![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiStRrB9yPpmBQMlX8GNRKodXPCw37pmRsPeHtDg2CZo_dU2xFUyMOXDtsa8KCmQRPJAL7le0v-23tadlC59ZIfjY9s-vYwmnFHnBS43LuXOoiSwwWMnh8B6bEy2VIuAaVMwXmPKQvY3XNC/w640-h480/DSCN5575.jpg) |
O Viking Venus aproximando-se de Lisboa sob um cenário promissor de melhores dias. |
Longe já vão os dias em que navios de cruzeiros subiam e desciam o Tejo quase diariamente. Tão longe que ver um navio de cruzeiros subir o Tejo, cativou a admiração de muitos aqueles que desconfinavam na tarde desta segunda-feira chuvosa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEV9Owu2GWkqwamVqqq_-JKQQ4TmUn5DT8Iah3hAWNzeCSNTrCaPOahAWMZi5nSMN8DfDVV7PVJsb2eCxHCr_r2ZqJiwldXPNldCWhXqjvrXch-54Dqj7kTddCQs1Z1-Xxaz-8-49w475h/w640-h480/DSCN5545.jpg) |
A aproximação à torre VTS (torre dos pilotos) do porto de Lisboa. |
O dia que o Viking Venus escolheu Lisboa, para afectuar uma escala para abastecimento de mantimentos, depois de ter escalado Gibraltar, Civitavecchia, Malta, e de ter saído do estaleiro em Ancona no passado dia 15 de Abril, por volta das 21 h.
O Viking Venus tem 221 m de comprimento, 34 m de boca e ostenta orgulhosamente o registo de Bergen na popa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjn-LP3ZNAkonG9RYDkBjtk4kzYdAeg9LjMj5TJvaltkx90MSAvK0GGESr6Z9kMzc2aObHfaP7kOJV0FG2qm5m8Zu_S7gARxMo1mAJy3BQFkwJW6aCnSe2lzpV8Vg6zLl_OfseFRUpc5T4z/w640-h480/DSCN5675.jpg) |
A subida do Tejo com passagem por alguns dos maiores símbolos nacionais. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3mqXjq-Y-BNWjEJoASBHsVTht-IJPEuJjBfqENm4WaH1nzc7fc9iLIWtRYkQGOhoxST6LiWcsLJ7Ogzj49CBlDeHEA-svwXf_WRDU_MC6m1JVVtkBy5C3VvVQQ9O9Wgc6_8B5nW4wfUw3/w640-h480/DSCN5774.jpg) |
A chegada ao cais de Santa Apolónia onde se cruzou com o World Explorer que por aqui descansa. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-rBz-H9s1MkWg6bzCQPvcnrzx8OVVu0J33yLz2lPQ8sbx7OEsnOasecSx-k2P0Nn4k7MEUz_aoncMMyBAm7xPr7aRlfhpQx_ISup8Wf8Bhr8xB_EKC6ILMLFvWyccbZdLqC3fiaiJ4cMV/w640-h408/Screenshot_38.jpg) |
A utilização de máscara a bordo, entre os tripulantes, únicos passageiros desta viagem. |
O Viking Venus o sétimo de uma série de 10 navios gémeos, consruído em Ancona, pelos estaleiro Fincantieri. Tem capacidade para 930 passageiros em 465 camarotes. Tem 47800 t GT, tal como todos os restantes navios da série, o que lhes permite operar em portos menores e evitar o mercado de massas. Os irmãos do Viking Venus são os Viking Star, Viking Sea, Viking Sky, Viking Sun e Viking Orion. Estão previstos mais 9 irmãos destes que serão entregues nos próximos anos, caso a pandemia não venha a alterar estes planos ou entretanto já os tenha alterado.