Wednesday, November 11, 2020

O Monteverdi

Atrás do Monteverdi podemos ver o Balto e o rebocador Nereu.
Registo da passagem pouco usual de um navio de navegação em águas interiores, pelo porto de Lisboa. Tratou-se do Monteverdi, um navio novo, ainda por terminar que por aqui passou a reboque do Eems Wrestler. O Monteverdi dirige-se para a Holanda onde irá ser terminado e navegará em águas interiores. Trata-se de um navio tanque químico, com 110 m de comprimento, 13,5 m de largura e 6,6 m de calado. 

A construção ainda inacabada
Foi construído em 6 meses na cidade de Khersen na Ucrânia, na foz do rio Dnieper, junto ao Mar Negro, com um custo de 2,7 M € e com 1200 toneladas de aço produzido na Ucrânia. Dali partiu com destino ao estaleiro Holandês de Werkendam do grupo Veka Shipbuilding, onde será terminada a sua construção e então finalizada, poderá então carregar cerca de 5320 toneladas de produtos químicos em águas interiores Europeias. 

Esta parceria entre o grupo Holandês Veka e o Ucraniano, Smart Maritime Group já se mantém há mais de 10 anos com mais de 12 navios construídos. A madrinha do Monteverdi é a directora de Marketing do estaleiro Ucraniano, Svetlana Shott, que assim homenageia o compositor Italiano, Claudio Gionanni Antonio Monteverdi.

O Monteverdi em construção na Ucrânia. Fonte:Metallurgprom.


O rebocador que está a efectuar o transporte desde a Ucrânia até à Holanda, do Monteverdi.

Sunday, November 8, 2020

O naufrágio do Funchalense (IV)

O Southwester a afundar-se ao largo da Figueira da Foz. Foto: Força Aérea Portuguesa

Passou quase despercebido à maior parte da população o naufrágio do navio porta contentores Southwester, entre a Figueira da Foz e Leixões, na semana passada. O ex-Funchalense (IV), navegava entre Montoir, França e Espanha, porto de Sevilha com um carregamento de aço, quando ao largo da Figueira da Foz começou a meter água na casa das máquinas de forma abrupta, no passado dia 5 de Novembro. Os tripulantes vendo o navio na iminência de naufragar, lançaram-se ao mar num dos meios de socorro do navio, após pedido de auxílio às autoridades marítimas locais. O pedido de socorro foi recebido por volta das 00:30h, em Lisboa. Foram logo direcionados para o local os navios EM Hydra e o Bochen Oslo, que se encontravam a navegar nas proximidades do local. Foram socorridos da balsa onde se encontravam 7 tripulantes Turcos e 7 de nacionalidade Georgiana, pelo navio porta contentores EM Hydra que foram desembarcados em Leixões.

Southwester a naufragar. Foto: Autoridade Marítima Nacional

O navio foi localizado pela Força Aérea Portuguesa, os tripulantes resgatados com sucesso, e após diligências foi iniciado o seu reboque para o porto de Leixões na manhã de sábado segundo um comunicado do Autoridade Marítima Nacional. A cerca de 17 milhas náuticas (31 kms) de Espinho, os rebocadores que transportavam o navio para Leixões tiveram de desprender o cabo de reboque, uma vez que o navio começou a afundar-se e podia afundar também os rebocadores que estavam a tentar salvá-lo.

A última posição do navio dada pelo seu AIS.

Os contornos do naufrágio podem levantar algumas dúvidas, mas atendendo a que o navio estava a navegar com uma bandeira de conveniência o importante é que não tenham existido perdas de vidas humanas, estando agora as autoridades marítimas a avaliar e monitorizar eventuais danos ambientais e equacionando prontidão de resposta para atender a tais eventualidades. Perde-se assim o navio que serviu a ilha da Madeira entre 1999 e Março de 2007, altura em que deixou de pertencer à ENM. 

Este navio havia sido adquirido pela Empresa de Navegação Madeirense (ENM), em 1999, após fretamento com o então nome Caroline Schulte. Era um navio de 1998, construído na Turquia, com 100 m de comprimento, 16 m de boca e 4150 t GT. Navegou com o IMO 9126728. Nas últimas inspecções que realizou foram detectadas várias anomalias de segurança, o que faziam prever este tipo de desfecho. Quando se facilita, acaba sempre por acontecer, mas a constante luta por fretes baratos leva a este tipo de situações.

O Funchalense a operar no Cais Norte de Porto do Funchal, ilha da Madeira.

