Monday, December 21, 2020

Porque apitam os navios em Lisboa?

Navio semi oculto pelo nevoeiro, no rio Tejo

É uma pergunta bem frequente, sobretudo por parte dos novos ricos que recentemente roubaram as casas que pertenciam aos idosos que foram corridos das zonas ribeirinhas de Lisboa, à força. A esse tipo de gente o apito dos navios incomoda. Àquelas que sempre viveram próximo do rio, o apito dos navios é melodia em noites e manhãs de nevoeiro, no rio. Sinais que reconhecem sem olharem o rio. Os navios também apitam à chegada e saída dos portos em todo o Mundo, mesmo quando não existe nevoeiro, tal como fazem os comboios quando entram ou saem das estações ferroviárias. Contudo só em Lisboa, os navios incomodam os novos ricos, os mesmos que não sentiram incómodo em roubar a casa com vista para o rio, a idosos carenciados, nem nas formas e meios de obter os meios para as poderem adquirir por quantias exorbitantes.

Nas fotos, vemos o navio de carga geral, Mario C, fundeado (parado) no Tejo, encoberto pelo nevoeiro. Tal como as fotos demonstram o navio está semi-oculto. A fotografia foi obtida quando o nevoeiro começou a dissipar-se, porque minutos antes o navio estava totalmente oculto, parado no rio.

O Mario C, visto da margem do rio, quando o nevoeiro começou a dissipar-se.

É por essa razão que segundo as leis marítimas internacionais (o equivalente ao código da estrada para os veículos automóveis), os navios que estejam fundeados são obrigados a sinalizar a sua presença, através de sinais sonoros. Isso impede que outros navios que estejam a circular próximo destes, os abalroem (batam), causando naufrágios ou desastres ambientais. Não nos podemos esquecer que como neste exemplo das fotografias, ali próximo passam navios com cargas altamente perigosas para o ambiente, com destino ao terminal químico do Barreiro, assim como navios ferrys com centenas de passageiros, que em caso de naufrágio morriam rapidamente por hipotermia, uma vez que o nevoeiro acontece em dias em que a temperatura da água não convida a banhos. Além do mais estamos a falar de um rio onde 99% dos Lisboetas nunca tomou um único banho, nas suas vidas. 

Mas perguntam, não existe tecnologia de navegação que possa sinalizar a existência dos navios parados? Existe, mas tal como o GPS nos veículos automóveis não é 100% fiável, essa mesma tecnologia existente nos navios também não o é, então recorre-se aos conhecimentos elementares e básicos e que estão provados que funcionam bem em situações idênticas.

O Mario C, é um navio com 130 m de comprimento e 22 m de largura, com 8500 t GT.

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