Tuesday, July 28, 2020

Josco Yongzhou, navio novo

Navio com registo em Hong Kong que se encontra a operar no terminal de cereais da Tagol. Chegou a Lisboa no passado dia 23, atracou no terminal da Trafaria e dali saiu em direcção ao terminal da Tagol.
Esta movimentação pouco habitual, poderá dever-se ao facto do navio ser novo, ou de ali ter aguardado cais para operar na Tagol. 
A sua partida de Lisboa está estimada para quarta-feira dia 29 de Julho com destino a Cartagena. Teve precedência do porto Brasileiro de Vila do Conde. Este é um navio acabado de construir que tem apenas alguns meses. Tem como data de construção o mês de Maio. Tem como dimensões principais, 199,90 m de comprimento, 32,24 m de boca e 18,60 m de calado. Navega com o IMO 9872511, e esta é possivelmente a sua primeira viagem, a entrega da sua primeira carga.
A sua construção já foi afectada pela atual pandemia, e começou a operar mesmo em tempos bastante conturbados. Tendo a sua entrega dependido apenas da amizade existente entre o estaleiro e o dono do navio. A entrega do navio por parte do estaleiro, aconteceu a 20 de Março e foi formalizada através de vídeo. Aconteceu paralelamente com o seu outro navio gémeo. Ambos tinham a denominação de estaleiro Dacks DE073 e Dacks DE074. Como a maior parte dos navios cargueiros, não tem direito a grandes celebrações de entrega ou baptismos de primeira escala. Os navios cargueiros, servem apenas para trabalhar, não para diversão, logo passam a maior parte das suas vidas despercebidos à maior parte dos comuns cidadãos. 
Este navio saiu do estaleiro Dacks, uma joint venture entre o Ocean Shipping Group Company (COSCO) e a Kawasaki Heavy Industries, Ltd (KHI). Este estaleiro é um dos maiores do mundo e pretende mesmo alcançar o topo mundial na construção de navios mercantes. Possui a maior doca da China com 700 m de comprimento. Neste momento encontra-se afectado na sua capacidade de produção pela atual pandemia, mas mesmo assim consegue meter no mercado navios como este, que podem atingir os 15,8 nós de velocidade deslocando 61000 DWT.


O casco do Josco ainda brilha de novo...

No comments:

Post a Comment