Sunday, March 22, 2020

Navio de cruzeiros MSC Fantasia em Lisboa

Leia o comunicado oficial da companhia no final do post.

Veja a comunicação oficial da companhia no final deste post.
Se não fosse a pandemia mundial que está em curso esta seria apenas mais uma escala do MSC Fantasia num cruzeiro transatlântico de regresso à Europa, vindo do Brasil. Contudo e atendendo às condições actuais é uma escala em Lisboa para uma operação de repatriamento de cerca de 1300 cidadãos. Com precedência de Santa Cruz de Tenerife onde o navio fez escala no dia 20 e apenas foi autorizado a abastecer. Ali não foi permitido o desembarque de passageiros, para as habituais excursões turísticas. Chegou a Lisboa pelas 9:00 h, depois de ter saltado a escala no Funchal que deveria ter ocorrido no dia 21 (ontem).
O itinerário previsto do navio, que em parte não se cumpre.
O navio chegou com 1338 passageiros, dos quais 27 são cidadãos Portugueses.  Os passageiros Portugueses serão sujeitos a teste de despistagem de doença Covid-19, e serão informados das medidas de quarentena em vigor. Os restantes passageiros serão escoltados até ao aeroporto, para efectuarem voos humanitários de regresso aos seus países de origem. 
O seu próximo cruzeiro está agendado para o dia 1 de Maio com partida de Marselha, numa viagem pelo Mediterrâneo. Fonte: Expresso
Algumas televisões estão de momento a fazer uma quarentena ao lado do navio tentando ganhar audiências e inventando entretenimento, nomeadamente canais de televisão de pouca ou nenhuma credibilidade jornalística e retirando recursos às autoridades que lhes tiveram de criar um cerco para os isolar e manter a uma distância segura do navio.

ATENÇÃO: Informe-se sempre em canais de televisão de referência, e em jornais de credibilidade. Não dê atenção a canais alarmistas e que difundem qualquer informação tendo apenas por objectivo reter audiências. Seja um cidadão informado, saiba filtrar a informação que ouve e que chega até si.

Comunicado oficial MSC Cruzeiros:


Declaração Oficial: MSC Fantasia em Lisboa, Portugal


22 Março, de 2020

O MSC Fantasia chegou hoje a Lisboa, às 9h00 AM.

A MSC Cruzeiros cooperou com as autoridades portuguesas de modo a coordenar a chegada do navio ao porto, o seu destino final, bem como o desembarque dos passageiros. Todos os passageiros vão voltar para seus países de origem directamente do navio.

As autoridades portuguesas encontram-se actualmente a realizar as verificações habituais, incluindo os mais altos controles sanitários por parte das autoridades de saúde antes de os passageiros serem autorizados a desembarcar. Considerando as precauções extraordinárias que todos os países estão a aplicar nas suas fronteiras para combater a propagação do COVID-19, este processo pode demorar mais que o normal.

Após deixar o Brasil, o navio não teve mais embarques ou desembarques de passageiros até à sua chegada hoje a Lisboa. Nenhum passageiro ou tripulação a bordo sofre de doenças respiratórias ou apresenta sintomas de gripe. Não há evidências que sugiram que alguém a bordo possa estar infectado com o COVID-19.

Como parte das medidas adicionais que a MSC Cruzeiros introduziu em toda a sua frota para combater a propagação do COVID-19, o MSC Fantasia passou por vários processos profundos de saneamento durante a viagem. Além disso, a MSC Cruzeiros realizou medidas de triagem adicionais na altura do embarque e verificou todos os históricos de saúde e viagens de todos os passageiros e tripulantes antes de permitir o embarque.

Este é o último porto do itinerário do MSC Fantasia. Após o compromisso da MSC Cruzeiros de suspender temporariamente toda a sua operação até 30 de abril, o MSC Fantasia deixará de operar.

A MSC Cruzeiros gostaria de agradecer às autoridades portuguesas por toda a sua cooperação. Queremos igualmente pedir as nossas desculpas aos nossos passageiros pela inconveniência que esta situação lhe possa ter causado, e agradecer-lhes toda a continua confiança e compreensão. 

No comments:

Post a Comment