os países que possuiriam um cemitério de navios militares naufragados visitáveis com fins lúdicos e desportivos.


De todos estes 4 navios, o Schultz Xavier, navio balizador da Marinha é o único que ainda flutua. Os restantes 3 já submergiram parcialmente, tocando já no leito do rio Tejo. o NRP Cacine inclusive apresenta adorno, e as corvetas assentaram no fundo marinho do cais.

Mustafa Sofuoglu, Wicko e Canneto M


Um pequeno registo dos dois navios que estavam fundeados no Tejo no fim de semana passado, o Mustafa Sufuoglo que ainda se encontra em Lisboa, agora atracado no Cais do Beato e o Wicko que continua fundeado no Tejo descarregando cereais vindos de La Pallice, visto que em Portugal não se produz cereais suficientes para a produção do próprio pão. 

O Wicko da Polsteam navega com o IMO 9393474 e com a bandeira de Malta. É um navio com 190 m de comprimento e 23,6m de boca, com um calado máximo de 9,3m. Tem uma tonelagem bruta de 20603 t. O seu armador é a Polska Zegluga Morska P.P. - Polsteam. É habitual navios desta companhia virem ao deixar descarregar cereais para as fábricas que os transformam no interland do porto de Lisboa.

Já o Mustafa Sufuoglo é um navio de carga geral, construído na Turquia em 2006. Tem 106m de comprimento e 17 m de boca. Navega com a bandeira do Panamá e com o IMO 9343950. Tem por porto de registo Istambul. 

Ainda visto desde Lisboa, o habitual Canneto M a descarregar no terminal do Barreiro, depois da descarga no porto de Leixões.

O Mustafa Sufuoglo com o Canneto M pela proa a estibordo. Ao fundo o Castelo de Palmela a partir do qual se avista o porto de Setúbal.

Monday, June 17, 2024

Orion na NavalRocha

O navio cargueiro Orion atracado no cais de aprestamento do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. Nesta viagem o Orion veio de Gibraltar para o estaleiro em Lisboa e daqui deverá sair com destino a Cádiz já no próximo fim de semana. É um navio porta contentores construído em 2008, com 130 m de comprimento e 20 m de largura. Navega com a bandeira de Antigua e Barbuda, e com o IMO 9428217.
Na imagem acima vemo-lo atracado ao cais com uma defensa, e a estibordo o rebocador Fogueteiro, dentro da doca seca em reparações. Já ostentou os nomes Samskip Blafell, Sunrise X, e Ice Moon.
O Orion tem 16 anos de idade que começa a expressar-se na pintura do casco. Curiosamente é mais um navio sem gruas, ótimo para o short sea, e serviços feeder. Tem 7545 t GT e foi construído na China, no estaleiro Saint Yangzhou shipbuilding. Tem características muito idênticas e é em tudo muito semelhante ao anterior navio Ilha da Madeira atual Conmar Najade e ao atual que se encontra a alguns metros no interior da doca seca número 1 deste estaleiro.

Sunday, June 16, 2024

Borealis e Silver Whisper

Foram os 2 navios de cruzeiros que marcaram presença no porto de Lisboa, no dia de hoje. O Borealis e o Silver Whisper. O Borealis saiu pelas 18 h com destino a Southampton e o Silver Whisper saiu pelas 21:30 h com destino a Málaga.

Tuesday, June 4, 2024

A estreia do Silver Ray

O novo navio da SilverSea estreou-se hoje em Lisboa. O novo navio do grupo Royal Caribbean, e segundo da Classe Nova da Silversea, irá partir amanhã, pelas 18h com destino a Vigo numa mini viagem promocional que o levará a Cádiz, antes de iniciar a temporada  de Verão num cruzeiro com saída de Lisboa e com destino a Barcelona. 
Fotos da estreia do Silver Ray em Lisboa, de Rui Agostinho.