Monday, August 12, 2024

Spirit of Singapore

O navio Spirit of Singapore, saindo de Lisboa, ao final do dia de sábado último.



Um dos muitos navios porta contentores de grande porte que estão de regresso ao Tejo, depois de uma greve de estivadores ter destruído por completo a escala destes navios neste porto. Agora com uma nova injeção de capital o terminal de Alcântara está em condições de operar com este tipo de navios, os porta contentores de grande porte. O Spirit of Singapore, tem 254 m de comprimento, 32 m de boca e 41483 t GT. Navega com o IMO 9362396 e registo em Douglas, Ilha de Man, U.K. Veio da Antuérpia e teve como destino Tânger Med.

Desfile de cruzeiros no Tejo


No passado sábado, dia 10 de agosto, assistiu-se a um verdadeiro desfile de estrelas no Tejo. Primeiro o mais pequeno, o SH Diana que abriu o desfile dos 3 navios que visitaram Lisboa, nesse dia. O SH Diana está a deslocar-se para o Mediterrâneo para em finais de setembro, fugir para o hemisfério sul através do canal do Suez.

Neste desfile, seguiu-se o Borealis que está a efetuar viagens com saídas de Southampton e passagem pelos Açores, Madeira e Lisboa. O ex-Rotterdam da Holland America Line e irmão do navio português, Vasco da Gama, saiu atrás do SH Diana.


Por último e a fechar o desfile saiu o Europa 2, que aqui iniciou uma viagem com destino aos Açores e Madeira com passagem pelo Porto Santo. O Europa 2, deverá regressar a Lisboa, apenas a 23 de julho de 2025.

S. Jorge de regresso ao Tejo



O navio S. Jorge ex-Transtejo, realizou no sábado passado a sua primeira viagem pelo novo operador. Andou pelo Tejo berrando sons e cheio de humanos em cima, que achavam que estavam a dar um passeio pelo rio, caso o seu estado de consciência assim ainda o permitisse.
As  principais diferenças são o deck exterior superior, ampliado, para que agora seja possível viajar bem próximo da chaminé e quase ao nível desta para que a inalação de fumos seja mais agradável a quem ali se expõe.
Também existem balsas no deck inferior, colocadas já no exterior do navio.
Em termos de pintura, o esquema de pintura da transtejo era-lhe mais favorável, no entanto parece que ainda não estão terminados todos os trabalhos de reconversão.

Sunday, August 11, 2024

Ilha da Madeira


Mais dois planos gerais do novo Ilha da Madeira, que aguarda em Lisboa, no estaleiro, pela viagem de entrada ao serviço. Ao que parece e devido à idade o navio está sendo sujeito a uma intervenção mais rigorosa em estaleiro, antes de regressar ao mar.

 

Saturday, August 10, 2024

Sagres em doca seca

 

Depois do Cisne Branco, navio almirante da marinha Brasileira, ter estado alguns dias nesta doca, a Sagres voltou a entrar na seca número 2 do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa.
Fica apenas do registo da docagem do navio almirante da Marinha Portuguesa no estaleiro de Lisboa, fora da base naval de Lisboa (Alfeite).

Wednesday, August 7, 2024

Dupla de MSC

A companhia que mais cruzeiros vende em Portugal, a MSC, colocou hoje em Lisboa 2 navios. Um com rumo ao Norte da Europa e outro com destino a Sul, o MSC Orchestra. 

O MSC Orchestra estará a fazer cruzeiros no Mediterrâneo Ocidental até outubro, levando a alto mar pela primeira vez, muitos Portugueses, uma vez que está a fazer embarques em Lisboa, sendo estas viagens vendidas como cruzeiros para o mercado Português.

Já o MSC Virtuosa está a fazer cruzeiros no Norte da Europa, com embarques em Southampton, a roubar mercado à P&O Cruises com saídas de Southampton e com itinerários iguais aos que fazem os navios da P&O Cruises, com saídas do mesmo porto.

