Saturday, September 21, 2024

Monte Brasil

O porta contentores Monte Brasil, em mais uma passagem pelo estaleiro, com cuidados mais profundos ao nível do "tratamento da pele"...
O Celebrity Apex, em mais uma visita à capital Portuguesa. Em primeiro plano o terminal fluvial do Cais do Sodré, um terminal cujos cais não permitem que os navios atraquem de proa e que assim contribui para o aumento do tempo de viagem das travessias fluviais...
O bolbo e parte da casa do propulsor de proa do Monte Brasil, a descoberto, uma vez que o navio está descarregado.
O tratamento do aço das gruas e parte de uma pá da hélice, a descoberto também.

Thursday, September 12, 2024

Porta Contentores Hutton

O porta contentores Hutton deixando o cais de Alcântara com destino a Nova York. Uma viagem de sonho a ser realizada por estas mercadorias, muito provavelmente exportações portuguesas para a comunidade que lá reside...quem sabe?
Note-se o mastro singular no cimo do casario do navio de 3 gruas.

Island Sky

O pequeno Island Sky descendo o rio Tejo, na sua última visita a Lisboa no passado dia 8 de setembro.

 

Tuesday, September 10, 2024

Bolette em Lisboa



O navio irmão do Borealis, o Bolette, saindo do Lisboa no passado domingo dia 8 de setembro. Ambos os navios escalam os portos portugueses com muita frequência, nos seus cruzeiros com saídas de Inglaterra.
 

Borealis no Funchal





Registo da passagem mais recente do navio Borealis pelo porto do Funchal. Escala que incluiu uma pernoita no porto da capital madeirense de 4 para 5 de setembro últimos. A passagem dos navios da Fred. Olsen pelo porto do Funchal é já uma tradição muito antiga, e reflete o carinho e apreço que o mercado Inglês nutre pela ilha da Madeira.

Monday, August 12, 2024

Spirit of Singapore

O navio Spirit of Singapore, saindo de Lisboa, ao final do dia de sábado último.



Um dos muitos navios porta contentores de grande porte que estão de regresso ao Tejo, depois de uma greve de estivadores ter destruído por completo a escala destes navios neste porto. Agora com uma nova injeção de capital o terminal de Alcântara está em condições de operar com este tipo de navios, os porta contentores de grande porte. O Spirit of Singapore, tem 254 m de comprimento, 32 m de boca e 41483 t GT. Navega com o IMO 9362396 e registo em Douglas, Ilha de Man, U.K. Veio da Antuérpia e teve como destino Tânger Med.

Desfile de cruzeiros no Tejo


No passado sábado, dia 10 de agosto, assistiu-se a um verdadeiro desfile de estrelas no Tejo. Primeiro o mais pequeno, o SH Diana que abriu o desfile dos 3 navios que visitaram Lisboa, nesse dia. O SH Diana está a deslocar-se para o Mediterrâneo para em finais de setembro, fugir para o hemisfério sul através do canal do Suez.

Neste desfile, seguiu-se o Borealis que está a efetuar viagens com saídas de Southampton e passagem pelos Açores, Madeira e Lisboa. O ex-Rotterdam da Holland America Line e irmão do navio português, Vasco da Gama, saiu atrás do SH Diana.


Por último e a fechar o desfile saiu o Europa 2, que aqui iniciou uma viagem com destino aos Açores e Madeira com passagem pelo Porto Santo. O Europa 2, deverá regressar a Lisboa, apenas a 23 de julho de 2025.

S. Jorge de regresso ao Tejo



O navio S. Jorge ex-Transtejo, realizou no sábado passado a sua primeira viagem pelo novo operador. Andou pelo Tejo berrando sons e cheio de humanos em cima, que achavam que estavam a dar um passeio pelo rio, caso o seu estado de consciência assim ainda o permitisse.
As  principais diferenças são o deck exterior superior, ampliado, para que agora seja possível viajar bem próximo da chaminé e quase ao nível desta para que a inalação de fumos seja mais agradável a quem ali se expõe.
Também existem balsas no deck inferior, colocadas já no exterior do navio.
Em termos de pintura, o esquema de pintura da transtejo era-lhe mais favorável, no entanto parece que ainda não estão terminados todos os trabalhos de reconversão.

Sunday, August 11, 2024

Ilha da Madeira


Mais dois planos gerais do novo Ilha da Madeira, que aguarda em Lisboa, no estaleiro, pela viagem de entrada ao serviço. Ao que parece e devido à idade o navio está sendo sujeito a uma intervenção mais rigorosa em estaleiro, antes de regressar ao mar.

 

Saturday, August 10, 2024

Sagres em doca seca

 

Depois do Cisne Branco, navio almirante da marinha Brasileira, ter estado alguns dias nesta doca, a Sagres voltou a entrar na seca número 2 do estaleiro da NavalRocha, em Lisboa.
Fica apenas do registo da docagem do navio almirante da Marinha Portuguesa no estaleiro de Lisboa, fora da base naval de Lisboa (Alfeite).