Wednesday, November 4, 2020

Mystic ships

O estreante absoluto World Voyager
Entraram hoje no porto de Lisboa, os dois mais recentes navios da companhia de cruzeiros Mystic Cruises, ambos navios Portugueses. 

Infelizmente vieram para ficar numa longa escala que se prevê à volta de 5 meses, até Março de 2021, havendo sempre a possibilidade da mesma prolongar-se ou abreviar-se, dependendo da evolução da pandemia, sua cura, tratamento, ou condições oferecidas aos marítimos neste ou noutro porto. O World Explorer viu o seu programa de cruzeiros ser alterado pela atual pandemia, e após uma breve passagem pelo Mediterrâneo regressou "a casa". Já o World Voyager, o mais recente navio da empresa, vem directamente do estaleiro de Viana do Castelo, e aqui vai ficar parado até iniciar a sua actividade pela primeira vez, com passageiros. A vinda destes dois navios para Lisboa, deve-se à falta de espaço em cais no porto de Viana do Castelo, cidade onde ambos foram construídos, devido à construção em curso de mais navios irmãos destes dois, num total de 4, no estaleiro de construção naval da cidade. Por enquanto e cumprindo os regulamentos e imposições nenhum tripulante entra ou sai dos navios, em cais. Esta é a mais triste estreia de um navio Português, em Lisboa, tudo por causa de uma grave crise de saúde pública a nível mundial que se atravessa. Aos tripulantes deixamos um voto de coragem para poderem enfrentar a "prisão" que vivem tudo em prol da economia do mar.

O World Explorer, na sua segunda escala em Lisboa.

Cruzeiros em Lisboa

Depois de quase 7 meses com poucos navios de passageiros, hoje deram entrada no Tejo dois irmãos, veleiros para uma escala técnica. Tratam-se do Wind Star e Wind Surf que aqui vieram abastecer-se de combustível e mantimentos e daqui deverão partir com destino a Roterdão, ao longo do dia de amanhã e depois. 

Ambos tiveram proveniência da capital de Barbados, Bridgetown. Atravessaram o Atlântico como se numa corrida estivessem a participar na viagem que os trouxe de novo para a Europa. São habituais visitantes anuais de Lisboa e portos Portugueses. 

O Wind Star, o irmão mais pequeno do Wind Surf


Fica o registo da sua passagem por Lisboa. O Wind Surf é irmão do Club Med 2 que recentemente esteve em Setúbal em manutenção na Lisnave e efectuou uma escala técnica em Lisboa, ainda no fim de semana passado.
O irmão gémeo do Club Med 2.

Sunday, November 1, 2020

Cacilheiros do Tejo

Sintrense a cruzar-se com o Campolide
São os únicos navios de passageiros que visitam Lisboa todos os dias e são os mais ignorados por todos, excepto por todos aqueles que dependem deles para as suas deslocações diárias. Encontram-se em fim de vida, mas a cada ano que passa, lá o seu certificado de navegabilidade é renovado, são pintados de novo, inspeccionados e revisionados a fundo e lá voltam a cruzar o Tejo vezes sem fim até que chegue a concretizar-se a promessa de navios novos com melhores condições de conforto do que as que estes oferecem. Verdade que já são clássicos, mas continuam sendo a imagem de marca de Lisboa e da ligação da cidade ao rio. Diz-se que serão substituídos por navios eléctricos que já se encontram a caminho. Enquanto os novos não chegam, vamos registando estes no seu rodopio diário entre as margens do Tejo.
Campolide

Sintrense

Cargueiros no Tejo

O porta contentores Alinda chegando a Lisboa
Com a pandemia mundial que se vive, o número de navios de passageiros no Tejo tem sido bastante limitado nos últimos 7 meses, contudo o movimento de navios cargueiros tem continuado a existir, contribuindo para as exportações nacionais e importações, o que permite que continue a existir economia, embora com abrandamentos e resultante diminuição no número de navios que demandam o Tejo.


Ontem pela tarde, registei a presença do navio de transporte de gás, Gas Myth no Tejo, que daqui partiu pelas 22 h para o porto de Aveiro onde já se encontra hoje.
Navio tanque Gas Myth
Pela mesma hora entrava em Lisboa, para o cais de contentores de Alcântara o navio porta contentores Alinda, um navio habitual por Lisboa e que já havíamos fotografado em Santa Apolónia no passado dia 17 de Setembro e que pode relembrar Aqui

Curiosidade foi verificar que as medidas de segurança transformaram todos os sectores de actividade e os navios não são excepção com os pilotos de barra a subirem a bordo com máscaras de protecção, de forma a minimizarem os contágios entre pessoal de terra e do mar.

