O barco Évora em mais um Inverno, pouco tempo depois de ter terminado mais um dos seus cruzeiros pelo rio Tejo, vendo-se ainda a abandonar o navio, os seus passageiros.
Tuesday, February 25, 2025
Tuesday, February 18, 2025
Pride
O pequeno navio de carga geral, Pride apanhado num momento em que revela um dos segredos dos navios pequenos, o seu enorme calado, que vai até aos 6,4 m submersos. O navio com 88,5 m de comprimento e 11,35 m de largura, navega com o IMO 9252931 e bandeira de Gibraltar. Tem 23 anos de idade (2002) e 2061 t GT. Foi construído na Eslováquia, pelo estaleiro Slovenske Lodenice A.S., em Komarno. Um estaleiro interior, situado a mais de 400 kms, em linha recta, do Mar mais próximo. A sua capacidade de carga é de 4165 m³ de carga a granel e 118 TEU's (Twenty Foot Equivalent Unit - 118 contentores de 20 pés, ou seja 118 contentores de 6 m).
O Pride já navegou com os nomes Accumersiel de julho de 2002 até junho de 2005, e como Wani Pride. Tem um duplo casco de aço, parcial. Consegue navegar a apenas 10 nós. Deixou Lisboa com destino a Marrocos, Casablanca.
Interessante observar estas imagens com a proa do navio quase a sair de água, mostrando boa parte do seu reduzido bolbo de proa e mostrando o navio atracado em lastro, ou quase.
Artic Sunrise
O pequeno navio da Greenpeace Artic Sunrise está de visita a Lisboa. Conhecido mundialmente pelas acções levadas a cabo por esta organização ambientalista o Artic Sunrise é um pequeno navio de 50 m de comprimento por 11 m de boca que navega desde 1975 (50 anos), com o IMO 7382902. Atualmente navega com a bandeira dos Países Baixos. tem 610 t GT e um calado de 5,5 m. Pode atingir uma velocidade de 13 nós. Deverá deixar Lisboa na próxima quarta-feira com destino a Leixões.
Monday, February 17, 2025
RRS Discovery
O navio Britânico de investigação marinha, encontra-se em Lisboa, numa visita oficial de um mês. O navio deverá deixar Lisboa no próximo dia 19. Nesta visita recebeu cientistas a bordo e aproveitou para efectuar alguns trabalhos a bordo, de manutenção. O Royal Research Ship Discovery estuda o efeito dos oceanos na regulação climática.
O Discovery navega com a bandeira, do Reino Unido com registo em Southampton. Tem cerca de 100m de comprimento e 18m de boca. Navega com o IMO 9588029 e o seu próximo porto será a ilha Grega de Creta, porto de Heraklion.
Saturday, February 8, 2025
Sultan Atasoy
O pequeno navio graneleiro Sultan Atasoy carregando cereais no terminal do Beato. O navio tem como destino o porto de Tyne. O método de carregamento deste navio também é curioso, embora seja um método frequentemente utilizado neste terminal. Os camiões com báscula descarregam para um funil num tapete de carga que por sua vez descarrega directamente no porão do navio.
O Sultan Atasoy navega com o IMO 9565467, e teve proveniêmcia do porto de Setúbal. É um navio de 2010, com 109 m de comprimento e 16 m de boca. Navega com a bandeira da Monróvia e tem 4807 t GT. Pode carregar 8632m³ de carga nos seus porões e transportá-la a uma velocidade de 12,5 nós (aprox. 23km/h).
Novamente os Arklow's
Registo de mais dois navios Arklow a operar no porto de Lisboa, ambos no terminal do Beato. A Arklow é uma das mais assíduas companhias que opera neste terminal. Aqui carregam sobretudo cimento e grãos com destino ao Reino Unido. Acima o Arklow Venture, e abaixo o Arklow Castle ambos navios de 2017 (8 anos) e com características muito parecidas. Ambos têm aproximadamente 87 m de comprimento e 15 m de largura. O Arklow Castle é em tudo similar ao Arklow Venture. Apenas diferem porque um opera com a bandeira Irlandesa e outro (Arklow Venture) com a bandeira Holandesa.
