Sunday, January 9, 2022
Biglift Barentsz
Salish Heron
Tem capacidade para 600 pessoas, entre passageiros e tripulantes e 138 veículos. Navega nesta viagem com o registo de Oslo, mas por baixo já possui a inscrição Victoria, muito provavelmente porque ainda não é propriedade oficial da BC Ferries e poderá ainda pertencer ao estaleiro Remontowa Shipbuilding, em Gdansk, Polónia.
O Salish Heron tem propulsão de Gás Natural tal como os seus outros 3 irmãos gémeos mais velhos, da classe Salish, construídos desde 2016. São eles o Salish Orca, o Salish Eagle e o Salish Raven. Esta classe homenageia o povo Salish, um povo com elevada importância cultural neste país. Como tal, a BC Ferries convidou diversos artistas plásticos deste povo para efetuarem a decoração exterior e interior destes navios. Abaixo mostra-se como irá ficar o casco da "Garça Salish", no projecto do artista Maynard Johnny Junior.
Imagem BC Ferries |
Das principais características desde navio que se destacam num ferry de curta distância como este, e que fazem dele um navio eficiente no tipo de transporte que efectua, é a existência de 2 proas. Este tipo de ferrys devia ser introduzido no rio Tejo nas travessias fluviais. Pois os ferries que virão substituir os atuais cacilheiros, já estão desatualizados e ainda nem cá chegaram, apesar de terem propulsão eléctrica. Outra característica deste ferry que podia ser introduzida nos navios que diariamente sulcam as águas do Tejo, são os decks abertos com cadeiras e até mesas para os passageiros desfrutarem do ar livre e exterior dos navios, tal como este navio que navegará num país onde o clima é bem mais severo do que em Lisboa, mas que possui espaços exteriores onde os passageiros poderão desfrutar da viagem.
Wednesday, January 5, 2022
Ombo
O Ombo visto desde Almada numa manhã de nevoeiro, deste início de ano 2022. |
Biglift Barentsz
AIDAstella
Monday, January 3, 2022
AIDAnova cancela cruzeiro
O navio AIDAnova presente em Lisboa desde 29 de Dezembro, acabou por cancelar a continuação da presente viagem, devido aos casos de doença detectados a bordo. Assim os passageiros estão a desembarcar e a retomar os seus destinos, alguns de regresso a casa e outros para destinos à sua responsabilidade. Apenas passageiros não doentes estão a desembarcar e seguir as suas vidas de forma mais normal possível.
Friday, December 31, 2021
AIDAnova com doentes Covid a bordo
Segundo informação que está sendo avançada por sites Alemães, o navio AIDAnova encontra-se retido em Lisboa, devido ao atraso da chegada de novos tripulantes para substituírem os que se encontram doentes a bordo. Por essa razão o navio cancelou a escala de passagem de ano na Madeira e permanece em Lisboa.
Thursday, December 30, 2021
AIDAnova
Tuesday, December 28, 2021
Estreia do Viking Octantis
O Viking Octantis que passou o Natal a navegar no Canal da Mancha, é um navio com casco reforçado para navegação em águas polares. Os 204 m de comprimento por 24 m de largura, fazem dele um navio esguio, diferente dos atuais navios de exploração que se ficam pelos 120, 130 m de comprimento. O design de proa que introduz a "novidade" de ter uma janela ampla envidraçada próxima da linha de água, numa proa próxima das "x-bow".
Tal como o seu irmão Viking Polarlis que será entregue no próximo ano, tem capacidade para 378 passageiros, em 189 camarotes. É um navio que oferece de raíz um hangar para arrumação de botes, no interior do navio, ao contrário de navios novos que andam com os botes pendurados e içados por gruas, nos decks superiores. Possui também um auditório para realização de aulas, onde passageiros e investigadores poderão trocar impressões sobre viagens e temas alusivos às mesmas.
Fazendo companhia à estreia do Viking Octantis, estava desde ontem em porto o Amadea, que deixou Lisboa pelas 18 h com destino à passagem de ano Madeirense.
O AIDAstella também por cá se encontra numa viagem que teve início em Cartagena e que irá levá-lo até ao porto de Cádiz amanhã quando deixar o cais pelas 15 h. Além do paquete Funchal que se encontra atracado em Santa Apolónia Montante.