Tuesday, March 5, 2024

Navio Funchal em Santa Apolónia


Sobrevoando o paquete Funchal que agora se encontra atracado em Santa Apolónia montante aguardando um destino final que lhe possa conferir mais glória, aquele que é o paquete Português mais famoso de sempre e que merecia ser transformado em hotel flutuante no porto de Lisboa.

Friday, February 16, 2024

AIDAsol em final de volta ao Mundo

Esteve hoje de passagem por Lisboa o navio AIDAsol, numa viagem de regresso de uma volta ao mundo. Esta viagem iniciou-se em Hamburgo a 27 de Outubro de 2023 e irá terminar no mesmo porto já no próximo dia 21 de fevereiro, após 117 dias de mar.

Saturday, February 10, 2024

Algés e Castelo

Os catamarãs Algés e Castelo, que ainda formam o trio com o catamarã Chiado, cujo destino poderá ser conhecido já no próximo dia 14 de fevereiro. Todos são navios com 45 m de comprimento, por 11,79 m de boca e com um calado de 1,35 m. 

Estas duas unidades foram construídos nos estaleiros de FBM Marine na ilha de Wight. Já o Chiado e o Bica, o quarto navio desta série, foram construídos no estaleiro da Figueira da Foz, em subcontratação. Foram todos construídos em alumínio, daí que o Chiado possa estar a apresentar danos estruturais que o obriguem a ser demolido. Apresentam uma arqueação de 431 t. Conseguem atingir 25 nós de velocidade máxima, mas normalmente operam no Tejo em velocidades inferiores. Maioritariamente faziam a ligação com o Montijo, onde a população os acusou da erosão das pequenas ilhas existentes no Tejo, como a ilha do Rato. Possuem 2 salões de passageiros e serviço de bar, embora esteja sempre fechado. Têm capacidade para 487 passageiros e estão ao serviço desde 1 de Agosto de 1995 (Algés) e 26 de setembro de 1995 (Castelo).
Coincidência, ou não, o facto de ambos os navios desta série que foram construídos em Portugal, estarem já abatidos ou em vias disso e estas duas unidades ainda estarem ao serviço. Poderá estar relacionado com os conhecimentos efetivos sobre construção em alumínio à data da sua construção, em Portugal e no estrangeiro.

Chupa Chups

O momento de fama desta pequena embarcação de pesca residente no rio Tejo.
 

Thursday, February 1, 2024

Naxos II

O regresso do Nsxos II ao estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. O navio encontra-se neste estaleiro em trabalhos de manutenção. Já havíamos registado este navio neste mesmo estaleiro em 2021, reveja aqui. Note-se que a MM Marine costuma atribuir nomes de ilhas gregas aos seus navios, caso do Naxos (II).

Tuesday, January 23, 2024

Monday, January 22, 2024

Navios da Transtejo à venda

A Transtejo está a vender 3 dos seus navios que agora já se encontram fora de serviço. Deixamos um registo dos 3 navios sobre os quais está a decorrer o processo de venda. registos do Chiado e do São Jorge quando ainda estavam operacionais e cruzando as águas do Tejo com passageiros. O Chiado, terá como destino final o abate, já o S. Jorge e o Pedro Nunes ainda poderão vir a ter outros destinos que não o abate.
O São Jorge é uma ótima escolha para quem pretender um navio robusto para cruzeiros fluviais.
Abaixo fica o registo do Pedro Nunes no local onde se encontra, aguardando comprador e novo destino.

Sunday, January 14, 2024

O dia mágico

É conhecido entre os entusiastas de navios Madeirenses, como o dia mágico. Isto porque costumam esperar até ao último dia do ano, para terem uma casa cheia de navios. Os navios neste último dia do ano, convergem para o porto do Funchal, para assistirem ao espetáculo de fogos de artificio  de recepção ao novo ano.
Devido ao elevado número de navios, face à capacidade dos cais do porto do Funchal, é usual neste dias vários navios fundearem, na baía do Funchal e assim aguardarem pela chegada do novo ano. Enquanto fundeiam os seus passageiros visitam a cidade através de uma ligação constante entre o navio e terra efectuadas pelas baleeiras dos navios, o que confere um movimento anormal de "tráfego local" ao porto do Funchal.
Deixo alguns registos de parte dos navios que este ano convergiram ao porto do Funchal para darem as boas vindas a 2024. Foram eles, o Queen Victoria, Arcadia, Borealis, Mein Schiff 1,Spirit of Adventure, Marella Explorer, Mein Schiff 3 e AIDAcosma. Nem todos estão nestes registos.

Uma das baleeiras do Queen Victoria efectuando um desembarque de passageiros, pela manhã, no Funchal.
O Borealis com o Queen Victoria a espreitar na ponta da Pontinha.

O Arcadia revelando algum mau trato do casco. Sinais de um eventual Adeus à frota P&O.


As dragas Ilhéu da Mina e Porto Novo, responsáveis pelo lançamento do fogo, a partir do mar.




A draga Baixio da empresa Tecnovia, que também faz parte do grandioso espetáculo de passagem de ano na Madeira, através do lançamento de fogos, desde o mar.
Passageiros que eventualmente nem desembarcam, permanecem a bordo o dia inteiro.



O transbordo, neste caso do Mein Schiff 1 para uma das suas balsas.




O Borealis e o Arcadia no cais sul, enquanto recebiam o Spirit of Adventure que assim se juntava à festa.


Na ponte do Spirit of Adventure as decorações de Natal despertavam a atenção.




Dois postos de lançamento de fogos, desde o mar, com o apoio de plataformas flutuantes e abaixo os e navios utilizados para o mesmo fim.










O local de desembarque e embarque para os navios fundeados.












AIDAcosma o navio que se encontra a efectuar cruzeiros semanais com escalas no Funchal e que também se juntou à festa já pelo final da noite.

O Marella Explorer, outro navio em situação idêntica ao AIDAcosma.