Thursday, May 20, 2021

Ramfor Atlas

É um dos navios mais estranhos do planeta, o navio Ramfor Atlas, que faz parte de um grupo de 5 navios semelhantes a ele que se dedicam à investigação sísmica com finalidades de exploração comercial de eventuais descobertas de matérias primas importantes. 

Tem Tem 104 m de comprimento, 6,4 m de calado e 70 m de largura, uma largura de boca que se traduz numa popa plana e uma desproporcionalidade de formas em relação ao restante corpo de casco do navio. Torna-o estranho, mas tudo isso porque isso o transforma num dos mais funcionais navios de varrimentos sísmicos e prospecções geofísicas existentes. 

Veio até ao estaleiro da Lisnave (desde a costa Africana, Angola) para efectuar reparações e saiu ontem dia 18 pelas 18 h do estaleiro. Hoje esteve ao largo da costa Portuguesa, nomeadamente Grândola e Sines a efectuar testes de mar. Tem chegada prevista a Lisboa, pelas 11 h com a finalidade de abastecer combustível e previsão de por aqui ficar fundeado alguns dias. Ocupou a doca 21 ao lado da doca 22 onde se encontra o Vasco da Gama numa reparação e preparação profunda para poder receber passageiros em boas condições nos próximos anos.
A reparação do Vasco da Gama inclui uma lubrificação aos veios das hélices.


A par do Ramfor Atlas a Lisnave repara também o maior navio de cruzeiros Português e ainda alberga o Hamburg, em paragem prolongada.

No comments:

Post a Comment