Monday, April 18, 2022

São Jorge

O navio tanque, São Jorge da Transinsular, atracado no cais de Santa Apolónia Montante. Este navio sofreu um acidente grave, ao largo da ilha Graciosa, no passado dia 8 de Fevereiro, em que quase se perdeu. 

Na altura o navio ficou adornado com entrada de água e temeu-se o pior. Felizmente conseguiu-se reverter a situação e neste momento o navio já parece estar reparado, e até já conseguiu efectuar a travessia dos Açores até Lisboa.

O São Jorge é um dos navios tanque de pequeno porte mais bonitos que por aí navegam. Está ao serviço da Transinsular e é responsável pela distribuição de combustível pelas ilhas Açorianas. A estibordo, na popa pode ver-se uma grande abertura, que poderá ter servido para substituir peças de propulsão afectadas pelo encalhe com o ilhéu da Praia.


Desconhece-se se o navio irá voltar ao serviço nos Açores, após este acidente. Não existindo nenhuma informação em contrário.

3 comments:

  1. Embora sem deter informação que o confirme, parece-me improvável que o N/T SÃO JORGE esteja em condições de retomar o serviço a curto prazo. As avarias sofridas junto ao ilhéu da Praia, na Graciosa, significaram a perca do propulsor azimutal de estibordo, bem como a entrada de água na casa das máquinas. Recorde-se que, para fazer a travessia do Atlântico, o navio teve que vir a reboque do CASTELO DE ÓBIDOS, depois de uma reparação preliminar de emergência executada por mergulhadores, ainda nos Açores.

    Neste momento, são três os sinais que corroboram a possibilidade do N/T SÃO JORGE não estar em condições de voltar a navegar de imediato:
    - O navio saiu dos estaleiros da NavalRocha sem lhe ter sido reposto o ferro de bombordo e sem que a reparação da zona da abertura no casco evidenciada na reportagem tenha sido concluída;
    - O sinal AIS foi desligado a 2 de março, quando o navio atracou na Praia da Vitória para descarga e preparação da travessia do Atlântico, e desde então nunca mais foi reposto;
    - O sítio do Porto de Lisboa indica uma ETD prevista para 30.09.2022, às 20:00.

    Obrigado pela vossa reportagem e parabéns pelas fotos. Cumprimentos.

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    1. Obrigado pela informação.

      Sempre que possível ou que o ver por aí irei fotografar. Realmente a data de saída do porto de Lisboa aponta para uma data que levanta dúvidas. E o navio continua parado, mas isso n
      ao invalida que não possam estar a trabalhar nas máquinas que possam ter ficado inoperacionais com o acidente.
      Temo que devido ao acidente o navio possa vir a ser substituido.

      Cumprimentos.

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  2. Embora sem deter informação que o confirme, parece-me improvável que o N/T SÃO JORGE esteja em condições de retomar o serviço a curto prazo. As avarias sofridas junto ao ilhéu da Praia, na Graciosa, significaram a perca do propulsor azimutal de estibordo, bem como a entrada de água na casa das máquinas. Recorde-se que, para fazer a travessia do Atlântico, o navio teve que vir a reboque do CASTELO DE ÓBIDOS, depois de uma reparação preliminar de emergência executada por mergulhadores, ainda nos Açores.

    Neste momento, são três os sinais que corroboram a possibilidade do N/T SÃO JORGE não estar em condições de voltar a navegar de imediato:
    - O navio saiu dos estaleiros da NavalRocha sem lhe ter sido reposto o ferro de bombordo e sem que a reparação da zona da abertura no casco evidenciada na reportagem tenha sido concluída;
    - O sinal AIS foi desligado a 2 de março, quando o navio atracou na Praia da Vitória para descarga e preparação da travessia do Atlântico, e desde então nunca mais foi reposto;
    - O sítio do Porto de Lisboa indica uma ETD prevista para 30.09.2022, às 20:00.

    Obrigado pela vossa reportagem e parabéns pelas fotos. Cumprimentos.

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