Sunday, April 28, 2024

Plantijngracht

O navio de carga geral Plantijngracht que veio ao Tejo reabastecer para depois seguir viagem rumo ao Canadá com uma carga especial a bordo. Repare-se no pormenor da terceira grua a bordo, para permitir o carregamento de cargas para bordo em condições especiais. O Plantijsgracht é um navio de 2010, com 169 m de comprimento e 25 m de largura. Foi construído para a Beluga projects, tendo posteriormente passado para a frota da Hansa e agora está na Spliethoff, menos conhecida que as duas empresas anteriores. Empresas de transportes especiais por via marítima.
Desconhece-se do que se trata a carga do navio, apenas se sabe que se destina ao Canadá.
Acima o Sacor II abastece o navio de carga geral, com um meio fabril a servir de pano de fundo. Abaixo mais um registo da envolvente portuária e as pessoas, com o navio graneleiro Lila Houston atracado no terminal de Alcântara.

Furnas

 

Mais um registo do Furnas, deixando Lisboa rumo aos Açores com contentores e veículos. Uma vez mais um ferry seria tão melhor opção do que este tipo de navios que já estão desadequados face ao tipo de serviço que prestam. É urgente os portos nacionais atualizarem-se e inclusive os operadores também, para que possam servir melhor as ilhas e não apenas a continuar a tirar lucros desmesurados sem olhar aos meios.

Grand San Paolo

A Grimaldi recentemente trouxe a Lisboa, um dos seus navios mistos. Nestas fotos fotos vemos o Grand San Paolo a realizar uma segunda escala, com uma carga mista completa, com destino a África.
O San Paolo é um navio com 214 m de comprimento e 32 m de boca, com 21 anos de idade que navega com a bandeira Italiana e sob o IMO 9253208.
É o tipo de navio que por exemplo poderia ser adoptado na ligação com as ilhas Portuguesas, uma vez que exclui o transporte de passageiros e assim ainda podia continua o monopólio das companhias aéreas no assalto a todos os que querem visitar as ilhas portuguesas.

Seabourn Ovation




Outro dos navios que visitou Lisboa na passada sexta-feira dia 26, foi o Seabourn Ovation, registado no momento em que deixava o piloto em frente ao Cristo Rei. O Seabourn Ovation é irmão gémeo do Seabourn Encore, que já fez escalas em Lisboa e que poderá ver no seguinte e link aqui.

Ventura descendo o Tejo

O Ventura realizou mais uma escala em Lisboa, na passada sexta-feira dia 26. O navio que há 16 anos visita Lisboa, já vai apresentando alguns sinais que lhe marcam as milhas navegadas ao longo destas quase 2 décadas de mar.

A chaminé azul com o logo da P&O Cruises, companhia que muito provavelmente detém o recorde de escalas em portos nacionais.

Antarctica Cruises, de passagem por Lisboa

Dois dos navios operados pela Antarctica Cruises, de regresso à Europa, efetuaram uma paragem técnica em Lisboa, basicamente para abastecimento e prosseguiram as suas viagens de Montevidéu para o Norte da Europa.
O primeiro a escalar Lisboa foi o Ocean Albatross que atracou no cais da Rocha onde o Rui Agostinho o fotografou, nos dois registos acima. O navio esteve em Lisboa umas horas na segunda-feira dia 22 de Abril. Já o Ocean Victory, visitou Lisboa, na sexta-feira dia 26 e esteve fundeado no quadro central, numa escala técnica apenas para abastecimento de combustível. Saiu pelas 18 h atrás do Norwegian Viva.




O registo destes navios é especial devido a serem dos poucos navios com proa do tipo x-bow, a operarem como navios de cruzeiros. Tipicamente estes navios operam em condições muito difíceis mas em tarefas de trabalho, não propriamente para passear turistas pelos mares gelados dos pólos.

Thursday, April 25, 2024

Atlantic Wolff

Registo da escala do ex-Aquabus Jet 1, ferry boat de 2018, de passagem por Lisboa. Este navio tem estado desde 2022 ao serviço na rota Formentera - Ibiza (30 min - 10€/pax). Anteriormente este catamarã construído pela Damen, Holandesa, que recebeu o IMO 9840013, esteve ao serviço nas Filipinas entre Kalibo-Boracay, numa rota que servia os passageiros da companhia aérea Philippine Airlines. Aí operava pela Mabuhay Maritime Express, companhia detida pela própria companhia aérea. Tem previsão de saída ao final da tarde para Santander.



Polar e Zarco



OS dois navios da Marinha Portuguesa, NRP Polar (TSP 551) e o NRP Zarco (POR 165, ex-Blaus VII), em formação ao largo de Sesimbra, zona de aprendizagem e treino militar da Marinha Portuguesa.

Monday, April 15, 2024

Ilha da Madeira de regresso ao activo

Registo da saída do porta contentores, Ilha da Madeira com destino a Ponta Delgada. Com a avaria, o navio acabou por ficar na rota dos Açores, oportunidade em que o vimos sair carregado de contentores e com alguns veículos que mostram a forma terceiro mundista como ainda se transportam veículos no espaço insular Português. Este panorama tem de mudar, esta forma de transportar veículos é obsoleta e ultrapassada. Não se pode continuar a transportar veículos para as ilhas desta forma, é urgente a existência de navios ferry na união entre as ilhas e o continente português, dando dessa forma continuidade ao espaço geográfico português melhorando e facilitando a acessibilidade sem que veículos sejam içados por gruas, para bordo de navios, para poderem viajar. Os veículos são autónomos, não precisam de gruas para entrarem num navio. O navio é que necessita ser adaptado para os poder receber veículos. 

Ainda o Nordalsfjord

Já adiou por várias vezes a sua saída de Lisboa, e o pior acabou mesmo por se confirmar. O Norddalsfjord tem mesmo uma avaria nos propulsores que o está a impedir de prosseguir viagem. No passado dia 10, foi até Cascais e voltou de novo para o cais da Rocha de onde não deverá sair antes de quinta-feira. Situações que são normais de acontecerem com máquinas novas, e que apenas carecem de ajustes e reparações para que fique tudo a trabalhar a 100%.
O Norddalsfjord atracado no Cais da Rocha Conde d'Óbidos, em Lisboa.