Wednesday, July 27, 2022

Ventura e MSC Virtuosa


Hoje o porto de Lisboa recebeu dois navios de cruzeiros. O Ventura e o MSC Virtuosa. O MSC Virtuosa encontra-se a realizar cruzeiros na Europa Ocidental. Este navio deverá efectuar pelo menos mais 3 escalas até ao próximo mês, neste porto. 
O MSC Virtuosa, apenas deixou Lisboa pelas 21h.

Veio de Málaga e saiu com destino a Southampton, numa tentativa de captar mercado Britânico e assim ganhar uma cota ao seu companheiro de porto o Ventura, um navio por excelência Britânico a 100%. O Ventura veio de Cádiz e seguiu também para Southampton pelas 18h, em mais um dos seus cruzeiros destinos aos Britânicos, com saídas de Southampton e escalas na Madeira e Canárias.

Registo da rotação do Ventura antes de iniciar o seu desfile Tejo abaixo
Já havíamos mostrado a escala do Ventura no Funchal nesta viagem. Reveja essa escala aqui.

Monday, July 25, 2022

Cool Runner, o navio Samsung

O Cool Runner, um navio de transporte de gás que esteve em reabastecimento de combustível em Lisboa, numa viagem entre Melkoya (Noruega) e Gibraltar, com destino ainda incerto. Provavelmente este navio é um dos muitos que por estes dias vê o seu plano de viagens alterado devido à enorme perturbação mundial que se assiste em torno do eterno tema "gás" e "petróleo".

O Cool Runner antes de chegar a Lisboa esteve fundeado no Golfo de Cádiz alguns dias. Depois veio até Lisboa abastecer e seguiu viagem com destino a Gibraltar.
É um navio com 280,5 m de comprimento e 43,42m de largura. Foi construído em 2014 e ostenta a bandeira de La Valletta. Tem uma tonelagem de 102097 t (GT). Navega com o IMO 9636797. 
Foi construído nos estaleiros da Samsung na Coreia do Sul, tem um calado de 12,15 m. E a altura do casco (parte submersa incluída) é de 26,6 m, o que corresponde em média a um edifício de 9 andares. 
É um dos 63 navios tanque da Grega Thenamaris, cores que ostenta na chaminé.

AIDAstella

Registo da chegada ao rio Tejo do navio AIDAstella, esta tarde. O AIDastella está posicionado no Mediterrâneo Ocidental e está a efetuar uma a duas escalas mensais em Lisboa, desde Novembro do ano passado, situação que se repetirá ao longo dos próximos meses até pelo menos Setembro do próximo ano.

Os portos de escala são sobretudo Espanha, ilhas Baleares e em Portugal apenas visita Lisboa com a escala com pernoita.

É sempre bom ter um navio AIDA em porto, emprestando a sua juventude e irreverente pintura de casco cuja ideia já foi entretando copiada por inúmeras outras companhias de cruzeiros.

Sunday, July 24, 2022

Pegaso

 

O rebocador da APDL, Pegaso, atracado no estaleiro naval do porto de Lisboa. A APDL, não se deixou intimidar e continua a ter uma frota própria de rebocadores que servem este porto nortenho com excelentes resultados operacionais. Uma prova do que devia ser feito nos outros portos. Uma administração portuária que não possui rebocadores é como uma instalação sanitária sem papel higiénico.
De reparar no mastro hidráulico do Pegaso para que possa passar debaixo das pontes existentes em Leixões e Douro.

Frota Portugs

A frota da Svitzer, operada pela Portugs. Após lutas na justiça o nome Svitzer desapareceu, mas a frota continua a operar normalmente.
Da esquerda para a direita, Portugs Leixões, Portugs Viana, Portugs Cascais e Portugs Sines. Anteriormente em vez de Portugs chamavam-se Svitzer Leixões, etc, etc. 
Atracados no interior do Cais da Rocha, num final de tarde veranil.

Friday, July 22, 2022

MSC Orchestra de regresso a Lisboa

Está hoje de regresso a Lisboa, o navio MSC Orchestra. Passará a ser uma presença assídua nos próximos dois meses em Lisboa, com viagens pelo Mediterrâneo Ocidental. 
A MSC Cruises através deste navio reforça assim a presença no mercado Português e a oferta de cruzeiros também para o mercado nacional inclusive com algumas partidas deste navio desde Lisboa.

Imagem:TejoLive.

Thursday, July 21, 2022

Ventura no Funchal

Registo da passagem do navio Ventura pelo porto do Funchal no dia de ontem. O Ventura efetuou a última escala do mês de Julho no porto do Funchal. 

A P&O sempre privilegiou o porto do Funchal nos seus itinerários, não fosse a Madeira um dos destinos preferidos dos turistas britânicos, mais velhos, aqueles que procuram Natureza e tranquilidade. 

Steel

O iate Steel deixando o Cais da Rocha no final de tarde do dia de hoje. Curiosidade ostentar a bandeira H Hotel, que significa que estava efectuando a manobra de largada da barra de Lisboa, com piloto a bordo. Tendo-o deixado ao largo de Belém/Trafaria. O Steel rumou para Gibraltar, depois de cerca de 2 meses e meio de escala em Lisboa. Chegou a este porto a 2 de Maio, último.

O Iate Steel é um navio com 54 m de comprimento e ano de construção 2019 no estaleiro Pendennis. 
Uma imagem que caracteriza os iates de luxo, o estado impecável em que mantêm os cascos.

Wednesday, July 6, 2022

Gunda G

O navio de carga geral Gunda G deixando Lisboa com destino à Figueira da Foz. Este é um navio com 114 m de comprimento e 14 m de largura. Navega com a bandeira de Antigua e Barbuda e com o IMO 9534274. 

Tubaralho do mar

O Tubarão do Mar, apenas mais uma das dezenas de embarcações MT que de um momento para o outro começaram a navegar no Tejo. Embarcação extremamente feia e pouco aprazível para desfrutar das vistas que o rio oferece.