Monday, September 6, 2021

Bojador

 

A nova lancha da GNR, a Bojador, que após sofrer um pequeno incidente foi rebocada para o local que adoptou como seu desde que chegou a Lisboa, o interior da doca de Alcântara. Mais um meio naval que veio reforçar a capacidade operacional das forças de segurança Portuguesas.

Statsraad Lehmkuhl

A visita do veleiro Norueguês, Statsraad Lehmkuhl, a Lisboa, aconteceu entre os dias 2 e 5 de Setembro, tendo o navio atracado no Cais de passageiros do Terminal da Rocha Conde D'Óbidos. Não é a primeira vez que o navio visita Lisboa, já cá esteve em outras oportunidades, mas é sempre bonito de ver um verdadeiro veleiro no Tejo. Provavelmente o navio encontra-se a realizar alguma viagem de instrução. De Lisboa saiu com destino a Cádiz.
 

Clio

O navio de cruzeiros Clio, atracado no cais do estaleiro NavalRocha, em Lisboa. O navio encontra-se no estaleiro onde já esteve noutras visitas a Lisboa, aguardando a entrada em doca seca. Nesta viagem veio desde a Polónia porto de Gdansk, com escala nas ilhas Frisian. 

Apresenta o logo da Oversear Adeventure Travel, uma companhia do grupo Grand Circle Coporation, conhecida por efectuar cruzeiros para grupos de viajantes bastante restritos e exclusivos. 

Sider Bilbao

Os navio Sider Bilbao e Ponta do Sol, operando no terminal do Beato em Lisboa. O Sider Bilbao, já apresenta o costado a precisar de nova pintura e tratamento, pois já está a aparentar mais do que os 14 anos de idade que o navio tem. Com 136 m de comprimento e 21,2 m de largura o Sider Bilbao apresenta um aspecto esguio, com um casario grande e uma balsa encavalitada à popa. 
Navega com a bandeira do Reino Unido, com registo na ilha de Man. O Sidel Bilbao teve proveniência do Belize, numa viagem que cruzou o Atlântico com passagem a Sul dos Açores e Norte da ilha da Madeira, já com rumo a Lisboa.

Sunday, September 5, 2021

Sea Shepherd, Sam Simon


Chegou hoje a Lisboa, para uma escala de longa duração, o navio Sam Simon. Entrou no Tejo pelas 9 h e rumou ao malogrado cais da Matinha onde deverá permanecer nos próximos tempos aguardando a entrada em estaleiro. Podia ser uma escala de mais um navio no Tejo, não fosse este um dos navios mais conhecido da organização Sea Shepherd, a organização ambientalista que luta pela conservação dos Oceanos a nível global e que adquiriu este navio Japonês com 54 m de comprimento e 720 t GT, de 1993, que curiosamente já serviu para observação das condições meteorológicas de apoio à caça à baleia. Possui o nome do produtor dos Simpsons que pertenceu a esta organização e cujos donativos tornaram possível a aquisição deste navio.

Marian R

O Marian r, ex-Calobra e Blue Carmel. 


O navio de carga geral, Marian R, que chegou a Lisboa no primeiro dia do mês, já se encontra pronto a partir, sem carga. Seguirá viagem até Aveiro, onde deverá carregar. É um navio que navega com a bandeira do Luxemburgo, e o IMO 9491903. Tem 3845 t GT, 89,96 m de comprimento, 15,62 m de largura e um calado que pode ir até aos 6,40 m. Veio desde o porto de Vasteras na Suécia com passagem pelo canal de Kiel, até Lisboa, sem paragens. Tem capacidade para transportar 195 TEUS.

Star Courage

O navio frigorífico Star Courage a operar no terminal do Beato, em Lisboa. Este terminal dispõe de armazenamento frigorífico. Este é um navio de transporte de cargas refrigeradas, vulgarmente conhecidos como navios frigorífico. Transporta frutas avaliando pelos registos da carga paletizada, e colocada armazenada no exterior do armazém à sombra.

O Star Courage é um navio que teve proveniência da África do Sul. Antes de escalar Lisboa, fez escalas em Durban, Port Elizabeth e Cape Town portos onde carregou e de onde saiu no passado dia 21 de Agosto com destino a Lisboa.

É um navio de 2017, relativamente recente e com características que assim o indiciam como a sua irreverente proa, que maximiza o espaço de carga, assim como a popa que imita um casco de catamarã, tudo pequenos segredos da engenharia naval que melhoram a eficiência de um navio que é obrigado a dispender muita energia para poder conservar em boas condições a carga que tranporta.

Tem 188 m de comprimento, 26 m de largura e 17411 t (GT). O seu calado nesta escala estava nos 9,20m com a capacidade de carga quase total (calado máximo de 9,72 m).

Navega com o IMO 9765859 e com a bandeira do Panamá, tal como a foto acima confere. 


Operou no terminal do Beato e daqui saiu com destino a Roterdão o seu próximo porto de descarga na Europa.



Este navio apareceu na ribalta, o ano passado quando as autoridades da Colômbia descobriram um contentor com cocaína, colocado abaixo da linha de água do navio, quando este se preparava para deixar a Colômbia com destino a Espanha. A tripulação do navio que pode chegar aos 23 elementos, foi ilibada do caso e o navio seguiu a sua viagem, após a remoção da carga extra.

Friday, September 3, 2021

Alpha Hero

O Alpha Hero, entrando em Lisboa, proveniente do Brasil. O navio veio ao Tejo algumas horas para efectuar um abastecimento e prosseguir viagem até ao porto de La Curuña. Esteve em porto sensivelmente 5:30 h, apenas para efectuar um abastecimento. Este é um navio de 2018 com 3 anos de idade e 229 m de comprimento. Navega com o IMO 9671826, e mede 32.26 m de boca. Navega totalmente carregado, com 14,45 m de calado, o que o faz parecer um navio pequeno.


Recordação

Mais alguns aspectos do estado actual do ferry Recordação.
Podendo ver-se também nas imagens o ferry Expresso que se encontra ao seu lado num mesmo processo de degradação e vandalismo, aguardando apenas a ida para sucata.

Clio

Chegou a Lisboa, para ser reparado no estaleiro da NavalRocha o navio Clio. Proveniente do porto de Texel na Holanda. O navio chegou no dia 1 de Setembro pelas 23h. Deverá deixar Lisboa apenas depois da docagem. Recorde-se que foi neste estaleiro que este navio sofreu uma das transformações mais marcantes, quando deixou de se chamar Le Levant e passou a Tere Moana.