Sunday, August 23, 2020

CS Stratos

Registo da passagem pela vila do Porto Moniz (ilha da Madeira), do navio frigorífico CS Stratos, no passado dia 18 de Agosto. O navio navegava relativamente próximo de terra, ao ponto de ser visível a partir desta a olho nú. Provavelmente navegava a cerca de 4 milhas náuticas da costa. 
A vila do Porto Moniz, é um dos pontos mais a Oeste da ilha da Madeira, e é por onde navegam todos os navios com proveniência do continente Sul Americano que se dirigem ao Norte da Europa com passagem a Norte da ilha da Madeira. Nesta zona os navios aproximam-se de terra para poderem conseguir redes móveis para que os tripulantes consigam efectuar contactos com os familiares, visto que até aqui estiveram em navegação e longe de terra durante alguns dias. Assim aqueles que estão em casa, conseguem ter alguma notícia dos que navegam, uma vez que as comunicações apesar de existentes ainda continuam a ter preços muito altos, quando em alto mar e efectuadas através de satélites a partir do navio.

A sinalização de terra, no farol do ilhéu do Porto Moniz.
O porto mais próximo nesta zona, é mesmo o porto do Porto Moniz, que não dispõe de cais acostável para receber este tipo de navios, apenas possui um cais para embarcações de pesca de médio porte, o mesmo que se pode ver na primeira foto deste post. Contudo esta vila encontra-se dotada de um heliporto que por sua vez se encontra inoperacional por razões desconhecidas, mas que em situações como esta poderá vir a ser útil para operações com navios, por exemplo evacuações médicas ou até mudanças de tripulações.
Nesta zona a navegação mantém as distâncias à costa assinaladas nas cartas marítimas, contudo os tripulantes sempre poderão desfrutar de algumas vistas magníficas da Costa Norte da ilha da Madeira.
Seixal, ilha da Madeira.
O CS Stratos é um navio frigorífico de 2007, que tem 162,5 m de comprimento, 26 m de largura e 7 m de calado. Navega com o IMO 9350991 e já ostentou vários nomes, entre eles Spas Strat S A e Star Stratos.

No comments:

Post a Comment