Saturday, December 5, 2020

Furnas

O navio Furnas, prestes a largar do cais de Santa Apolónia, com uma carga completa de vários equipamentos para construção e contentores com destino aos Açores. O Furnas, ex-Hydra J, é um navio ao serviço da companhia Mutualista Açoreana, que garante o abastecimento do Arquipélago dos Açores com uma frota própria (Açoreana). Os dados técnicos do navios disponibilizados pela própria companhia podem ser vistos na folha abaixo.


Construído em 1997-98 na China, este navio começou por ostentar o nome Hydra J, depois chamou-se Mekong Star, tendo regressado à nomenclatura com que saiu do estaleiro Yichang, em 1999. É um navio de carga geral adaptado para o transporte de contentores, pelo que é usual vê-lo carregar cereais na margem Sul do Tejo com destino aos Açores, nos seus porões com capacidade para 7177 m³ de capacidade. Quando carregado com contentores de 20 pés, pode transportar até 505 contentores. Tem ainda capacidade para transportar 78 contentores refrigerados. Por curiosidade cada uma das suas âncoras pesa 3870 kg. Tem capacidade para 13 tripulantes, desconhecendo-se se opera com esse número habitualmente. Tem 598 m³ de capacidade de autonomia, combustível e o seu lastro é de 2138 m³. Navega com a bandeira Portuguesa. Furnas é também o nome de uma freguesia da Ilha de São Miguel, concelho da Povoação, um dos sítios onde se situam algumas das maiores atrações turísticas dos Açores e que emprestam o nome a este navio.

Sunday, November 29, 2020

Vasco da Gama, em Lisboa.

O Vasco da Gama, em Lisboa.

Chegou esta semana a Lisboa, o navio Vasco da Gama. A mais recente aquisição do armador Português, Mystic Cruises. Adquirido por cerca de 8M€ à CW Kellock & Co ltd, a empresa que tratou da insolvência da Cruise & Maritime Voyages. Entrou no Tejo pelas 10:40 h do passado dia 25 de Novembro, vindo do porto Inglês de Tilbury (Londres), após um compasso de espera para entrar em Lisboa durante o meio da manhã. Esteve parado no porto Inglês nos últimos meses desde o dia 1 de Maio, paragem que o fez ganhar alguns pontos de oxidação já visíveis no casco e normais em navios parados. Entretanto já foi anunciado nas redes sociais, como o novo navio da companhia Nicko Cruises. Mantém por enquanto as cores da Cruise & Maritime Voyages, companhia para quem estava a operar, depois do regresso da Austrália, onde tinha operado pela P&O Cruises Australia como Pacific Eden. 
Na foto acima vemos o Vasco da Gama, ex-Statendam (V) da Holland America Line (1993-2015), atracado em Santa Apolónia, de popa com o novo World Voyager e o World Explorer. Todos estes navios são propriedade do mesmo armador. O Vasco da Gama ainda mantém o registo na popa de Nassau, o que se acredita que possa ser mudado para Madeira, brevemente, mas sem certeza.

Neste momento este navio construído nos estaleiros Italianos de Fincantieri, que recebeu o IMO 8919245, é o maior navio de passageiros ao serviço de um armador Português. É um navio do ano de 1993, com 55819 t GT, 219 m de comprimento, 34 m de boca e 8 m de calado. Tem capacidade para efectuar viagens  de cruzeiros com 1258 passageiros e 557 tripulantes.

3 navios de passageiros, Portugueses, do mesmo operador, em Santa Apolónia. Um quadro raro que poderá prolongar-se até Março e depois voltar a tardar muito tempo até se repetir. Só desejávamos que esta moldura se pudesse repetir com todos os navios cheios de passageiros Portugueses, num tempo sem pandemias a dominar o Mundo e a parar as vidas normais de todos. Ao serviço deste armador desejamos boa sorte ao Vasco da Gama, e que possa navegar por mais uns bons anos e de preferência que possa proporcionar férias felizes a muitos Portugueses. 

Saturday, November 28, 2020

World Voyager e World Explorer

Vídeo dos navios gémeos, World Voyager e World Explorer em Santa Apolónia, Lisboa.

Recomendo a visualização do vídeo em ecrã inteiro em alta definição (HD), bastando para isso carregar nos ícones do lado direito do vídeo como abaixo mostrado.

Wednesday, November 25, 2020

A chegada a Lisboa do Vasco da Gama

É neste momento o maior navio de cruzeiros Português, e o "verdadeiro" navio de cruzeiros Português. É uma recente aquisição da Mystic Cruises, que assim aproveitou os preços de saldo, da falência da Cruise & Maritime Voyages e adquiriu o ex-Statendam da Holland America Line, trazendo-o para Lisboa. Aqui irá permanecer até que exista a esperada retoma do mercado de cruzeiros. Bem vindo a Portugal Vasco da Gama. Só desejamos que operes verdadeiramente para o mercado Português, embora em nada acreditemos nessa hipótese.

