Tuesday, July 2, 2024

Ilha da Madeira de azul

O navio Ilha da Madeira já se encontra com as cores da Transinsular, o azul que é também a cor da Região Autónoma da Madeira, que no dia de hoje celebra mais um dia da sua existência.
O S. Jorge que já saiu da doca seca. Pode-se ver que o espaço na zona da chaminé já se encontra com aproveitamento, podendo eventualmente vir a ser um espaço para fruição dos passageiros, algo que a Transtejo nunca permitiu que os seus passageiros utilizassem, aquela zona do navio. Desconhece-se quais as razões.

4 comments:

  1. O «ILHA DA MADEIRA» está a ficar bonito com exceção, no meu entender, da chaminé descaraterizada, sem as riscas típicas da empresa e com o logótipo perdido no casario. É uma pena.

    Entretanto, alguns órgãos de comunicação social regional já divulgaram a aquisição do «JAIME S» pela SG Lines, indicando que o navio substituirá o «REBECCA S» na linha da Madeira, enquanto este passará para a carreira dos Açores, por dispor de gruas próprias – algo indispensável nalguns portos daquele Arquipélago. Com esta operação, a SG Lines pretende substituir o «INSULAR» - afretado à Transinsular -, por uma unidade própria, com mais capacidade de carga. Curiosamente, as diversas notícias que li são todas ilustradas pela mesma fotomontagem, não sendo dito em nenhum caso que se trata de uma antevisão e não de uma fotografia real do navio, o que considero uma omissão relevante.

    Quanto ao «S. JORGE», pergunto se, ao sair da doca, terminará os trabalhos na NavalRocha ou rumará à NavalTagus para a conclusão dos trabalhos em curso. Vamos aguardar.

    ReplyDelete
  2. Obrigado pelas informações e boa noite. Alguém sabe alguma coisa sobre o navio rumba agora em santa Apolónia no lugar onde geralmente efetua o serviço a transisular pelas ilhas. É um outra nova aquisição?

    ReplyDelete
  3. Infelizmente, pouco consegui saber sobre este navio, para o conseguir esclarecer. O «RUMBA» chegou a Lisboa proveniente de Hamburgo e tem partida prevista para amanhã, rumo a Ponta Delgada. É agenciado pela Navex que, tal como a Transinsular, faz parte integrante do Grupo ETE. Agora se foi afretado ou adquirido para algumas das Companhias de Navegação nacionais, é algo que não lhe sei dizer. O sinal AIS não indica, à hora em que lhe respondo, quaisquer alterações de nome, sendo que o navio já tinha registo MAR desde fevereiro de 2022.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode tratar-se de um fretamento. Vamos aguardar para ver as próximas viagens e passos deste navio. É um tudo semelhante aos restantes destas linhas de cabotagem nacional.

      Delete