Sunday, June 5, 2022

Mein Schiff Herz

Registo da escala de hoje do navio Mein Schiff Herz (ex-Mein Shiff 2), em Lisboa. Com saída prevista para as 23:59 h. O navio veio de Málaga e segue viagem para Tânger.

O ex-Mercury atracado em Santa Apolónia, destacando-se na paisagem o Panteão Nacional.
O Mein Schiff Herz, é o único navio ex-Celebrity Cruises que a Tourism Union International (TUI) mantém na frota, depois da saída dos atuais Marellas.

Mergulho em Sesimbra

Um semi rígido cabinado, com a bandeira do código internacional de sinais hasteada, indicando a presença de mergulhador na água.
As pequenas embarcações, não fazem parte do meu interesse por navios. Contudo elas cruzam-se comigo em muitas oportunidades e por vezes acabo por fotografar algumas quase que por acidente. 

Um semi rígido aberto de nome Homarus
Hoje mostro algumas das embarcações que efetuam atividades de mergulho na costa de Sesimbra/Setúbal. Algumas destas são bastante conhecidas pelos entusiastas deste tipo de atividade e nesta região. Para mim pouco ou nada dizem, são apenas embarcações...De notar que tal como em tudo, nota-se que empresas mais organizadas possuem meios mais adaptados ao tipo de actividade que praticam.

A actividade de mergulho, obedece a algumas regras entre as quais, estar devidamente licenciado para a pratica da actividade. Mais informações devem ser consultadas junto de escolas de mergulho e empresas que exerçam a actividade.

Outro semi rígido de nome Mega Dive III, com um mergulhador na água .

Uma embarcação de alumínio semelhante a mais algumas que existem em território nacional adaptada para a pratica deste desporto, com ensombramento do "deck" dos passageiros. Chegada a bordo de dois praticantes de mergulho.

Carga Geral

São em número bem superior aos navios de passageiros, os cargueiros que fazem escala em Lisboa. De longe mesmo, o número é bem superior. De várias dimensões e de vários tipos, os cargueiros visitam Lisboa, para descarregar e carregar os mais diversos produtos.
De entre os cargueiros que mais escalas fazem em Lisboa, destacam-se os navios graneleiros (sim os que trazem os cereais que não temos nem produzimos), os navios porta contentores e os navios de carga geral. Sem dados concretos, provavelmente os navios de carga geral até podem ultrapassar os navios porta contentores neste porto. Acima o navio de carga geral Royal I, abaixo o Frisian Ocean, e o Sparta. Navios que operaram em diferentes terminais de carga, nos últimos tempos no porto de Lisboa.

O Sparta carregou no terminal de Palença, operação que é comum acontecer neste terminal para a exportação de óleos alimentares e cereais, tal como também na Trafaria nas operações de transhipment (mudança de carga entre navios, que neste caso inclui armazenagem). 

Saturday, June 4, 2022

Ilha da Madeira

Habitual na sua saída com destino a Leixões, pela sexta-feira à tarde, o Ilha da Madeira voltou a marcar a sua presença nesta sexta-feira dia 3 de Junho de 2022 no Tejo. Depois de Leixões rumao ao porto do Caniçal, na sua rota de cabotagem nacional.

O movimento da água no bolbo do navio, quase vazio...

Nieuw Statendam

Registo da passagem do Nieuw Statendam pela ponte 25 de Abril, com destino a Vigo, numa viagem desde Barcelona até Copenhaga que ainda vai no quinto dia de 25 até ao desembarque dos passageiros. Esta viagem corresponde ao reposicionamento do navio no Norte da Europa. 

Este é um navio de Dezembro de 2018, o segundo da Classe Pinnacle, da Carnival Corporation, que por enquanto mantém apenas navios da Holland America Line, mas cuja classe está prevista ser utilizada no navio Queen Anne da Cunard com estreia prevista para Janeiro de 2024 e atualmente em construção em vários estaleiros Italianos (blocos). 

O Nieuw Statendam tem 299 m de comprimento, 35m de boca e 8 m de calado. Dimensões que partilha com o primeiro navio da classe o Koningsdam. É sua madrinha a apresentadora de televisão Oprah Winfrey.

Thursday, June 2, 2022

Marella Explorer



O navio de passageiros Marella Explorer atracado no porto do Funchal. Pela popa podemos ver o ferry Lobo Marinho.

Sea Star

O navio Sea Star, o navio mais recente da Barcadouro, no momento da aproximação e passagem na barragem de Bagaúste, barragem da Régua, rio Douro.

O Sea Star é um navio de 1991, construído no estaleiro Belga B.V.B.A. Scheepswerf, com 45 m de comprimento e 10 m de largura. Com um calado de 2 m. Navega com o IMO 9034286. Veio da Croácia para o Douro e tal como o Independência e o Pirata Azul, faz parte da frota da Barcadouro uma das empresas de cruzeiros fluviais no rio Douro que oferece viagens de um dia a bordo dos seus navios oferecendo aos seus passageiros a experiência de subir ou descer o rio Douro com refeições a bordo.


O Sea Star no interior da eclusa no momento em que esta enchia e o navio era elevado. Repare-se no mastro deitado para não embater na parte superior da eclusa/barragem.
A saída da eclusa num dia em que muitas pessoas assistiam à operação de elevação do navio e de abertura e fecho de comportas.

A popa do Sea Star com a embarcação auxiliar e o registo Douro.

As exportações Portuguesas

Um navio a carregar recursos naturais Portugueses para exportação. Trata-se do Turgut Sahin que estava a carregar areia com destino a Immigham (Inglaterra). Desconhece-se se este produto se destina à construção ou se é para transformação industrial.
Tal como as imagens mostram o carregamento faz-se diretamente do camião para o navio através de um  tapete rolante com funil de descarga direcionável.
O Turgut Sahin é um navio graneleiro de porão único, com 91 m de comprimento e 14 m de largura. Tem 2909 t (GT), e foi construído em 1997. Navega com a bandeira do Panamá. Já ostentou os nomes Shaheen I, Laudio, Hadia K, Sea Kig e Sea King. Tem um calado de 5,8m. Consegue navegar a 12 nós. 
Este tipo de navios para carregar abre as tampas do porão por deslizamento para a proa e para a popa. Por serem navios de pequena dimensão, as tampas do porão abertas impedem a visibilidade da ponte de comando.

Hatice C

 

O Hatice C, um dos inúmeros navios graneleiros que demando o porto de Lisboa, para nos virem trazer os cereais que nem nos damos ao trabalho de produzir. Este navio é particularmente bonito, com uma linha de água a branco que lhe confere uma beleza ao casco. É um navio de 2007, com 147 m de comprimento e 21 m de largura. Navega com a bandeira do Panamá, uma das mais antigas bandeiras em navios. Navega as suas 10122 t (GT) com o IMO 9396555.