Thursday, December 31, 2020

Passagem de ano na Madeira

Se existe passagem de ano em Portugal, digna de festejar, essa é a passagem de ano Madeirense. Embora este ano condenemos os festejos que ali se vão realizar dentro de algumas horas. Este dia, está às décadas associado a uma parada de navios de passageiros, no porto do Funchal, que ao longo dos anos, tem vindo a ganhar reputação por entre os entusiastas de navios a nível mundial. Este ano, atípico em tudo, essa bonita tradição, quebrou-se.

Apesar de tudo, dois navios de cruzeiros, o Mein Schiff 1 e o Mein Schiff 3, irão marcar presença nas águas Madeirenses, sem efectuarem qualquer desembarque. Ficarão fundeados a cerca de 3 milhas do porto do Funchal (esta distância corresponde ao limite de jurisdição da autoridade portuária).  O Mein Schiff 1 o único navio com passageiros a bordo, cerca de 1083 passageiros e 790 tripulantes, chegará próximo da meia noite e depois de assistir ao espectáculo pirotécnico de recepção ao novo ano, deverá regressar novamente às ilhas Canárias onde tem estado a operar para o mercado Alemão, país da sua operadora, Tui Cruises. Já o Mein Schiff 3 que chegou à Madeira no passado dia 27 de Dezembro, tendo permanecido ao largo, na zona da Ponta do Sol e Madalena do Mar, deverá também aproximar-se do Funchal para ver os fogos, devendo permanecer na ilha mais alguns dias. No porto do Funchal encontram-se apenas o ferry Lobo Marinho, e no exterior do molhe do porto as dragas Baixio, Porto Novo e Anjos. de onde serão lançados os fogos de artifício contratados em Julho quando já eram conhecidos os efeitos da pandemia e previsível a sua duração.

Desejo um óptimo ano de 2021 a todos os leitores deste blogue e que em 2021, tenham sobretudo Saúde, o resto tudo se alcança com mais ou menos dificuldades. Bom Ano.

No comments:

Post a Comment