Navio de transporte de gás liquefeito, Experience.
Este navio,especial dentro da sua classe, e mais conhecido como Floating Storage Regasification Unit (FSRU), do inglês, que significa unidade de armazenamento e regasificação flutuante. Isto significa que este navio tem a capacidade para armazenar o gás liquefeito (a uma temperatura de -162ºC, e ao mesmo tempo converter este gás liquefeito, em gás natural, à temperatura atmosférica).
Em condições normais estes navios operam em terminais de gás, e servem como "apoio" à descarga dos navios que apenas tem capacidade de transporte de LNG. Aí transformam o gás liquefeito em gás natural e descarregam a matéria prima directamente para terra. Podem operar em cais ou em bóias oceânicas. Aconselho a visita ao seguinte link e visualização dos vídeos ali presentes para melhor percepção de como podem operar estes navios.
Unidade de regasificação, à popa. |
O Experience visita Lisboa, para abastecer-se a ele próprio com combustível. Proveniente de Ferrol este navio chegou no dia de ontem a Lisboa e daqui parte com destino ao estado do Ceará no Brasil. Este navio construído em 2014, na Coreia do Sul (Estaleiros Daewoo), tem 294 m de comprimento, 46 m de boca e um calado de 9,5 m. O que impressiona é também a sua capacidade de transporte de 173400 m3 de gás liquefeito. Navega com a bandeira das ilhas Marshall e sob o IMO 9638525. Tem uma tonelagem bruta de 116486 toneladas.
Os tanques, ou unidades de armazenamento. |
Enquanto isso já o Guanarteme aguardava carregado a chegada do navio Eridanus Leader da NYK line, para efectuar uma operação semelhante durante a madrugada e manhã de hoje. A meio da semana é aguardado mais um navio LNG de grandes dimensões para efectuar uma operação semelhante. Isto comprova a enorme procura que o porto de Lisboa tem tido nos últimos tempos por parte de navios para efectuarem abastecimentos. Talvez esteja relacionado com as novas políticas ambientais mundiais e obrigatoriedade de fornecimento de combustíveis com 0,5% de enxofre, tipos de combustíveis estes que já são disponibilizados no porto de Lisboa, pelos distribuidores.
No comments:
Post a Comment