Monday, November 14, 2022

Nissos Chrissi ex-Rungholt

O "novo" ferry boat Grego, o ex-Rungholt da companhia Alemã  W.D.R. (Wyker Dampfshiffs-Reederei Föhr-Amrum GmgH. Este ferry efectuou as ligações entre o continente Alemão e as ilhas muito próximas deste, Foehr e Amrum, desde 1992, ano em que entrou ao serviço nesta linha. Com 2268 t GT, 67,85 m de comprimento, 14,8 m de largura, capacidade para 1190 passageiros e 53 veículos este ferry está sendo transformado e adaptado para operar na ilha de Creta, Grécia, para onde foi vendido em Outubro de 2019. A capacidade de passageiros é visível que foi aumentada com o aumento de espaços exteriores do navio e total adaptação da porta de proa, criando um deck superior na proa. A popa também foi alterada criando mais espaços exteriores para os passageiros, no geral o Rungholt ficou bem mais bonito com a transformação que sofreu nos estaleiros de Perama, em Piraeus.
Os gregos decidiram não alterar o antigo nome e mantém-no na placa identificativa no topo do convés, contudo na popa e proa ostenta o novo nome escrito em Grego e em Inglês.


Emerald Princess

 

Registo de mais uma passagem de um navio Princess em Lisboa, no dia de hoje, desta vez o Emerald Princess a caminho da América, fugindo do Inverno Europeu. Antes ainda irá fazer mais uma paragem em terras de Portugal, pelo porto de Ponta Delgada.

Sunday, November 13, 2022

Bancas no Tejo

O serviço de bancas (reabastecimento de navios, directamente de um navio para outro, estando ambos fundeados), continua sendo uma actividade bastante frequente no porto de Lisboa e com elevada procura. Muitos dos navios que recorrem a este serviço nem chegam a estar nos cais do porto de Lisboa. A imagem recolhida no dia de ontem mostra o navio tanque Scot Berlin e o graneleiro Star Trader, a ser abastecidos pelos navios Sacor II e Guanarteme, respectivamente.

Saturday, November 12, 2022

Spitsbergen ex-Atlântida de regresso a Lisboa

O ferry Atlântida, atual Spitsbergen, no Alfeite onde permaneceu atracado alguns anos.

O Spitsbergen passando pelos maiores símbolos nacionais de um país que já foi de marinheiros.

O Spitsbergen em Lisboa 7 anos depois daqui ter saído após uma venda que continua a levantar dúvidas nos tribunais.

Regressou ao fim de 7 anos a Lisboa, o navio Spitsbergen, ex-ferry Atlântida. O famoso ferry boat cuja venda fraudulenta e lesiva ao estado Português continua sendo investigada nos tribunais. 

O Spitsbergen entrou no Tejo, vindo de Leixões, por volta do meio dia. Tem agendada a sua saída para a próxima terça-feira de manhã com destino a Bremerhaven.

Ao serviço da Hurtigruten o navio que foi rejeitado pelo governo Açoriano e pela Venezuela, efectua viagens ao longo da Costa Norueguesa e pequenos cruzeiros dedicados ao mercado Norueguês.

Na proa ganhou uma varanda em passadiço que serve de observatório.

Após sair de Portugal, passou pelo estaleiro onde foram corrigidos alguns erros que o navio tinha e foi adaptado a navio de cruzeiros, sendo aproveitado todo o seu potencial e robustez de navio, construído com muita qualidade.
Na popa ganhou uma cauda de pato que lhe aumenta a estabilidade e novos camarotes onde antes existia uma rampa lateral para carregar e descarregar veículos, nos portos Açorianos.

A recepção tímida por um rebocador da Svitzer, disfarçado como Portugs Sines.

