Wednesday, July 31, 2024

Ilma


Ilma, foi uma empresa de lacticínios madeirense, que sucumbiu num passado recente. Operou entre 1971 e 2013, chegando a empregar cerca de 300 trabalhadores no seu ponto alto. Chegou a produzir até 25.000 litros de leite diariamente. A sua produção escoava-se na própria ilha com marcas tão famosas, como o leite Estrelícia ou Pico Ruivo. Além da sua famosa manteiga com sal, iogurtes, queijos e gelados, que deixaram excelentes memórias quando ainda não se falava em alergias à lactose, intolerância a isto ou àquilo e onde a fome imperava perante as intolerâncias todas juntas, que nasceram anos mais tarde em tempos de vacas gordas. 

Contudo e apesar das boas memórias hoje venho falar-vos de outra Ilma, o novo navio de cruzeiros, disfarçado de iate, que se estreou em Lisboa, no dia de hoje.


A estreia do novo navio da Ritz Carlon Yacht Collection, em Lisboa, ainda numa fase pré lançamento, aconteceu hoje. O navio veio do porto Francês de La Rochelle depois de ter deixado o estaleiro de Saint Nazaire no passado dia 23. Chegou a Lisboa ainda sem passageiros e saiu pelas 18 h com destino a Gibraltar. Agora fará uma série de viagens com convidados, até receber a bordos os primeiros passageiros pagantes.

Em cais teve a companhia do Island Princess e do Ventura, navios que também marcaram a sua presença hoje na capital Portuguesa, tendo o Island Princess saído pelas 17 h e o Ventura à frente do Ilma, quando passavam poucos minutos depois das 18h.

Foto do Island Princess no cais: Rui Agostinho


O Ilma é um navio com registo em La Valetta, Tem 207,83 m de comprimento, 29,65 m de boca máxima, e um calado de 6,52m. Tem 228 camarotes que podem receber até 456 passageiros. Navega com o IMO 9967586 e foi entregue pelo estaleiro no passado dia 12 do corrente mês.



Foto no cais: Rui Agostinho

Tuesday, July 23, 2024

Jaime S

Registo da entrada do Jaime S, no porto de Lisboa, já nas suas viagens comerciais de operação normalizada, na GS Lines, no passado domingo enquanto alguns veraneantes o observavam, alguns certamente sem saber que se tratava da mais recente aquisição da marinha mercante nacional.

Ambition

O Ambition deixando Lisboa no passado fim de semana. Na hora em que o Ambition desceu o Tejo com destino a Getxo, muitos aproveitavam o Verão e os banhos de mar e sol, enquanto eram surpreendidos pela sua passagem.

Wednesday, July 17, 2024

A estreia do Serenade of the Seas em Lisboa


O heliporto do navio na proa, que serve também de observatório, quando as condições de navegação assim o permitem.

Demorou 21 anos até que se estreou em Lisboa, pela primeira vez, o irmão gémeo do Brilliance of the Seas, do Jewel of the Seas e do Radiance of the Seas. 

O navio com capacidade para cerca de 2578 passageiros, e 859 tripulantes com a bandeira das Bahamas, esteve ao longo do dia de hoje em Lisboa, numa viagem que o trás do Mediterrâneo (Barcelona) para o Norte da Europa (Southampton), onde irá ficar até meados de Agosto.

O Serenade of the Seas, passou pela sua última reconversão em 2022. Tem 1074 camarotes e 13 decks de passageiros, sendo 7 deles apenas com camarotes. Consegue navegar até 25 nós, sensivelmente 46 km/h.

Tem 293 m de comprimento, 39 m de largura e 90090 t GT.  Navega com o IMO 9228344.

O Serenade of the Seas em Lisboa, com o pólo náutico de Almada em primeiro plano. Submarino Barracuda e a Fragata D. Fernando II e Glória.

Saiu pelas 18h de Lisboa com destino a Leixões onde vai estar no dia de amanhã. deverá voltar aos EUA a 19 de agosto e por lá ficará novamente garantidamente até final de setembro de 2025, não tendo mais escalas programadas em Lisboa até essa data.

Fogareiro Aquático

Mais um registo daquilo em que se transformou o nosso país, nos últimos anos, um enorme parque de diversões para servir os terroristas, em que até as embarcações particulares foram transformadas em "fogareiros aquáticos".

Tuesday, July 16, 2024

Bojador

Ora, já que nos comentários se falou nele, tinha por cá esta foto obtida há algum tempo, para publicar. Não havendo nada demais a acrescentar aguardava oportunidade de ser publicada. Nunca é demais rever o Bojador. Esta plataforma dos estaleiros Damen, está a vender muito bem, incluindo várias variantes, desde os iates de luxo até aos navios patrulha. Portugal comprou este e ofereceu à GNR.
 

Sunday, July 14, 2024

Ruivo depois de Portugal


O navio de investigação do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Mário Ruivo atracado no terminal da Rocha Conde d'Óbidos. Anteriormente ostentou o nome Mar Portugal, no seu primeiro registo nacional.

Tiziana

 

O graneleiros, Tiziana, atracado no cais avançado de Alcântara, junto à ponte 25 de Abril. Daqui saiu com destino ao cais do Beato onde se encontra a operar.

Saturday, July 13, 2024

Visita ao veleiro Chileno Esmeralda




Esteve hoje à tarde aberto ao público, no Cais da Rocha Conde D'Óbidos, o veleiro Esmeralda, da Marinha do Chile. A guarnição do navio esforçou-se por receber muito bem os visitantes e por explicar de forma simples mas cativante alguns dos principais elementos do navio e instrumentos de navegação, assim como a sua utilidade e razão de existência a bordo, assim como falar da história do navio. Fica a indicação de que existe a intenção de festejar os 70 anos do navio em Cádiz, seu local de construção.
 
Condor, o único passageiro que nunca desceu em nenhum porto que o navio visitou. A ave nacional Chilena.




O lema Chileno Vencer o Morir, presente no topo da ponte de comando do Esmeralda.

As luzes de navegação do navio, neste caso, luz de bombordo e o canhão de salva, utilizado para as saudações de entrada nos portos, por onde passa.
Virgen del Carmen, presente na ponte de comando. 
O pavilhão Chileno hasteado na ponta dos mastros principais. Desejamos boas navegações ao Esmeralda e a toda a sua tripulação que tão bem nos recebeu a bordo.

Ilha da Madeira, em aprestamentos

O Ilha da Madeira em aprestamentos no Cais do estaleiro da NavalRocha. A mudança de cores favorece a sua imagem. Aguarda-se a sua entrada em serviço na linha da Madeira.