Wednesday, January 8, 2020

S. Jorge

São Jorge com capacidade para 996 passageiros e 5 tripulantes, é o maior navio que a Transtejo coloca ao serviço na linha Cacilhas-Lisboa. É também o melhor ferry que opera na mesma linha com a particularidade de permitir aos passageiros viajar no exterior do navio proporcionando dessa forma uma agradável travessia do Tejo e um curto passeio panorâmico no rio. O S. Jorge tem o IMO 9042635 e o registo de tráfego local LX-3163-TL. Tem 49,94 m de comprimento, 9,46 m de boca e 1,85 m de calado. 
Foi construído em 1992 nos estaleiros Deggendorf Werf und Eisenbau, na Alemanha, estaleiros estes que fecharam portas em 2001 após serem adquiridos pelo grupo MAN AG. Estes estaleiros nasceram em 1926 em Deggendorf e especializaram-se na construção de embarcações de tráfego interior (embarcações que navegam em rios, lagos, albufeiras, etc), foram também os primeiros a construir dragas de descarga de fundo.
O S. Jorge tem um irmão gémeo o Martim Moniz que entretanto deixou a frota da Transtejo e foi navegar para o rio Douro após trasnformação. O ex-Martim Moniz agora efectua cruzeiros no rio Douro com o nome Acqua Douro, desde 2016. Ambos formam a classe Martim Moniz. Foram construídos por encomenda pela Transtejo e navegaram na linha do Barreiro até 2004 quando foram substituídos no serviço pelos catamarãs mais recentes com menor capacidade (600 passageiros). O Martim Moniz esteve no Tejo até 2016.

No comments:

Post a Comment