O navio Biglift Barentsz que se encontra em Lisboa a descarregar os novos pórticos de cais para o terminal de Alcântara. Estas novas gruas de descarga de navios, permitem alcançar até 22 fiadas de contentores o que permite que navios de maiores dimensões venham a operar em Lisboa num futuro que se pretende próximo. Assim navios post Panamax poderão vir a operar em Alcântara. Recorde-se que nos últimos anos os grandes navios porta contentores foram desviados de Lisboa, devido a conflitos laborais, os quais as companhias de transporte marítimo eram alheias e desviaram as suas operações encontrando alternativas em portos Espanhóis próximos onde as situações laborais estão mais resolvidas do que por cá. Porquanto, a carga que devia ser transportada para o hinterland do porto de Lisboa, era transportada por via terrestre desde os portos Espanhóis, acarretando maiores custos para o consumidor final.
Os novos pórticos de descarga de navios irão permitir uma maior eficiência na operação portuária neste terminal. Como shipspotters e apreciadores de navios, apenas esperamos que estas gruas permitam trazer mais navios a Lisboa. Este investimento, não é mais do que o cumprir de uma obrigação perante o Estado Português para a implementação de medidas ambientais mais eficientes na operação portuária e que já deviam ter sido realizadas em 2019, em função do contrato de concessão em vigor.
Parte dos equipamentos que serão substituídos e vista parcial de alguns recentemente adquiridos que ainda não operam em pleno. Os antigos pórticos e gruas de cais de fabrico Português com a marca Mague, ex-empresa de Vila Franca de Xira, mais concretamente Alverca do Ribatejo (Atual urbanização Malvarosa).
No comments:
Post a Comment