O Spitsbergen tem o IMO 9434060, 100 m de comprimento e 22,27 m de boca. Foi construído em 2009, em Viana do Castelo, teve um início de carreira muito triste, e apenas em 2015, foi transformado em navio de cruzeiros e então começou a navegar a sério até aos dias de hoje. Foi uma sensação de enorme Felicidade vê-lo de novo por Lisboa, com as cores de um operador estrangeiro, navegando e cheio de passageiros. Desejamos que se mantenha longe de Portugal, navegando por muitos mais anos.
Os meios de salvamento foram reduzidos com a redução da capacidade máxima de passageiros, o que beneficiou esteticamente o Spitsbergen.

A passagem pela baixa da Capital Portuguesa.

O navio ostenta o nome Spitsbergen, a maior ilha do arquipélado de Svalbard, um arquipélago ártico Norueguês que é composto por 6 ilhas. A ilha de Spitsbergen tem 39,044 km quadrados, e é a única ilha que tem habitantes permanentes no arquipélago que se situa entre o mar de Barents e mar da Gronelândia a 500 kms a Norte do Cabo Norte. 

A chegada ao cais de Santa Apolónia, onde o esperava o Seven Seas Voyager.


Após deixar os registos de Portugal, o Spitsbergen adoptou o registo de Tromso.

O nome atribuído ao ex-Atlântida foi o nome vencedor de um concurso que a Hurtigruten lançou na altura, nas redes sociais. De momento tem capacidade para 180 passageiros e 7344 t GT. Tem a particularidade de não ter piscinas, contudo na remodelação foram-lhe adicionados jacuzzis na popa.

A palavra que deu origem à existência deste navio.

O navio ainda no estaleiro em aprestamentos finais como ferry-boat. Entretanto os Açores continuam a necessitar de um ferry que faça uma ligação de qualidade entre todas as ilhas podendo transportar carga rodada e veículos, com um nó a mais de velocidade do que este navio.

Thursday, November 10, 2022

Seaven Voyager

Depois de termos mostrado o navio cimenteiro Seaven Luck, hoje apresentamos mais um dos navios desta companhia Grega, o Seaven Voyager, um navio tanque. Com o ex-nome Oana, o Seaven Voyager é um tanque químico, com 100 m de comprimento, 18 m de boca, 9,6 de calado e bandeira Grega. Foi construído em 2008 com duplo casco, no estaleiro Chinês Sopo, em Zhenjiang. Tem 5031 t GT e navega com o IMO 9405796. O seu homeport é Piraeus. 
Cruzarmo-nos com ele, fundeado no porto de Souda abrigado de uma tempestade no mar. 
Nos seus 14 tanques pode carregar até 7300 m3 de derivados de petróleo com os quais abastece a ilha de Creta desde Atenas.

Tuesday, November 8, 2022

Norwegian Gem em Santorini

Continuando com o registo de navios da Norwegian, mostramos o Norwegian Gem, fundeado em Santorini, talvez a ilha Grega que precise de menos apresentações. O navio encontrava-se no final do mês passado a efectuar cruzeiros no Adriático com saída de Trieste, escalas em Dubrovnik, Kotor, Corfu, Mykonos,  Santorini e Argostoli. O Norwegian Gem tem 15 anos, foi construído em 2007, tem 294 m de comprimento e 32,2 m de largura.

A ilha de Santorini, é uma das mais visitadas por navios de cruzeiros, sendo também uma das mais conhecidas pelos turistas, que até lá chegam, quer em cruzeiros, ferrys ou por avião. É uma ilha cuja economia assenta maioritariamente no turismo.


Os navios costumam fundear em frente do velho porto que servia a ilha. Aí os passageiros desembarcam para embarcações menores que os levam até ao velho cais e partem para a descoberta da ilha.

