Continua a descarregar cimento no terminal dos Socorridos, o ex-Ponta de São Lourenço da Transinsular. Este navio que já muitas toneladas de cimento transportou da Secil na Arrábida para os Cimentos Madeira, nos Socorridos, uma empresa controlada a 100% pela Secil, em Câmara de Lobos.
Agora com o nome de Cement Trader e com escalas mais regulares, do que nos últimos anos, devido à elevada procura nomeadamente pelas obras públicas em curso na ilha, podemos ver neste registo o navio a descarregar para o cais que conduz o cimento a granel para os silos, onde posteriormente será ensacado ou seguir a granel para as obras, em camiões cisterna.
Foi construído na Suécia em 1980, como Valluga nome com que navegou até 1996, altura em que foi adquirido pela Transinsular e ganhou o nome que mais o notabilizou junto dos Portugueses, Ponta de São Lourenço, até 2014. Depois foi novamente vendido a interesses Alemães, continuando contudo a navegar e operar normalmente nos portos Portugueses tal como até essa data o fazia. Com o IMO 7716763, e 3993 t GT, o Cement Trader é um navio pequeno apesar dos seus 106,18 m de comprimento e 14,91 m de boca. O calado de 6,88 m permitem-lhe operar sem problemas no terminal dos Socorridos com fundo a -8m e com capacidade para receber navios até 130 m de comprimento que ficam atracados a 3 bóias, uma na proa e duas na popa, com ferro a bombordo e proa a 292 graus. O terminal é constituído por dois duques d'alba, e um pontão com 200 m de comprimento ligado a terra onde passa o cimento por bombagem.
O Cement Trader que ainda deixa, ver no seu constado o nome Valluga, o seu primeiro nome colocado no estaleiro Sueco Solvesborg Gotaverken, em Solvesborg.
A descarga do cimento a granel, por bombagem para o cais de 200 m que liga o navio a terra. Nos seus porões pode carregar até 4370 m3 de cimento.
O Cement Trader passando pelo ilhéu Chão das ilhas Desertas numa viagem para carregar em Setúbal e regressar novamente à Madeira.
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