Disney Dream e Spirit of Adventure foram os 2 navios que marcaram presença o porto de Lisboa hoje. Ambos sairam ao final da tarde com rumo ao Norte. O Spirit of Adventure dirigiu-se Dover para e o Disney Dream para Vigo.
Tuesday, July 18, 2023
Friday, July 14, 2023
Balmoral e Marella Discovery 2
Foram estes os dois navios que hoje visitaram Lisboa, tendo ambos largado por volta das 17h com destinos dispares. O Balmora segue para Vigo e o Marella Discovery 2 vai para Gibraltar. Pelas 18:30h saiu o porta contentores Ilha da Madeira com destino a Leixões.
Wednesday, July 12, 2023
Mein Schiff 2 e Ventura
Dois navios visitaram no dia de hoje Lisboa. O Ventura o navio Britânico que está a realizar uma viagem pelas ilhas Canárias e Madeira e o Mein Schiff 2, a célebre companhia Alemã com passageiros endinheirados que aproveitam a proximidade do porto de Lisboa ao centro da cidade para irem almoçar ao navio, deixando assim os exploradores gananciosos dos restaurantes, a ver navios, devido aos preços absurdos que tentam cobrar aos turistas. O Ventura deixou Lisboa já próximo das 19 h ao passo que o Mein Schiff 2 deverá deixar a capital Portuguesa apenas pelas 00:00 h do dia de amanhã.
Monday, July 10, 2023
Salicórnia
Numa breve passagem pelos arredores do estaleiro da NavalTagus no Seixal, pode-se ver os navios em reparação entre eles o rebocador Madeirense, Comandante Passos Gouveia, e os cacilheiros da Transtejo, Seixalense e Dafundo e os catamaãs Miguel Torga e Cesário Verde. Viu-se também a evolução da construção do novo ferry totalmente eléctrico para a Ria de Aveiro, o Salicórnia. Este ferry destina-se a substituir o Cale de Aveiro, na ligação com São Jacinto.
O ferry homenageia a planta que abunda na Ria de Aveiro, os chamados espargos do mar, devido ao sabor a sal que esta planta escamosa apresenta e pelo facto de crescer em águas salobras.
O ferry Salicórnia no seu estado atual. Ultimando os pormenores exteriores, como a colocação das portas hidráulicas para entrada e saída de veículos e passageiros, e os assentos exteriores nos decks de passageiros, assim como a pintura do pavimento do deck de viaturas.Neste ferry o destaque vai para o salão de passageiros, situado abaixo da ponte de comando, com janelas amplas que permitirá uma viagem panorâmica pela Ria de Aveiro.
O Salicórnia há alguns meses atrás, ainda antes da fase de pinturas.
Thursday, July 6, 2023
MSC Orchestra
Hoje visitou o porto de Lisboa o navio MSC Orchestra, tendo inclusive procedido ao embarque de passageiros portugueses para uma viagem ao Mediterrâneo.
Tuesday, July 4, 2023
Saturday, July 1, 2023
Navios no Douro
Alguns instantâneos da tarde do dia de ontem, no Porto. Em Quebrantões, encontravam-se os navios da Croisi Europe Miguel Torga e Gil Eanes. Já na zona da Ribeira estavam como habitual os navios da Douro Azul operados por várias companhias, como a Viking Cruises e a Scenic. Do lado de Gaia estavam os navios Amadouro e Queen Isabel juntamente com o navio Viking Torgil.
O Amadouro e o Viking Torgil |
Além dos navios da Douro Azul e no seu cais, estavam também os navios da barcadouro, o Sea Star, o Senhora do Douro e o Independência.
Os cruzeiros das pontes, efetuados pelos barcos Rabelos ao final de tarde, com turistas.
Do lado do Porto estavam atracados os navios Scenic Azure e o Emerald Radiance perfazendo assim o cenários dos navios presentes no Douro ao entardecer à excepção dos que estavam no Freixo como o Vistadouro, o Acqua Douro, o Vale do Douro e o Thomaz do Douro, que não surgem nestes registos.
Thursday, June 29, 2023
S/S Bore
O navio de cruzeiros Kristina Regina efectuou a sua última escala em Lisboa, em 2010, já lá vão 13 anos.
À data o seu destino era ainda incerto e para um navio com a sua idade a sucata não seria nada estranho, embora houvessem intenções claras que esse não seria o seu fim, por parte da família Partanen que o operava e pelo qual tinham uma enorme estima, pois este navio possui uma história marítima de relevância para a Finlândia e Finlandeses. Assim em 2010, conseguiu ser comprado pela empresa Oy SS Borea Ab, que o salvou de um destino inglório tendo em vista a sua preservação como navio museu e hostel. Devolveu-lhe as cores originais, renomeou-o com o nome original e mudou o registo de Kotka, cidade da família Partanen, para Turku, cerca de 257 kms a Oeste; a cidade onde se encontra atualmente servindo como navio hostel e restaurante, juntamente com outras unidades próximas.
Com uma vasta história e importância o SS Bore, está atracado permanentemente no rio Aura, mesmo ao lado dos principais terminais ferry da Finlândia, os terminais da Silja Line e da Viking Line. Atualmente oferece acomodação para 250 visitantes. Um desses visitantes, é o meu amigo Filipe, que me enviou os registos que abaixo apresento e a quem agradeço pela simpatia. Assim posso mostrar-vos o estado atual do ex-Kristina Regina, o pequeno navio Finlandês que por diversas vezes visitou os portos Portugueses, até 2010 e que é mundialmente conhecido, por ser um dos mais pequenos navios de cruzeiros, ícone de um enorme país, tendo inclusive sido o único navio de cruzeiros deste país. A Finlândia, que os constrói nesta mesma cidade, a apenas 6 kms do SS Bore, tal como acontece neste preciso momento com a construção do Icon of the Seas, que é atualmente, já o maior navio de cruzeiros do Mundo, tendo já efetuado os testes de mar e que deverá entrar ao serviço da Royal Caribbean em 2024 ou antes ainda até.
Os Ferrys Baltic Princess e Viking Grace, vizinhos de cais do SS Bore.
É sempre gratificante receber imagens e testemunhos que comprovam o bom estado de conservação em que o navio se encontra na sua nova vida após ter sido retirado de serviço em 2010, devido ao não cumprimento das rígidas normas SOLAS que à data entraram em vigor, nomeadamente os regulamentos de incêndio (o navio possui demasiada carga térmica a bordo, madeiras).
Os interiores do SS Bore, um navio com 99,83 m de comprimento, 15,25 m de boca e 5,26 m de calado, com apenas 4295 t GT após conversão em navio de passageiros. Anteriormente serviu como navio ferry entre a Suécia e Finlândia, tendo sido o último navio a vapor construído na Escandinávia.
Subscribe to:
Posts (Atom)