Do topo da falésia de Fira, repleta de excelentes miradouros, podemos obter boas fotos dos navios fundeados, como o caso do Norwegian Gem, onde se pode observar os seus espaços públicos exteriores dos decks superiores, nomeadamente solários, piscinas e campos de jogos.
O Norwegian Gem foi o último navio da Classe Jewel, construído pelo estaleiro Alemão Meyer Werf de Papenburg. Todos os 4 navios desta classe receberam nomes de preciosidades Jewel, Jade, Pearl e Gem. Exteriormente são semelhantes aos navios Star e Dawn, os navios seus predecessores na frota, embora apresentem diferenças notórias.
O Norwegian Gem pode transportar 2394 passageiros e 1070 tripulantes, navegando com a bandeira das Bahamas e sob o IMO 9355733.

Norwegian ESCAPE

Efectuou hoje escala no porto de Lisboa o Norwegian ESCAPE. Num dia chuvoso, o navio da Norwegian construído em 2015, permaneceu cerca de 10 horas em Lisboa.

A Norwegian Cruise Line é uma companhia que não actuava no mercado Português de cruzeiros. Com a pandemia, mudou de ideias e inclusive já está a vender cruzeiros dedicados ao mercado Português, fazendo face à procura de novos destinos para oferecer aos seus passageiros e criando menor dependência do grande mercado Americano. Esta escala não se insere propriamente nessa estratégia mas não é de todo normal um navio Norwegian sair do Mediterrâneo, desviar-se até Lisboa e depois então navegar em Atlântico aberto rumo ao Verão Caribenho.

O ESCAPE é um dos navios com a pintura de casco mais bonita da companhia. É um navio com 325,9 m de comprimento, 46,5 m de largura e 8,6 m de calado. Veio do Mediterrâneo e partiu com destino ao porto Português de Praia da Vitória.

Além do Norwegian Escape, marcaram presença em porto também o navio da Cunard, Queen Victoria e o veleiro da Windstar Cruises, o Wind Star. Todos deixaram Lisboa antes do cair da noite.

AIDAblu em Souda, Creta

O AIDAblu atracado no porto de Souda, na ilha de Creta, Grécia num dia de tempestade no mar. Para aqui chegar o AIDAblu enfrentou ventos de 29 nós transversais soprando de Norte que lhe dificultavam o avanço pelo mar de Creta até chegar à baía do porto de Souda.

Monday, November 7, 2022

Anastacia

O pequeno navio Grego de carga geral Anastacia, ex-Anke Angela. Com o IMO 8417546 este navio conta já com 38 anos de serviço. Tem 82 m de comprimento por 11 m de largura.
Nas fotos vemo-lo fundeado na baía de Souda, na ilha Grega de Creta. Destacando-se a máquina giratória acoplada à ponte rolante que serve para efectuar as operações de carga e descarga de granéis sólidos.

Tem 1547 t GT, e já ostentou os nomes Hugo Chavez Frias, Anke Angela (Ecoship), Anne Angela e Claudia Isabell. Foi construído na Alemanha decorria o ano de 1984.

Sunday, November 6, 2022

Evrima em Lisboa


O navio dos hotéis Ritz, estreou-se em Lisboa. Atracou em Santa Apolónia, ao lado do navio Vasco da Gama operado pela Nicko Cruises.

O Evrima é um navio que pretende imitar um iate, embora não o seja, mas seja vendido como tal.

Foi construído em Espanha, nos mesmos estaleiros que construíram os ferrys da Naviera Armas, os Hijos J. Barreras. Foi construído em 2021, e recebeu o IMO 9823687. Navega com a bandeira de Malta para pagar menos impostos, face a bandeiras onde as fortunas são mais taxadas, como por exemplo a bandeira Portuguesa. Tem 190m de comprimento, 23.90 m de largura e um calado de 6,05m. Tem 25401t GT, capacidade para 298 passageiros e 246 tripulantes. Consegue atingir os 20 nós. 
A plataforma de popa, é um dos detalhes que o Evrima possui que fazem lembrar um iate. Estas plataformas são usadas para a pratica de desportos náuticos quando o navio fundeia em destinos que o permitam.