Wednesday, December 28, 2022

Eco Malta

Eco Malta o ferry ro-ro cargo da Grimaldi que não emite gases poluentes em porto. É o sexto de um grupo de 12 navios bastante eficientes em termos energéticos. Este navio foi entregue à Grimaldi no início de Março deste ano. Nas imagens vemo-lo a navegar no Adriático rumo ao Sul de Itália com saída de Ravenna.

Com 238 m de comprimento e navegando sob a bandeira Italiana, o Eco Malta tem 38 m de boca, 67311 t (GT), e uma velocidade de serviço de 20,8 nós. Tem 7 decks de carga que podem albergar cerca de 500 trailers e 180 veículos. Ou seja, 7800 m lineares de espaço de carga sendo 2 decks ajustáveis.

Em porto pode cortar a emissão de gases para zero devido ao abastecimento de eletricidade desde terra para as suas baterias de 5 MWh. Conta ainda com 350 metros quadrados de painéis solares.

Faz parte de um lote ainda restrito de navios bastante avançados em termos ambientais, face aos outros. A quase ausência de emissões deve-se aos sistemas de retenção avançados de partículas, que minimizam a sua exaustão quando o navio se encontra a navegar consumindo combustíveis fósseis.
Um dos elementos de design que mais se destacam neste navio é a sua proa, além do casario bem distribuído a meio navio, assim como a larga porta de popa, para rápidas operações em porto.

Tuesday, December 27, 2022

Hav Zander saindo de Setúbal

Por estes dias, rumamos até Setúbal onde apanhamos o Hav Zander a zarpar. O navio da Norueguesa HAV, estava de partida para Gijón, Espanha. A HAV é uma companhia que opera uma frota de navios de carga geral de pequeno porte, no short sea Europeu. São habituais nos portos Portugueses os navios desta companhia.

O Hav Zander é um navio com 32 anos de idade. Tem o IMO 9001849, e navega com a bandeira das Bahamas registado em Nassau. Tem 88,28 m de comprimento, 12,5 m de largura e 6,5 m de calado. A curiosidade deste navio além das reduzidas dimensões é o facto das tampas dos porões serem nervuradas. Apesar dessa diferença face aos restantes navios consegue carregar 1,6 t /m2 no topo das tampas. Pode carregar até 154 TEUS.


Tuesday, December 13, 2022

Norwegian Gem e Balmoral

Num dia em que Lisboa foi novamente fustigada por inundações e chuvas fortes no espaço de 5 dias, dois navios visitaram a capital e os seus passageiros puderam aventurar-se pelas ruas inundadas de Lisboa. Uma cidade que não oferece condições para o turismo em dias de chuvas fortes, nem mesmo para os que chegam de navio.

Ambos deixaram Lisboa ao final da tarde, com destino a Cádiz, o Balmoral e Funchal o Norwegian Gem.

Friday, December 9, 2022

Rebocadores em Alhos Vedros

Alguém consegue identificar quais são os 3 rebocadores que restam no estaleiro de Alhos Vedros? O da direita acima teve registo em Gdansk. O da esquerda o nome começa por "LE".
Quem quiser ajudar e ou souber, que deixe a resposta através dos comentários ou contactos do blogue.

Portuense

O barco Portuense, com a matrícula P-230-AL, construído em Aveiro, é um falso rabelo. É uma embarcação construída apenas com a finalidade turística, com capacidade para transportar 45 passageiros, num casco de aço ao contrário dos tradicionais rabelos com casco em madeira. Tem 4 m de boca, 19 m de comprimento e um calado de apenas 0,60 m. Destina-se apenas ao transporte de turistas no rio Douro, imitando uma embarcação tradicional, os rabelos que antigamente serviam para transportar o vinho do Douro até Gaia. Além do Portuense, existem ainda mais alguns falsos rabelos que navegam no Douro. São bastante fáceis de identificar, uma vez que possuem cascos em aço e não em madeira como os tradicionais. Além disso possuem mais comodidades para o fim a que se destinam, transporte de turistas.

Thursday, December 8, 2022

Norwegian EPIC

É epicamente um dos navios de cruzeiros, mais feios que navegam e que já visitou Lisboa. O Norwegian Epic é um erro concepcional da Norwegian Cruise Line a par do Pride of America.

Esteve em Lisboa numa escala prolongada de quase 3 dias, e daqui saiu com destino às Bermudas, o território Ultramarino do Reino Unido, após efectuar embarque de passageiros.

Tuesday, December 6, 2022

Y/B NHPEYΣ

O Submarino Grego Nereus. De origem Alemã este submarino insere-se numa classe de 4 encomendados à Alemanha pela Grécia entre 1968 e 1972. Com 1100 t GT estes submarinos têm vindo a sofrer actualizações ao longo dos anos, podendo estar provavelmente já perto do seu final de vida. O Nereus foi fotografado na base naval do porto de Souda.

Monday, December 5, 2022

Baltic Tern

Um dos navios regulares em Lisboa, associados ao short sea, o Baltic Tern, operado pela X-Press feeders. Efectua transhipment desde Roterdão até Lisboa com escala em Leixões. No sentido inverso, efectua escala em Vigo e Roterdão. Tem bandeira Cipriota e efectua esta linha juntamente com o navio Essence.



Os produtos frescos são uma das principais cargas devido à rapidez de transporte dada pelos 5 dias de mar, entre Roterdão e Lisboa. É um navio porta contentores com a particularidade de não possuir gruas por isso está limitado a operar apenas em portos que disponham destes meios de descarga/carga.

Bow Saga

Mais um navio dos que apenas vêm ao Tejo reabastecer e depois partem. Neste caso o navio tanque Bow Saga, que veio do Médio Oriente e saiu com destino aos Estados Unidos, Charleston. 


Navio da Odfjell tankers, companhia que se orgulha de ser centenária através da mensagem pintada no casario do navio 1914-2014. Navega com a bandeira Norueguesa, um dos poucos países que gosta de manter os seus navios tanque sob a sua bandeira.

A passagem pelo Bugio antes de entrar em pleno Oceano Atlântico para mais alguns dias de viagem até ao destino.

Norwegian Sun

 


Alguns aspectos no Norwegian Sun, atracado no cais do Jardim do Tabaco, aos pés de Alfama. O navio que nos visita neste Inverno e dá a possibilidade aos Portugueses de conhecerem um dos navios mais antigos da frota da Norwegian Cruise Line. Ao fundo ainda é possível ver o porta contentores CT Daniel.