O porta contentores Monte da Guia, mais um dos cargueiros de cabotagem nacional. Este navio faz a triangulação entre Ponta Delgada, Praia da Vitória, Leixões e Lisboa. Nos registos encontrava-se a operar no terminal multipurpose de Santa Apolónia, o terminal habitual de operação dos navios que efectuam a ligação com as ilhas Portuguesas e extensão de Portugal. infelizmente nenhum dos arquipélagos portugueses possui ligações com navios ferry ou transporte de passageiros, algo que é incompreensível, mas real.
Monte da Guia vai agora a caminho da Turquia para trabalhos de manutenção em estaleiro.
ReplyDeleteConfirma-se. Obrigado pela informação. Curioso que este navio pertence ao grupo ETE e não teve vaga no estaleiro em Lisboa.
DeleteO que também é curioso é que este mês faz precisamente um ano desde a sua última doca seca. Isto demonstra que a Transinsular está a dar mais manutenção regular aos Montes resultante da idade
ReplyDeleteNão conheço as leis marítimas, mas diria que se for como nos automóveis, é tudo uma questão de obrigação. O que achei curioso nesta manutenção é a ida à Turquia, um dos principais concorrentes dos estaleiros Portugueses. Percebe-se a razão da ida...
DeleteNão sei se será o caso, mas poderá tratar-se de uma intervenção programada para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, pois houve diversas candidaturas de Armadores portugueses feitas nesse âmbito, ao abrigo e com financiamento do PRR. Mas note-se bem que esta hipótese é aqui lançada como mera especulação, sem qualquer indício palpável que o justifique.
ReplyDelete