Sunday, August 20, 2023

Norwegian Viva

Depois de o termos fotografado em Outubro de 2022 no estaleiro de Veneza, em construção, veja aqui, hoje foi o dia da estreia do Norwegian Viva em Lisboa. Chegou de manhã bem cedo e partiu pela hora do pôr do sol, o que nos permitiu um registo da sua descida do Tejo na passagem pelo Cristo Rei e pela ponte 25 de Abril.

As diversões são uma constante nos novos navios, que se estão a transformar em parques aquáticos e a perder a identidade de navios. Prova disso é meter tantas pessoas dentro deste navio impossibilitando o descanso daqueles que procuram no mar, uma viagem de relaxamento, transformando-a assim num autêntico inferno com milhares de pessoas a chatearem-se umas às outras pior que em qualquer centro comercial bem lotado ou rua de uma cidade em dia de saldos.

Friday, August 18, 2023

Ferry Ucraniano em Lisboa

A passagem do Greifswald por Lisboa para reabastecimento, chamou a atenção de alguns entusiastas de navios. Para os mais atentos, este não é apenas um navio ro-ro. Ele é apenas o detentor do recorde do Guiness para o maior navio do mundo da categoria ro-ro/pax/railway ferry. Traduzindo significa que é o maior navio que transporta passageiros, veículos automóveis e veículos que circulem sobre carris tudo no mesmo transporte. 

O ro-ro/pax/railway, Greifswald é operado pela Ukrferry, uma empresa Ucraniana que o operava no Mar Negro numa viagem regular entre Chornomorsk (Ucrânia) e Poti na Geórgia, fazia também a ligação entre Chornomorsk e Batumi também na Geórgia, atravessando o Mar Negro, tal como a Ukrferry já o fazia há 25 anos. Contudo e devido à atual guerra na Ucrânia, o navio teve de ser reposicionado em outros mercados. Atualmente está a efetuar viagens entre os Países Baixos e a Líbia, com passagem ao largo de Portugal. Numa dessas passagens, que é o caso do dia de hoje, decidiu parar em Lisboa para reabastecer.

O Greifswald, ostenta o nome de uma cidade do Leste da Alemanha, no mar Báltico, pois foi construído em 1998 no estaleiro Matthias Thiesen, na Alemanha. Tem 190 m de comprimento e 28 m de boca. Navega com a bandeira do Panamá as suas 24084 t GT sob o IMO 8311912.




Monday, August 14, 2023

Aqualegend

O navio petroleiro Aqualegend numa curta escala em Lisboa, apenas para abastecimento. Uma situação que é cada vez mais frequente neste porto, os navios que apenas vem abastecer e partem do Tejo sem tocar em qualquer cais deste porto. O Aqualegend tem 248,97 m e 43,84 m de largura. Navega há 11 anos com o IMO 9592240 e atualmente com a bandeira Liberiana, com o emblemático porto de Monróvia na popa. Tem 61237 t GT. Veio do porto espanhol de Punta Langosteira e saiu ainda sem destino, situação normal nos navios mercantes que dependem de fretes.
É uma construção dos estaleiros da Samsung na Coreia do Sul e propriedade da Unisea Shipping da Grécia.
 

Saturday, August 12, 2023

Crystal Serenity pela Abercrombie & Kent

Depois da falência da Crystal Cruises em 2022, marca que estava ligada à Genting de Hong Kong, a marca foi adquirida pela Abercrombie & Kent com origens no Quénia.

Este operador turístico, conseguiu manter a marca Crystal Cruises e os navios oceânicos da marca. Os navios fluviais e de exploração foram vendidos a outras empresas.

