Saturday, April 23, 2022

City of Hamburg

Um dos três navios do tipo ro-ro, que efectuam serviço de transporte de componentes para aviões Airbus, e inclusive fuselagem de aviões Airbus. Navios da companhia Francesa Louis Dreyfus Armateurs. 

Recentemente esteve em Lisboa um outro navio o Ville de Bordeuaux. Passados alguns dias volta a escalar Lisboa, para o mesmo tipo de operação, reabastecimento de combustível, o City of Hamburg que transporta componentes para A320 e A220 desde Montoir, França para Mobile, na fábrica Airbus de Alabama. Falta apenas passar por Lisboa o Ciudad de Cádiz o outro navio deste armador que também está ao serviço da Airbus.

O City of Hamburg é um navio de 2008 que navega com a bandeira Francesa. Tem o IMO 9383558 e 15643 t GT. Tem 126,5 m de comprimento e 20,6 m de largura com um calado de cerca de 5m. 

Note-se apenas que aviões não são as maiores cargas transportadas por mar, daí que um navio cargueiro pequeno, como este, possa efectuar esse tipo de transportes sem grande dificuldade.

Wednesday, April 20, 2022

Hanseatic Spirit


O Hanseatic Spirit deixando para trás o Sea Cloud fundeado em Lisboa.

A típica foto de testemunho de passagem por Lisboa

A foto onde podemos ver as camas dos camarotes com vista panorâmica e o zodíaco com o nome Pedro Alvarez Cabral.

O terceiro dos navios encomendados pela Hapag Lloyd, ao estaleiro Vard da Noruega, estreou-se hoje em Lisboa. Este navio foi entregue pelo estaleiro a 28 de Junho de 2021 tendo feito a sua viagem inaugural em finais de Agosto de 2021. 

O próximo destino do Hanseatic Spirit, a ilha do Porto Santo.
A saída de Lisboa aconteceu pelas 19h com destino ao Porto Santo, arquipélago da Madeira.

Monday, April 18, 2022

São Jorge

O navio tanque, São Jorge da Transinsular, atracado no cais de Santa Apolónia Montante. Este navio sofreu um acidente grave, ao largo da ilha Graciosa, no passado dia 8 de Fevereiro, em que quase se perdeu. 

Na altura o navio ficou adornado com entrada de água e temeu-se o pior. Felizmente conseguiu-se reverter a situação e neste momento o navio já parece estar reparado, e até já conseguiu efectuar a travessia dos Açores até Lisboa.

O São Jorge é um dos navios tanque de pequeno porte mais bonitos que por aí navegam. Está ao serviço da Transinsular e é responsável pela distribuição de combustível pelas ilhas Açorianas. A estibordo, na popa pode ver-se uma grande abertura, que poderá ter servido para substituir peças de propulsão afectadas pelo encalhe com o ilhéu da Praia.


Desconhece-se se o navio irá voltar ao serviço nos Açores, após este acidente. Não existindo nenhuma informação em contrário.

Saturday, April 16, 2022

Wind Surf e Europa 2

Dois navios bastante distintos, o Wind Surf e o Europa 2. O Wind Surf veio de Ponta Delgada, numa viagem que o trouxe desde a ilha Caribenha de Sain Martin e saiu com destino a Cádiz, neste que é o seu regresso ao verão Europeu. Já o Europa 2, permanece em Lisboa e só deverá deixar este porto com destino a Leixões amanhã ao final da tarde. Nas fotos vemos as operações de carga de mantimentos no Wind Surf e reabastecimento pelo navio tanque Sacoor II.



Neste sábado de Páscoa que se sentiu bastante quente em Lisboa, os passageiros do Europa 2, aproveitaram para desfrutar das piscinas do navio.

NRP Mondego

O navio patrulha NRP Mondego, um dos 5 navios adquiridos à Marinha Dinamarquesa para substituir os velhinhos patrulhas da classe Cacine.
Com o número de casco P 592 está na Marinha Portuguesa desde 5 de Maio de 2016, efectuando missões de patrulhamento nas águas territoriais e prestando todo o apoio da Marinha nos diversos quadrantes das suas competências, tal como as missões nos mares da Madeira que incluem o controlo e vigilância das pescas, salvaguarda da vida humana no mar e apoio logístico às actividades do Parque Natural da Madeira nas reservas marinhas das ilhas Desertas e Selvagens.

Friday, April 15, 2022

Scenic Eclipse

O navio Scenic Eclipse saiu de Lisboa hoje por volta das 17h , com destino ao Funchal. Atrás dele seguiu o Seven Seas Voyager para o mesmo destino. Ambos navegam a cerca de 15 nós mantendo uma distância de cerca de 3,5 NM um do outro. 