Ataque ao Agrari


Há cerca de um mês fotografava este navio fundeado ao largo de Cascais. Hoje recebi um pedido da Associated Press para utilizarem a foto dele a ilustrar um artigo onde me informaram que o mesmo acabava de ser atacado ao largo do Yemen. Deixo aqui o link para um artigo da Aljazeera, onde relatam a situação. Ao que tudo indica os danos permitem salvaguardar o navio e não causaram poluição nem feridos entre os 25 tripulantes, visto que o navio estava sem carga.

Tuesday, November 24, 2020

A pandemia a montante do Tejo

A montante do Tejo, lá para os lados do Parque das Nações, continuam fora de serviços dois dos mais bonitos navios de sempre. O Veleiro Santa Maria Manuela, um dos antigos navios da frota branca da pesca do bacalhau, e o paquete Funchal que continua a resistir à pandemia, atracado no Cais da Matinha, onde já se enquadra na paisagem e onde merecia ficar para sempre como navio hotel.
O Funchal e o Santa Maria Manuela ao fundo.




Nordica em mais uma escala em Santa Apolónia

O navio porta contentores Nordica, operando no terminal de contentores de Santa Apolónia. Este é um navio recente, de 2011 (9 anos), tem 151 m de comprimento, 23 m de largura e 7,6 m de calado.
É um navio frequente em Lisboa. Pode ver outros registos dele em Lisboa, este ano, Aqui e Aqui.

Astor

 

Astor, mais um navio que deixou de navegar. Com o fim da Cruise & Maritime Voyages (CMV), este foi um dos navios que estava na sua frota e que não conseguiu despertar o interesse de novos investidores neste mercado.Viu assim a sua última viagem acontecer no dia de ontem, numa praia da Turquia. Na foto relembramos uma das suas passagens por Lisboa ao serviço da Transocean Tours subsidiária da CMV.

A despedida do Max Stability

O navio Max Stability efectuou a sua última viagem ao serviço da Transinsular, a semana passada, tendo saído de Lisboa, após descarga no Cais do Poço do Bispo, no passado sábado pelas 19:30 h com destino ao porto Grego de Piraeus. Na sua última viagem entre o porto do Caniçal na ilha da Madeira e Lisboa, o navio trouxe uma carga especial, uma embarcação de pesca que descarregou em Lisboa. Foi substituído na linha da Madeira pelo novo navio da Transinsular, o Ilha da Madeira (novo, ex-Conmar Najade, navio de 2007). 

Monday, November 23, 2020

World Voyager, por estrear

Os irmãos olhando-se de frente abençoados por Santa Engrácia
A companhia de navegação Mystic Cruises tem posicionados 2 dos seus navios em Lisboa, ambos fora de serviço. Segundo a empresa esta situação deve-se à falta de espaço em Viana do Castelo e Leixões para acomodar os navios nestes portos. Tratam-se do World Explorer e do seu irmão gémeo World Voyager. 
World Explorer

O World Explorer foi forçado a parar a sua operação regular de cruzeiros, devido à actual pandemia. Ainda esteve a operar no Mediterrâneo nomeadamente Grécia em Setembro, mas o cerco efectuado por vários governos para evitar que pessoas incautas proliferem o vírus, fez com que o navio voltasse a um cais seguro tal como a restante frota mundial.

O heliporto para aeronaves ate 2,8 t. Permite evacuações médicas em pontos remotos, e embarques e desembarques por via aérea, em locais remotos.


O World Voyager aguarda a sua estreia com passageiros a bordo
O World Voyager, deixou o estaleiro em Viana do Castelo e dirigiu-se para Lisboa, ainda por estrear. Este navio vê assim o início da sua carreira ser adiado pela pandemia, tal como já aconteceu com o Iona da P&O Cruises, com o Spirit of Adventure da Saga , o Celebrity Apex, o Scarlet Lady, entre outros que se iam estrear neste mercado multimilionário este ano. Ambos os navios têm previsão de permanência em Lisboa até Março próximo altura em que se prevê que possa existir uma retoma do mercado e ambos possam partir e navegar livremente pelo Mundo sem restrições de entrada em países ou portos, tal como acontece actualmente. São navios gémeos com apenas 126 m de comprimento por 19 m de largura e que hasteiam a bandeira de Portugal na popa, com registo na Madeira. Com as suas 9315 toneladas GT tem capacidade para 176 passageiros e 125 tripulantes. O World Voyager recebeu o IMO 9871529. 
A tripulação aproveita o confinamento a bordo, para cuidar da manutenção dos navios


Os botes do tipo Zodiac, para permitir a saída do navio e desembarque em lugares onde nem portos existam.
As balsas fechadas tal como obrigam as novas leis marítimas.

A ponte de comando fechada, certamente mais confortável quando se navega em mares gelados.


As escadas descaradamente à vista na falta de um logótipo na chaminé...