Sunday, August 22, 2021

Hidle

De vez em quando Lisboa recebe navios que aqui escalam ocasionalmente e provavelmente até apenas uma única vez na sua vida de navios. É o caso do Hidle, o novo ferry Norueguês que está em viagem de entrega desde o estaleiro Ada em Tuzla (Turquia), de onde saiu no passado dia 30 de Julho, até à Noruega. O ferry com 74 m de comprimento e 14 m de largura, esteve em Lisboa alguns dias, nesta viagem que já conheceu escalas em Cagliari (4 de Agosto), Ceuta (9 de Agosto), Portimão (10 a 13 de Agosto) e Lisboa (16 a 20 de Agosto).

Algumas devido a mau tempo outras para reabastecimento. Tratando-de de um navio pequeno e com proas baixas, a ondulação oceânica não pode ser muito grande caso contrário poderá o navio nunca chegar ao seu destino. Este é um ferry de 2 proas, com capacidade para 290 passageiros e 66 veículos incluindo 6 camiões. Um ferry em tudo semelhante aos que em Portugal fazem a travessia entre Setúbal e Tróia que por curiosidade foram construídos na Noruega, e agora a Noruega compra para si na Turquia, embora com projecto Norueguês dos estaleiros LMG Marine.

O navio irá integrar a frota da Norled, uma companhia Norueguesa com mais de 80 navios na sua frota e com mais de 1000 empregados e fazer parte de uma rede de transportes públicos, Kolumbus, que pretende integrar diferentes modos de transporte num só título de transporte. O Hidle terá um irmão gémeo que se chamará Ombo. 


No comments:

Post a Comment