O navio de carga geral SDS Wind

Quase em simultâneo deixava Lisboa o navio de carga geral SDS Wind, com destino a Casablanca. Este navio tem 108,4 m de comprimento e 18,2 m de largura, navega com a bandeira Italiana, com registo em Nápoles. É um navio com 15 anos, do qual o piloto não teve qualquer dificuldade em desembarcar, tal era a carga que transportava que o convés estava bastante próximo do nível da água, como se pode ver nas fotos de desembarque do piloto.


O desembarque fácil do piloto do SDS Wind para a lancha Barra Norte.

Após a passagem do SDS Wind seguiu-se o Smaland, uma curiosidade naval, um navio Português, teoricamente, visto que se trata de um navio operado por interesses sediados na Alemanha.

O Smaland já teve cerca de 10 nomes, o que nos oferece uma boa perspectiva do tipo de navio que é aceite num registo de conveniência. É um navio de construção Ucraniana, com 16 anos. Mais detalhes sobre ele podem ser vistos na ficha técnica que é partilhada no site do seu operador comum aos seus navios gémeos. Småland, a terra que lhe empresta o nome é uma província situada no Sul da Suécia.

Apesar da idade, é um navio que apresenta linhas modernas.

O Smaland cruzando-se com o velhinho cacilheiro Campolide. 
 
No cais do Poço do Bispo encontrava-se o Promise que chegou a Lisboa desde o porto de Montrose, situado na Escócia. Após descarga deve deixar Lisboa com destino a Aveiro.



Saturday, October 31, 2020

Club Med 2 em Lisboa

Depois de ter sido reparado no estaleiro de Setúbal, o navio de cruzeiros Club Med 2, veio até Lisboa, onde chegou hoje pelas 7 h para abastecer combustível no cais da Rocha, onde o vemos neste foto, ao lado do pequeno navio tanque Sacor II. Daqui tem data de partida agendada para amanhã pelas 20 h com destino ao porto de Toulon no Sul de França. Apenas mais um navio de cruzeiros em escala técnica, sem passageiros, em Lisboa, depois dos últimos passageiros de navios de cruzeiros aqui terem desembarcado a 2 de Abril último.

Monday, October 26, 2020

Diplodus

Navio Diplodus, a pescar em pleno rio Tejo. Este navio é propriedade do IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e contribui para a investigação dos recursos marinhos em Portugal. Normalmente encontrava-se no porto de Olhão onde contribuía para a observação das pescas. Desde há algum tempo que se encontra no Tejo. Tem um navio gémeo o Tellina, que recentemente estava em hasta pública para venda. Ambos são navios de pesca costeira, e devidamente equipados para tal, embora na vertente de investigação e protecção de espécies. O Diplodus tem 17,5 m de comprimento, 4 m de boca e navega com a bandeira Portuguesa.

Zhao Yang Feng

Navio graneleiro Chinês a operar no terminal da Tagol, na margem sul do rio Tejo, no porto de Lisboa. Cada vez mais navios Chineses lideram o ranking dos grandes navios, neste caso, este navio pertence à Cosco Shipping que é nada mais, nada menos que a maior companhia de navegação mundial com mais de 1000 navios na sua frota. Apesar de gigante a Cosco Shipping resulta da fusão de vários gigantes num só com o objectivo de atingir a supremacia e domínio do transporte marítimo, o que realmente se verifica conseguindo colocar navios em todos os cantos do mundo e mesmo em terminais pequenos. o Zhao Yang Feng é um navio de 2012, que fazia parte da China Shipping Bulk, antes desta se fundir com a Cosco. É um navio com 225 m de comprimento, 32 m de boca e 10,4 m de calado. O Zhao Yang Feng navega com o IMO 9576791 e sob a bandeira Chinesa. Tem 40913 t GT.

Sunday, October 25, 2020

UAL Africa

UAL Africa, navio que entrou no rio Tejo, transportando uma bobine de cablagem no convés e suscitou alguma curiosidade por ter uma proa moderna que lhe permite melhores performances hidrodinâmicas. O navio da Universal Africa Lines, Africa tem como motivo de escala, assistência médica a bordo. Primeiro fundeou no Mar da Palha tendo mais tarde atracado no Cais da Rocha onde ainda permanece. 
É um navio de 2011 que navega com a bandeira Holandesa. Tem 120 m de comprimento, 15,8 m de largura e navega com o IMO 9529243