Tuesday, July 9, 2024

O "novo" Ilha da Madeira

Após a docagem para mudança de "pelagem", o "novo" Ilha da Madeira já se encontra no cais de aprestamento do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. De destacar o regresso do castelo de proa branco, a este navio que tão bem lhe fica e identifica como um navio da Transinsular.

Já as letras no costado ficaram pouco expressivas embora se perceba que quando o navio estiver carregado as mesmas já ficaram pela linha de água e aí talvez até pareçam melhor.

Ao lado do Ilha da Madeira, está de passagem por Lisboa o navio de guerra Francês, Guepratte, que tem saída agendada para o dia de amanhã, pelas 9h.

2 comments:

  1. Concordo a 100% que a dimensão do ‘lettering’ no costado do «ILHA DA MADEIRA» ficou algo desproporcionada [por defeito] face ao que o navio pedia e merecia, tratando-se, como é o caso, de um belo porta-contentores.

    Imagino que a intervenção em curso seja tecnicamente relevante – e não apenas do foro da ‘cosmética’ - pois o «ILHA» só tem partida prevista para 30 de agosto. No mero campo das especulações, pergunto se este navio não estará também a ser sujeito à implementação de medidas destinadas à mitigação da sua pegada ecológica, nomeadamente no que concerne ao controlo e à redução das emissões de gases com efeito de estufa, pois o PRR contemplava fundos específico para a implementação deste tipo de melhorias.

    Entretanto, o «S. JORGE» deu lugar ao «ILHA DA MADEIRA» no cais de aprestamento da NavalRocha, tendo sido deslocado para o interior da Doca Espanhola, para zona próxima do local de atracação dos outros navios da Veltagus. Suponho que pelo menos os trabalhos de remodelação dos interiores possa prosseguir aqui.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade o S. Jorge foi deslocado para o local do seu operador. E agora os sinais da Transtejo já se encontram completamente apagados do navio. Ali deverá sofrer as devidas obras de reabilitação que o hão-de preparar para regressar à navegação.

      Delete