Saturday, July 27, 2019

Fundeadouro de Cascais

Registo de dois navios que se encontravam esta tarde no fundeadouro de Cascais, o principal ponto de espera para os navios que aguardam entrada no porto de Lisboa. 
Assim encontravam-se ali os navios Lucky Spirit e o X-Press Monte Cervino. O Lucky Spirit é um navio graneleiro que aguarda entrada em Lisboa nest efundeadouro. O X-Press Monte Cervino é um porta contentores que é esperado no dia de amanhã em Lisboa, logo pelas 6h no terminal de contentores de Alcântara. É habitual em Lisboa, pois trata-se de um navio feeder que efectua serviço entre Espanha e Portugal, com passagem pelo Norte de África. 
A passagem das ondas, mostrando o seu efeito no navio fundeado.

Saturday, July 20, 2019

Visita ao Funchal



 Mais uma rápida passagem pelo cais da Matinha para observar o estado do paquete Funchal. A cada dia que passa o navio degrada-se mais um pouco mas mantém a beleza de sempre. Falhada a promessa de o transformar num navio de incentivo à malandragem juvenil no Mediterrâneo oxalá que venham novos proprietários com ideias mais dignas deste veterano dos mares.



Braemar


Num dia de Verão em que Lisboa se encontra completamente cheia de turistas, visita o porto de Lisboa, o pequeno Braemar. Este navio da Fred Olsen assíduo visitante da cidade, deixará Lisboa pelas 16:30h com destino a Southampton onde irá terminar a sua viagem que teve início nesse mesmo porto e foi até Marselha.
Aproveitando a passagem para registo do Braemar, verificamos que o Florinda ainda por cá está a carregar no Mar da Palha. Rodeado pelo rebocador Baía do Seixal e batelões. Ao fundo podemos ver a elevação de Palmela.
O Braemar deixando Lisboa à hora prevista e cruzando-se na descida do Tejo com o barco Évora.
A ultrapassagem ao Guanarteme, o navio que o abasteceu e que se dirigia de novo para o seu terminal no Porto Brandão.

Insular rumo a Ponta Delgada


O navio porta contentores Insular saindo de Lisboa no dia 19 de Julho com destino a Ponta Delgada, Açores.



Passageira ou tripulante?

Wednesday, July 17, 2019

Florinda

O navio Panamenho, Florinda que na verdade pode quase ser considerado um navio Português uma vez que é operado pela companhia de navegação Portuguesa, Portline Bulk International, com sede na Avenida Infante D. Henrique (332) em Lisboa.
A chaminé com as cores da Portline do Florinda e ao fundo o Finita R a descarregar no Barreiro
Cada vez mais raro ver os navios de maior porte desta companhia de navegação por cá, mas sempre bom poder registá-los como foi o caso destas fotos em quase noite de Inverno em pleno mês de Julho como o navio graneleiro Florinda fundeado no Mar da Palha. Desconhece-se a razão da vinda a Lisboa, mas provavelmente razões comerciais com parceiros nacionais o trouxeram cá vindo de Gibraltar, tendo chegado pelas 16h a Lisboa. A saída está prevista para o dia 19, pelas 23h:59.
O Florinda é um navio com 190 m de comprimento, 32,2 m de boca e 13 m de calado, com uma parede vertical de chapa de aço de aproximadamente 6 m, acima da linha de água. Foi construído em 2008 na China (Tsuneishi Group shipbuilding) e recebeu o IMO 9423499, podendo navegar até 14,2 nós. Tem uma tonelagem bruta de 32415 e  encontra-se equipado com 4 gruas de 30 toneladas cada.
O Port Douro, outro navio da Portline, provavelmente mais conhecido pelos portos nacionais. (vendido em 2011)

Saturday, July 6, 2019

Lisnave

Registo de um, das dezenas de navios que anualmente são reparados no rio Sado, mais propriamente no estaleiro da Lisnave na Mitrena. Neste caso trata-se do Ridgebury Katherine Z com registo em Majuro, um pequeno Atol no meio do oceano pacífico que é bastante vulgar aparecer no casco dos navios mercates. Muito provavelmente serve para lavagens de capitais fora do espaço Europeu, facilitando com o contorno da legislação marítima internacional e proporcionando boas condições de esclavagismo de tripulações. O Ridgebury Katherine Z é um navio tanque químico construído em 2009. Tem 183 m de comprimento e 32,24 m de boca. Ostenta 50215 toneladas e navega com o IMO 9439797. Anteriormente ostentou o nome Yasa Marmaris tend operado por essa companhia Turca e ostentado bandeira Turca. Como curiosidade o Z do nome do navio deriva do fundador da companhia Ridgebury tankers, o senhor John Zipser e Katherine o nome da sua esposa. 

Também na Lisnave encontramos esta estrutura em construção que se supõe que seja a base flutuante das turbinas eólicas de produção de energia em alto mar, de um parque eólico a instalar ao largo, no Norte de Portugal (Aguçadora, Viana do Castelo). Parque esse ao qual se iniciam os trabalhos de delimitação marítima e criação de zona de navegação proibida, por estes dias. Este projecto é pioneiro e 100% Português, pelo facto de ser criado com o recurso a um gerador flutuante. Os existentes atualmente um pouco por várias partes do Mundo encontram-se acoplados a estruturas fixas no fundo marítimo. (mais info aqui)

Thursday, July 4, 2019

Fairpartner

O Fairpartner, navio de  de transporte de cargas pesadas da Jumbo, companhia que costuma operar no porto de Setúbal. Nas fotos vemos o Fairpartner, fundeado no rio Sado em frente aos estaleiros da Lisnave. Daqui saiu com destino ao Egipto via canal do Suez.

SeaScan 1

O navio de aspecto bonito e ar semi abandonado que escondia 125 milhões de Euros em droga, a bordo. O SeaScan 1 encontra-se apreendido no porto de Setúbal após uma operação de erradicação do narcotráfico que foi noticiada por vários meios de comunicação social em Janeiro último. Provavelmente será mais um navio que reverterá a favor do estado Português e irá ficar por vários anos atracado ao cais enquanto o problema é resolvido em tribunais. O SeaScan 1 é um rebocador de alto mar com bandeira do Panamá, construído em 1985 e com 276 toneladas. Tem 41,5 m de comprimento, 10,4 m de largura e caiu nas mãos da rede criminosa, por provavelmente ser já um navio em fim de vida e barato face à "carga" que transportava.

Saturday, June 22, 2019

Canais de Amesterdão

Algum do tráfego diário pelos canais de Amesterdão, onde se incluem os barcos-casa, de cais fixo e com endereço postal atribuído. Os restantes fazem parte da rotina diária dos canais, entre embarcações particulares ou empresariais, de trabalho ou de lazer.






















Existe sempre aquele pateta que insiste em inventar e fazer porcaria...