O Arklow Castle acima, opera com o IMO 9757101e o Arklow Venture abaixo com o IMO 9772589. São navios recentes com um design de proa arrojado e que são a verdadeira imagem dos cargueiros. Operam em rotas curtas e têm dimensões que lhes permitem navegar em rios e canais interiores pela Europa, permitindo-lhes chegar mais perto dos centros de produção das matérias primas que transportam, algo que navios maiores não conseguem fazer. De qualquer forma não deixa sempre de impressionar como é que estes navios pequenos conseguem navegar em oceano aberto, exemplo do Arklow Venture com uma linha de água tão curta como a foto abaixo mostra...
Sunday, January 26, 2025
Zakynthos
O navio de bancas Zakynthos, continua a sua lavagem de cara no estaleiro da NavalRocha. Pormenor da sua asa da ponte com o nome bem visível a bombordo.
Amor da Ilha e Avô Zuca
Duas das embarcações da Silnido que fazem a travessia da Ria Formosa entre Tavira e a Ilha de Tavira. Uma travessia de curta distância (pouco mais de uma milha náutica), operada por este tipo de emabarcações que possuem o seu auge da actividade na época de veraneio, uma vez que são a melhor opção para chegar às praias desta região de Tavira.
O Avô Zuca atracado ao lodo da embarcação Silnido. O Avô Zuca é uma embarcação do tipo trimaran do estaleiro Nautiber. Tem 17,80 m de comprimento e capacidade para até 300 passageiros. Tem 8 m de boca e está equipado com algumas comodidades como instalaões sanitárias. o seu pontal é de 2,15m. São retratos pouco habituais por este blogue, mas que mostram a realidade náutica do Sul do país. São uma boa opção de turismo "low-cost" mas verdadeiro e genuíno da realidade dos habitantes de Tavira. Tendencialmente este tipo de embarcações poderá vir a desaparecer nos próximos anos, pelo que ainda vale muito observá-las subindo e descendo o rio Gilão, em direcção ao mar.
Saturday, January 25, 2025
Ana Edite
A embarcação Ana Edite a seco, em Tavira. Esta embarcação opera na Ria Formosa em Tavira. Pertence à empresa Silnido e serve sobretudo para passeios marítimo turístico na Ria Formosa na zona de Tavira.
A Empresa Silnido efetua também o transporte regular de passageiros entre Tavira, rio Gilão (centro da cidade) e a Ilha de Tavira. Faz o mesmo serviço também entre as 4 Águas e a ilha de Tavira. A diferença entre ambos os serviços é que a partida de 4 Àguas permite uma travessia da Ria mais curta, em tempo e em distância.
A Ana Edite, infelizmente tem uma dívida muito grande à estética naval...mas lá vai servindo o seu propósito. É uma construção do estaleiro Nautiber, de Vila Real de Santo António, em plástico reforçado a fibra de vidro (PRFV). Tem 9 m de comprimento, 6 m de boca, o que a faz ter um aspecto "quadrado". Tem um pontal de 1,90 m uma vez que navega em águas rasas com dois motores. Tem uma capacidade para até 105 passageiros.
Veleiro Nave Santa Maria

O elegante veleiro Nave Santa Maria, atracado ao cais de aprestamentos do estaleiro Naval Rocha, em Lisboa. Com o IMO 6417499 o Nave Santa Maria navega desde 1964. Atualmente navega com a bandeira do Panamá e está classificado como desempenho de apoio logístico à atividade de mergulho.
Tem 50 m de comprimento por 7 m de largura e 4 m de calado. Pesa 194 t GT. Tem o casco em aço e consegue navegar até 9 nós.
Empresta a sua beleza ao Cais da Rocha até ao próximo dia 30, altura em que está previsto largar de Lisboa
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