Assim regressa hoje a Lisboa, sob uma nova administração o Crystal Serenity, um navio de luxo, que está em reinício de operação. Veio de Portimão e terminou em Lisboa o seu cruzeiro com origem no Mediterrâneo (Marselha). Aqui inicia uma viagem até Southampton e seguirá viagem para Leixões nesta sua passagem pela costa Portuguesa. O Crystal Serenity não tem mais escalas previstas em Lisboa até final do próximo ano de 2024. Poderá vir a manter o mesmo tipo de visita que mantinha anteriormente, visitas esporádicas e bastante espaçadas, mas voltando de vez em quando a Portugal, incluindo inclusive algumas escalas com pernoita. O último registo deste navio em escala em Lisboa, que tínhamos era de 19 de agosto de 2019, antes da pandemia que levou ao colapso da Crystal Cruises, veja aqui.

Thursday, August 10, 2023

Medroa

A lancha de pilotos do Porto da Figueira da Foz, Medroa, navegando no rio Mondego, assistindo a mais uma chegada de um navio mercante a este porto. Tem 11 m de comprimento e 3 m de largura.

Saída do Vista

Com um ligeiro atraso face ao previsto, deixou Lisboa o navio Vista, com destino a Leixões, nesta que foi a sua primeira descida do rio Tejo e a segunda passagem pelo Cristo Rei. O nome deste navio em português, não lhe abona...


O Vista é um navio da classe Allura que dispõe de internet grátis para todos os passageiros sem encargos adicionais, tal como acontece nas companhias de cruzeiros para gente pobre.

Estreia do Vista em Lisboa

Estreou-se no dia de hoje, no porto de Lisboa o navio Vista da Oceania Cruises, parte do Grupo Norwegian Cruise Lines. Deverá abandonar Lisboa apenas ao final da tarde do dia de amanhã. Teve por companheiros de cais os navios Spirit of Discovery e o Anthem of the Seas.

Wednesday, July 26, 2023

MSC Virtuosa entrando no Tejo

 

O navio MSC Virtuosa entrando no Tejo, seguido pelo Europa 2 visível pela sua popa. Imagens da webcam do Porto de Lisboa, pelas quais poderá sempre acompanhar o movimento do porto em tempo real 24h por dia.

Tuesday, July 25, 2023

Marielyst

O porta contentores Madeirense, Marielyst, saindo de Santa Apolónia com destino a Londres (Thames). Daí fará uma rotação até Roterdão e outros portos do Norte da Europa este navio da E.R. Schiffart que como as fotos demonstram transporta parte dos contentores do gigante One. O Marielyst é um navio porta contentores de 2010, com 157 m de comprimento, 23 m de largura, e 12514 t GT. Navega com o IMO 9448669, e já teve vários nomes, entre eles, Leguan, ER Riga, E.R. Riga e atualmente navega como Marielyst. É uma construção Chinesa do estaleiro Wujiazui shipbuilding em Nanjing, China. Leva a bandeira Portuguesa na popa, com um casco a ostentar um péssimo aspecto.

Monday, July 24, 2023

Adavega

O navio graneleiro Adavega, fundeado no Tejo, possivelmente aguardando o próximo porto de destino, depois de ter decarregado cereais no porto de Lisboa provenientes de La Rochelle, França. É um navio de 2010, embora aparente mais idade. Tal deve-se á construção naval Japonesa que ainda apresenta um estilo um pouco arcaico comparativamente à construção naval Europeia. Tem o IMO 9539339, navega com a bandeira da Libéria e tem 115 m de comprimento, 19,6 m de boca e um calado de 11,4 m. Já ostentou o nome Siam Sucess, até maio de 2020. É propriedade da Adavega shipping com o armador Adakent Shipping. Tem 3 gruas FWD de 30 t cada e uma tonelagem de 7313 t GT. 
É devido a estes navios que passam despercebidos que podemos ter pão na mesa todos os dias, caso contrário não havia pão nas padarias portuguesas todas as manhãs. Uma vergonha nacional, um país que é incapaz de produzir os seus próprios cereais mas é capaz de infestar os campos com abacateiras e mirtilos produzidos por mão de obra escrava.