Tuesday, February 4, 2020

Stellar Sunrise

Navio de transporte de aparas de madeira, muito provavelmente destinadas à produção de papel. O Stellar Sunrise é um navio especial, desenhado para o transporte de estilhas de madeira, designado por Wood Ship Carrier. Neste registo vemos-lo a operar em Setúbal podendo ver as pás carregadoras a carregar os camiões directamente no desembarque da mercadoria e ao mesmo tempo a arrumar a mesma a granel no cais, após descarga do navio através de tapetes rolante desde os porões do navio e no cais. A carga deste navio como tem peso específico baixo, implica que a carga seja medida pela capacidade dos porões do navio (109093 m3) e não propriamente pelo seu peso.
Trata-se de um navio graneleiro com 53979 toneladas, com 210 m de comprimento, 32 m de boca e 10,4 m de calado. Construído em 2013 no Japão (Oshima shipbuilding), este navio também conhecido como de transporte de produtos florestais, navega com o IMO 9566631 e bandeira do Panamá. É um repetente nos portos nacionais nomeadamente Setúbal e Leixões, tendo-se inclusive estreado em Setúbal na sua viagem inaugural em 2013. Partiu deste porto no dia 1 de Fevereiro após descarga e rumou a Sul, provavelmente para ir efectuar mais um carregamento na América do Sul. Tem chegada a Montevidéu (Uruguai) prevista para 19 de Fevereiro. Anteriormente navegou com o nome Stelomr Sunrise.
A asa da ponte suspensa e o casario vazado, situação bastante típica em navios onde o espaço não é propriamente problema.

No comments:

Post a Comment