Thursday, December 30, 2021

AIDAnova


É o navio menos poluente de entre os navios de cruzeiros gigantes, assim podemos considerar o, AIDAnova. Encontra-se em Lisboa, numa escala prolongada a aguardar a viagem que o levará à passagem de ano, na ilha da Madeira. Depois continua a sua viagem de 17 dias com início em Hamburgo e término em Las Palmas. O primeiro navio da AIDA, que possui camarotes para passageiros que viajam sozinhos e que é alimentado a GNL, tem 337 m de comprimento e 42 m de largura, que fazem dele um colosso comparado por exemplo com o edifício do terminal de cruzeiros de Santa Apolónia.

O seu combustível é armazenado em reservatórios com a capacidade para duas semanas de viagem, 3500 metros cúbicos de LNG, a -162º C, o ponto de liquidificação deste gás. Este combustível permite-lhe reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera, tais como óxido de enxofre, óxido de nitrogénio e dióxido de carbono. É tão amigo do ambiente que ostenta orgulhosamente pintado no casco o selo do governo Alemão de certificação ambiental o "Blaeur Engel".  Resulta de 10 anos de desenvolvimento do estaleiro Alemão Meyer Werf, em melhorias e eficiência ambiental.



A piscina exterior com jacuzzis e a cobertura da piscina interior. Sendo o deck exterior reservado para solário e áreas de descanso. Enquanto isso os passageiros aproveitam o miradouro que o deck 20 proporciona sobre Alfama para obterem algumas fotografias do bairro histórico de Lisboa.
O AIDAnova, tem como navio gémeo o AIDAcosma. Um navio que estruturalmente é em tudo idêntico a este da classe Helios. Apenas os interiores e decoração é que variam, tal como é habitual nos navios gémeos.

Recorde aqui e aqui a estreia do AIDAnova em Lisboa e no Funchal, respectivamente, ambas as escalas em Dezembro de 2018. 

No comments:

Post a Comment