Wednesday, July 31, 2024

Ilma


Ilma, foi uma empresa de lacticínios madeirense, que sucumbiu num passado recente. Operou entre 1971 e 2013, chegando a empregar cerca de 300 trabalhadores no seu ponto alto. Chegou a produzir até 25.000 litros de leite diariamente. A sua produção escoava-se na própria ilha com marcas tão famosas, como o leite Estrelícia ou Pico Ruivo. Além da sua famosa manteiga com sal, iogurtes, queijos e gelados, que deixaram excelentes memórias quando ainda não se falava em alergias à lactose, intolerância a isto ou àquilo e onde a fome imperava perante as intolerâncias todas juntas, que nasceram anos mais tarde em tempos de vacas gordas. 

Contudo e apesar das boas memórias hoje venho falar-vos de outra Ilma, o novo navio de cruzeiros, disfarçado de iate, que se estreou em Lisboa, no dia de hoje.


A estreia do novo navio da Ritz Carlon Yacht Collection, em Lisboa, ainda numa fase pré lançamento, aconteceu hoje. O navio veio do porto Francês de La Rochelle depois de ter deixado o estaleiro de Saint Nazaire no passado dia 23. Chegou a Lisboa ainda sem passageiros e saiu pelas 18 h com destino a Gibraltar. Agora fará uma série de viagens com convidados, até receber a bordos os primeiros passageiros pagantes.

Em cais teve a companhia do Island Princess e do Ventura, navios que também marcaram a sua presença hoje na capital Portuguesa, tendo o Island Princess saído pelas 17 h e o Ventura à frente do Ilma, quando passavam poucos minutos depois das 18h.

Foto do Island Princess no cais: Rui Agostinho


O Ilma é um navio com registo em La Valetta, Tem 207,83 m de comprimento, 29,65 m de boca máxima, e um calado de 6,52m. Tem 228 camarotes que podem receber até 456 passageiros. Navega com o IMO 9967586 e foi entregue pelo estaleiro no passado dia 12 do corrente mês.



Foto no cais: Rui Agostinho

Tuesday, July 23, 2024

Jaime S

Registo da entrada do Jaime S, no porto de Lisboa, já nas suas viagens comerciais de operação normalizada, na GS Lines, no passado domingo enquanto alguns veraneantes o observavam, alguns certamente sem saber que se tratava da mais recente aquisição da marinha mercante nacional.

Ambition

O Ambition deixando Lisboa no passado fim de semana. Na hora em que o Ambition desceu o Tejo com destino a Getxo, muitos aproveitavam o Verão e os banhos de mar e sol, enquanto eram surpreendidos pela sua passagem.

Wednesday, July 17, 2024

A estreia do Serenade of the Seas em Lisboa


O heliporto do navio na proa, que serve também de observatório, quando as condições de navegação assim o permitem.

Demorou 21 anos até que se estreou em Lisboa, pela primeira vez, o irmão gémeo do Brilliance of the Seas, do Jewel of the Seas e do Radiance of the Seas. 

O navio com capacidade para cerca de 2578 passageiros, e 859 tripulantes com a bandeira das Bahamas, esteve ao longo do dia de hoje em Lisboa, numa viagem que o trás do Mediterrâneo (Barcelona) para o Norte da Europa (Southampton), onde irá ficar até meados de Agosto.

O Serenade of the Seas, passou pela sua última reconversão em 2022. Tem 1074 camarotes e 13 decks de passageiros, sendo 7 deles apenas com camarotes. Consegue navegar até 25 nós, sensivelmente 46 km/h.

Tem 293 m de comprimento, 39 m de largura e 90090 t GT.  Navega com o IMO 9228344.

O Serenade of the Seas em Lisboa, com o pólo náutico de Almada em primeiro plano. Submarino Barracuda e a Fragata D. Fernando II e Glória.

Saiu pelas 18h de Lisboa com destino a Leixões onde vai estar no dia de amanhã. deverá voltar aos EUA a 19 de agosto e por lá ficará novamente garantidamente até final de setembro de 2025, não tendo mais escalas programadas em Lisboa até essa data.