Ao largo de Oeiras o Scenic Eclipse soltou um dos seus gadgets, um dos 2 helicópteros H130 da Airbus. Os voos de helicóptero extras ao cruzeiro e 20 minutos de voo podem custar cerca de US$500. Desconhece-se se na presente viagem utilizaram o submarino, mas é provável que o tenham também utilizado.
Com o helicóptero prestes a descolar a silhueta do Scenic Eclipse altera-se, pois existe uma parte lateral que baixa, deixando mais espaço para a descolagem do helicóptero. Quando o heliporto não está em utilização essa parte lateral confere protecção ao helicóptero parqueado no heliporto e configura uma silhueta de semi círculo ao casario do navio o que o torna mais feio. Com o heliporto em utilização, fica mais bonito como navio e a assemelhar-se mesmo a um mega iate.




Actualização: O helicóptero deixou o navio com destino a um heliporto da região de Lisboa onde permaneceu durante a noite. Pela manhã saiu com destino a Espanha, numa possível ida à manutenção na Airbus em França.

O Seven Seas Voyager que seguiu minutos atrás do Scenic Eclipse, para o Funchal. Depois destes ainda saiu de Lisboa o Le Champlain que seguiu para Norte com destino a Leixões.

Aurora

No passado dia 10, esteve em Lisboa o Aurora. O navio da P&O Cruises, uma companhia muito habitual nos portos Portugueses, marcou a sua presença no cais do Jardim do Tabaco. De notar que após o abandono das cores amarelas tão características da P&O, os navios desta companhia perderam alguma beleza estética, contudo continuam mantendo a sua beleza de design.

Seven Seas Voyager


O Seven Seas Voyager de regresso a Lisboa. Um navio que também regressa a este porto após a pandemia que afastou navios frequentes mas pouco regulares tal como este, deste porto. Note-se que a pandemia ainda não está dada como finda, contudo existem sinais bastante evidentes de um regresso a uma quase normalidade em todos os sectores de actividade, incluindo o mercado de cruzeiros. Vê-se o navio pela popa, atracado no cais de Santa Apolónia, em Lisboa.

Os Sea Cloud's aguardando tripulantes e passageiros




São os dois veleiros mais bonitos que navegam em cruzeiros oceânicos. Salvo seja que o nosso Santa Maria Manuela também não lhes fica nada atrás. Os dois navios da Sea Cloud Cruises, encontram-se fundeados no rio Tejo preparando a entrada em serviço. O Sea Cloud chegou das Canárias e aguarda o regresso dos tripulantes a bordo, nomeadamente o pessoal de hotel. 

O Sea Cloud II, navio de 1998 construído em Espanha.

O Sea Cloud II tem previsto deixar Lisboa já no dia de hoje pelas 9 h com destino a Cádiz. Já o Sea Cloud apenas tem previsão para deixar Lisboa no próximo dia 21 com destino a Huelva.
O Sea Cloud, construído em 1931 com o nome original de Hussar V. É um navio com muita história. Até já fez parte da Marinha das Estados Unidos da América.

Estreia do Scenic Eclipse em Lisboa

É considerado um dos mais luxuosos navios de cruzeiros do mundo e de facto possui características que o diferenciam como os 2 helicópteros que tem a bordo ou o submarino com capacidade para 7 passageiros que pode ir até 300 m de profundidade, gadgets que outros navios não possuem nem os passageiros desses navios conseguem pagar essas aventuras.
É um dos navios que viu a sua estreia ser adiada várias vezes devido a atrasos na construção e a entrada em serviço ficou ofuscada pelo início da pandemia a nível mundial. Agora com o reinício de muitas actividades lá começa a mostrar-se e neste caso nos portos Portugueses, que note-se ganharam muita notoriedade com a forma como lidaram com a pandemia e com a paragem muitas companhias tiveram oportunidade de repensar nos seus itinerários e pode não ser por acaso que ultimamente se têm estreado muitos navios pelos portos Portugueses.

Navega com a bandeira de conveniência de Nassau, um paraíso fiscal nas Caraíbas. Tem 166 m de comprimento e 21,5  m de largura. Tem 17545 t GT, e capacidade para 228 passageiros todos acomodados em suites com varanda que podem ser atendidos por 176 tripulantes. É uma construção Croata que navega com o IMO 9797371. É um navio da ainda pouco conhecida Scenic, mas que em Portugal já opera desde 2016 com o navio de cruzeiros fluviais, Scenic Azure e com o Emerald Radiance, no rio Douro. Navio esse que foi construído em Viana do Castelo.