Após a docagem para mudança de "pelagem", o "novo" Ilha da Madeira já se encontra no cais de aprestamento do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa. De destacar o regresso do castelo de proa branco, a este navio que tão bem lhe fica e identifica como um navio da Transinsular.Já as letras no costado ficaram pouco expressivas embora se perceba que quando o navio estiver carregado as mesmas já ficaram pela linha de água e aí talvez até pareçam melhor.
Ao lado do Ilha da Madeira, está de passagem por Lisboa o navio de guerra Francês, Guepratte, que tem saída agendada para o dia de amanhã, pelas 9h.
Concordo a 100% que a dimensão do ‘lettering’ no costado do «ILHA DA MADEIRA» ficou algo desproporcionada [por defeito] face ao que o navio pedia e merecia, tratando-se, como é o caso, de um belo porta-contentores.
ReplyDeleteImagino que a intervenção em curso seja tecnicamente relevante – e não apenas do foro da ‘cosmética’ - pois o «ILHA» só tem partida prevista para 30 de agosto. No mero campo das especulações, pergunto se este navio não estará também a ser sujeito à implementação de medidas destinadas à mitigação da sua pegada ecológica, nomeadamente no que concerne ao controlo e à redução das emissões de gases com efeito de estufa, pois o PRR contemplava fundos específico para a implementação deste tipo de melhorias.
Entretanto, o «S. JORGE» deu lugar ao «ILHA DA MADEIRA» no cais de aprestamento da NavalRocha, tendo sido deslocado para o interior da Doca Espanhola, para zona próxima do local de atracação dos outros navios da Veltagus. Suponho que pelo menos os trabalhos de remodelação dos interiores possa prosseguir aqui.
Verdade o S. Jorge foi deslocado para o local do seu operador. E agora os sinais da Transtejo já se encontram completamente apagados do navio. Ali deverá sofrer as devidas obras de reabilitação que o hão-de preparar para regressar à navegação.
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